L EITURA  Leitura é um fenômeno cultural que abrange uma variedade de habilidades, processos e ações que as pessoas empregam em diferentes contextos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Leitura e Resumo.
Advertisements

Você sabe ler? A que grupo de leitores você pertence?
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Resumo.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
ARTIGO CIENTÍFICO.
Leitura trabalhada como método
MATÉRIA 1.2 – Técnicas de leitura e de resumo Boa leitura  pré-requisito para um bom estudo Tarefa Inicial: 1) Examinar o livro (ou texto) no todo,
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais
Linguagem, alfabetização e letramento
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí
Comunicação e Expressão Profª Vania.
Conexão entre literatura infantil e matemática
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Leitura: jornada com afetos e cuidados.
Empreendedorismo _____________________________________________ Sumário Deve conter o título de cada seção e sub-seções do PN e a página respectiva onde.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Reading and the Communication Process
Leitura de Textos Científicos
Diretrizes para leitura e análise de textos
Aula de leitura – COL Não basta ir às aulas para garantir êxito nas disciplinas, precisa-se ler e ler bem. Quem não sabe ler não saberá resumir, tomar.
ORIENTAÇÃO SOBRE OS CONTEÚDOS DO CADERNO
A compreensão em leitura
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
Faculdade de Tecnologia Senac - Goiás
Livro: Estratégias de leitura
LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –
Cap. IV A construção do sentido
Abordagem Comunicativa - AC
Informações implícitas
Importância da Leitura
Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009.
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Unidade 3 Processo de leitura.
LEITURA COMPARTILHADA
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Apresentação de si Objetivo: fazer com que o educando fale de si, a partir das apresentações ilustrativas de pessoas conhecidas. Procedimentos: apresentar.
Resumo.
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PROFª Leila de Souza Ganem
CONCEPÇÕES E MODALIDADES
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
PROFª. Leila de Souza Ganem
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
LÍNGUA PORTUGUESA 2013 PROFESSORA: ANNILMA MORORÓ
Resumo.
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
Por que alfabetização tecnológica do professor?
Estratégias de Leitura
Crítica à concepção de currículo cristalizado
a importância da leitura
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Introdução à Leitura.
O T EXTO NÃO É PRETEXTO. M ARISA L AJOLO O texto não é pretexto para nada. Ou melhor, não deve ser. - Texto – ponto de encontro entre dois sujeitos:
TRABALHO COLABORATIVO
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Estratégias de Leitura. Qual a diferença entre ler e compreender?
Transcrição da apresentação:

L EITURA  Leitura é um fenômeno cultural que abrange uma variedade de habilidades, processos e ações que as pessoas empregam em diferentes contextos. Ocorre leitura quando um texto não está presente, mas apenas sendo discutido?. O que se transforma em texto numa sala de aula?. Ocorre leitura se uma conversa futura for relacionada ao texto?

P ROCEDIMENTOS DE L EITURA EM L ÍNGUA E STRANGEIRA Que modelo de leitura se constrói através das interações de professores e alunos com um texto ou sobre ele? Como se dá o processo de leitura O que entendemos sobre como lemos? Ler em língua estrangeira é muito difícil? O maior problema de leitura em língua estrangeira é o vocabulário?

I DEIAS EQUIVOCADAS SOBRE O PROCESSO DE LEITURA 1. A leitura é linear (Devemos partir da primeira palavra do canto esquerdo superior da página e seguir, linearmente, da esquerda para a direita, descendo os olhos até a última palavra do canto direito inferior da página. Lemos palavra por palavra) 2. A leitura é passiva (O significado está no texto, o qual vai depositando ideias e palavras do autor na cabeça do leitor) 3. Ler em língua estrangeira é uma tarefa muito difícil (É impossível compreender um texto numa língua da qual nunca ouvimos falar)

I DEIAS EQUIVOCADAS SOBRE O PROCESSO DE LEITURA 4. Vocabulário é o maior problema da leitura em língua estrangeira (Todas as palavras são importantes. É necessário traduzir. Devemos iniciar a leitura sublinhando palavras desconhecidas para procurá-las no dicionário. O uso do dicionário é imprescindível.) 5. Compreensão parcial é compreensão pobre (É necessário entender 100% do texto. Todas as palavras devem ser compreendidas

C OMPORTAMENTOS / ESTRATÉGIAS GERAIS DO LEITOR DIANTE DE TEXTOS EM L1 E LE “skimming”: Consiste em uma “olhadela” geral, rápida por todo o texto para apreender o que for compreensível à primeira vista (estrutura formal do texto, a divisão em seções, título e subtítulo, destaques, ilustrações,...), o que já permite reconhecer o gênero e fazer algumas predições DÊ UMA OLHADINHA NO TEXTO AO LADO! VEJA COMO É FÁCIL!! Bert : Please, is there a pharmacy near here? Lynn :There are two. A small one downstairs and big one upstairs. Joan :Are they open now? Lynn : Yes, they are. Bert : They’re open 24 hours, aren’t they? Lynn : Only the one upstairs. Joan : Ok, Bert. Don’t talk too much. My head is aching. Bert : All right. Thank you. Lynn : You’re welcome. (Head – cabeça / aching – dolorida)