As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Leis e Decretos SurdEZ.
Advertisements

2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
Português Brasileiro: Questões atuais
TRABALHO DE PORTUGUÊS ALUNOS: FERNANDO Nº. 15 ALISSON N°. 02
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
PROJETO RELACIONADO AS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Treino de escrita? No computador?
Educação e Aprendizagem
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
Linguagem, alfabetização e letramento
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Linguagem verbal.
As discussões desenvolvidas neste pôster têm em vista o eixo temático Currículo e prática pedagógica em espaços formais de educação. Dentro desse contexto,
O que é ensinar história?
Leitura e interpretação de texto
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Linguagem ou Língua Gestual Portuguesa
CULTURA: É o conjunto de atividades, de modos de agir, de costumes, de crenças, de tradições e de valores de um grupo, transmitidos por meio da linguagem.
Os conceitos de alfabetização
Alfabetização e Letramento
CORREÇÃO E ANÁLISE DAS REDAÇÕES.
Estrutura do documento:
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Entendimento de Texto INTRODUÇÃO Aulas 1 a 5.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Concepções de linguagem e ensino de português
Profª: Luciana Tavares
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
Língua Estrangeira Moderna
Histórias em Quadrinhos
Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares da Seleção
Etapas de uma sequência didática
Como interpretá-los? (OBJ.2). * No ordinário de nossas vidas, o contexto em que encontramos determinado sinal ou símbolo usualmente nos ajudará.
Novo programa Língua Portuguesa
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
111 NOVOS PROGRAMAS DO E.B. Horta, 18 e 19 de Fevereiro - 1 e 2 de Março 2010.
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Conceitos Introdutórios
Por que alfabetização tecnológica do professor?
Organização das Atividades de Seleção de Materiais: Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares.
Elementos da comunicação
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Abrir o Apetite Poético
Variações da Linguagem
A pré história da linguagem escrita
TRABALHO COLABORATIVO
A Língua Portuguesa e o Mercado de Trabalho Para serem merecedores de uma vaga no mercado de trabalho, os candidatos precisam mostrar liderança, criatividade,
EXEMPLOS DE QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Transcrição da apresentação:

As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso da língua portuguesa.

Adequação e Inadequação: Mostrar aos alunos a noção que o contexto toma o uso adequado ou inadequado em diversas situações.

Variação Linguística: Demonstrar que a linguagem não é homogênea, ela varia em diferentes maneiras.

Preconceito Linguístico: Mostrar que esse preconceito existe, pois as pessoas não são vistas como diferentes, mas divididas em as que usam fala linguística correta e incorreta.

Fala e escrita: Mostrar aos alunos que fala e escrita não são línguas diferentes, mas modalidades linguísticas complementares.

Aspectos da oralidade: Mostra que a fala possui características próprias.Que ela não é degradada.

Caracterização dos personagens: Fazer com que os alunos percebam como o uso da língua é importante para a caracterização dos personagens em textos narrativos.

Depreensão do sentido por meio do contexto: Mostrar aos alunos que muitas vezes só podemos entender o sentido de uma palavra ou expressão por meio do contexto situacional.

Produção de sentido/ coerência: Levar os alunos a perceber algumas estratégias de produção de sentido por meio do conceito de coerência.

Coesão: Mostrar como se dão alguns mecanismos de coesão nas histórias em quadrinhos.

Recursos de expressão visual: Mostrar quão ricos se informações podem ser os elementos visuais utilizados no processo interativo.

Nomes: Lucimara, Pâmela – Pedagogia 7 Mônica- Pedagogia 5