Reforma Administrativa da IPI do Brasil: Por quê? Como implementá-la?

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Transcrição da apresentação:

Reforma Administrativa da IPI do Brasil: Por quê? Como implementá-la? Tema: Reforma Administrativa da IPI do Brasil: Por quê? Como implementá-la? PARTE DA TEOLOGIA PRÁTICA QUE TEM A VER COM O DIA-A-DIA DA IGREJA Arnold Ferle

Agenda: 1. Abordagens conceituais preliminares 2. Nossa reforma, por quê? 3. Como implementá-la – orientações 4. Oportunidade aos presentes : indagações, dúvidas

Abordagens conceituais preliminares 1 Abordagens conceituais preliminares 1. Componentes básicos das Instituições:

Abordagens conceituais preliminares: 2 Abordagens conceituais preliminares: 2. Funções dos componentes das organizações Da Estratégia : - como é planejada ? - finalidade presente e futura : visão de longo prazo ? - processos e metas para realizar a visão : qual seu projeto ? - sustentabilidade e crescimento : o que as tendências sinalizam e como são trabalhadas ?

Da Estrutura ou infra-estrutura: Abordagens conceituais preliminares: 2. Funções dos componentes das organizações Da Estrutura ou infra-estrutura: - como a instituição é administrada? - quais seus níveis hierárquicos/segmentos? Estão integrados ? - como é exercida a sua liderança ? . centralizadora ? . participativa? . visionária ? . transformadora ? . servidora ?

Abordagens conceituais preliminares: 2 Abordagens conceituais preliminares: 2. Funções dos componentes das organizações Das Pessoas - como estão organizadas? Seus organismos funcionam ? - qual seu foco: passado, presente, futuro? - os agrupamentos são equipes? são feudos competidores? - qual seu nível de integração ? buscam a sinergia? - qual seu nível de comprometimento e motivação?

Bases Bíblicas/Teológicas da organização Ex 18.17-27 : visita e conselhos de Jetro a Moisés Js 1.10-11 : Josué envia líderes do povo Pv 1.1 e 3 : Relação entre Deus, pessoas e planos Mt 5 a 7 : Jesus lança as novas bases dos relacionamentos interpessoais e sociais Mt 10.5 : orientação aos doze Lc 10.1 : orientações aos setenta Lc 14.28: construção de torre e preparação de exército Tt 1.5 : ações dos dirigentes – pôr em ordem: Pessoas/Estratégias/Estruturas

Como lidar com Mudanças 1. “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa MUDANÇA de suas mentes” (Rm 12.2) 2. “Não há nada mais difícil do que... Iniciar uma NOVA ORDEM de coisas” (Maquiavel, em O Príncipe)

Reforma Administrativa 1.Objetivos a alcançar Estrutura administrativa : a) a serviço da missão de Deus (meio e não fim da igreja) b) presbiteriana (valores que balizam comportamentos/ações) c) alinhada com a nossa realidade (flexível, adaptável) d) dinâmica e revitalizadora (evolui com a instituição) Nossas prioridades (dimensões da visão e da missão) : a) Evangelizar, b) Educar e c) Comunicar.

2. Estrutura anterior ASSEMBLÉIA GERAL COMEX e DIRETORIA DA AS. GERAL SECRETARIA EXECUTIVA TESOURARIA Assessorias Jurídica Benefícios Estat. e Estado Espiritual Comissões Documentação e História Patrimônio Paritária de Diál. IPI-IPB Permanente de Ex. de Contas Representações Aipral Celadec Cese Gtme IPG Rudge Ramos IPG São Leopoldo Missão Evangélica Caiuá Missão Presb.do Brasil Clai Cenacora Secretarias Ação Pastoral Ação Social e Diaconia Adm e Planejamento Educação Cristã Educação Teológica Forças Leigas Imprensa e Comunicação Missões Música e Liturgia Relações Intereclesiásticas Autarquias Associação Bethel Associação Cristo é Vida As. Literária Pendão Real Fund. Eduardo Carlos Pereira

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 3. NOVA ESTRUTURA APROVADA DIACONIA FAMÍLIA EVANGELIZAÇÃO MINISTÉRIO DA MISSÃO PASTORAL ADMINISTRAÇÃO GERAL O ESTANDARTE COMEX EDUCAÇÃO TEOLÓGICA SECRETARIA GERAL TESOURARIA GERAL AG ALVORADA DIRETORIA EDUCAÇÃO CRISTÂ DA COMUNICAÇÃO MINISTÉRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ENSINO INFANTIL BÁSICO E SUPERIOR PORTAL MÚSICA E LITURGIA OUTRAS MÍDIAS 3. NOVA ESTRUTURA APROVADA NA AG DE SANTO ANDRÉ (08/05)

Reforma Administrativa: 4. Quais suas bases? 1. Última reforma : SC-1989 – Plano Básico de Diretrizes / Novo momento – projeto 2003 2. Atual : AG 08/05 – 1ª. IPI de Santo André . Integradora (princípios, doutrinas e liturgia em todos os segmentos) . Irradiadora (elipse x pirâmide) . Adaptável/flexível (tamanhos e regiões) . Ágil e facilitadora (meios de edificação e crescimento) . Econômica e prática . Baseada em Ministérios (I Co 12) e secretarias

Reforma Administrativa 5. Constatações pertinentes: 1. Instituições são dinâmicas e necessitam adaptar-se : transformação (“sempre se reformando”) 2. Sentimento da necessidade de mudanças – insatisfações com a situação vigente 3. Mudanças geram conflitos e não acontecem ... Por quê? . Choque da ortodoxia com o novo . Descrença na implementação - receio de “dar certo”, insegurança - sensação de perda de “poder” em alguns - falta de adesão e comprometimento (“sou contra quem fez a proposta”) . Falta de sustentação : fracasso, por melhor que seja o projeto/plano . Vai dar mais trabalho (necessidade de sair da “zona de conforto”) . Necessidade de mudança na “nossa” forma de pensar

Reforma Administrativa 6. Desafios a enfrentar: Aprender com o jardineiro e/ou a parábola do semeador: - Escolher e/ou preparar o terreno (tipos produtivo e improdutivo) - Escolher, semear e nutrir a semente (lançar só não resolve !) - Possibilitar o crescimento (não temos o poder de fazer brotar e crescer) : . Estimular, encorajar, ajudar a abraçar a causa . Transmitir visão positiva, crer, acreditar . Eliminar as restrições, dificuldades (espinhos, pedras, aves predadoras, preocupações desnecessárias)

Reforma Administrativa 7. Como implementar a transformação: - Não fazer somente o mais fácil e ficar esperando - Encarar os pontos críticos, difíceis e restritivos ( as resistências) - Rever nossos hábitos arraigados (paradigmas cristalizados) e iniciar a transformação em nós mesmos – Rm 12.2 - Agir com espírito desarmado e mente aberta (mudar para crescer) - Ter persistência, com paciência e amor - Capacitar as lideranças, papel essencial (pastores, presbíteros e demais!) - Designar e capacitar os secretários, de acordo com as características atuais dos trabalhos e seus potenciais

Reforma Administrativa: 8. Reflexão... “ ...feridas no Corpo de Cristo não são as idéias diferentes, mas as dissensões espirituais”. Lutero – na reunião de pastores de Nuremberg

Reforma Administrativa: 9. Fatores Críticos da Implementação 1º. Compromisso e participação dos Concílios 2º. Capacitação das Lideranças 3º. Compreensão, adesão e apoio das Lideranças 4º. Adesão e compromisso, individual e coletivo, dos pastores 5º. Divulgação, adesão e adoção nos vários segmentos das igrejas locais 6º. Designações e Planejamentos nos Concílios com base na nova estrutura(ministérios e secretarias) 8º. Divergências, devem ser vistas como oportunidades 9º. Elaborar Planos de ação da AG, de Sínodos, de Presbitérios e de Igrejas locais

Fazendo tudo. PELA COROA REAL DO SALVADOR Fp 2 Fazendo tudo... PELA COROA REAL DO SALVADOR Fp 2.13 (Deus opera o querer e o fazer)