Compras Sustentáveis: o Papel do Setor Empresarial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com Profª Simony
Advertisements

I SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO E OPERACIONAL DA
Aberta a participação pública Estudantes, pais, educadores...
PRODUÇÃO MAIS LIMPA Conceitos e Ação da CETESB Meron Petro Zajac
I n v e n t á r i o d e E m i s s õ e s d e G a s e s d e E f e i t o E s t u f a e P l a n o d e N e u t r a l i z a ç ã o – Begreen Bioenergia.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Sistema de Informação Gerencial
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
ABEMD ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO INDICADORES ABEMD 2008.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
LOGÍSTICA Operador Logístico.
na Administração Pública Um novo modelo de Gestão
Gestão Estratégica para ONG’s
Necessidade de mudança na gestão para acompanhar a sociedade
Avaliação de Tecnologias para Incorporação de equipamentos na área de Saúde Prof. Dr. Saide Jorge Calil Centro de Eng Biomédica Departamento de Eng. Biomédica.
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia
Gestão de Pessoas do Setor Público x Setor Privado
Soraya Quixadá Bezerra. Dispõe sobre o procedimento de cotação eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns de pequeno valor, e dá providências.
1 6 o Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais Marcelo Linguitte Assuntos Institucionais e Relações Internacionais Junho de.
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Inventário de ciclo de vida do Diesel
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
Otimização na Administração de Materiais
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
Belo Horizonte, Novembro 2012 Compras Públicas: indicadores para conduzir ações This presentation demonstrates the new capabilities of PowerPoint and it.
São Paulo, Novembro 2012 Melhoria do Gasto Público: como fazer mais com menos.
Visão do Setor Privado Brasília – DF Nov/ entidades estados e DF Mercado imobiliário Saneamento Obras rodoviárias Segmentos da construção SINDICATOS,
MATERIAIS DE TREINAMENTO DA AVALIAÇÃO EMPRESARIAL DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Um produto da Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (PESE) Photo.
O QUE É ? É um programa para a sensibilização prática e análise da gestão financeira, gestão da qualidade no atendimento e gestão de alimentos seguros,
GESTÃO DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
O Custo dos Estádios.
Ministério da Cultura.
GRUPO 6.
Gestão de Estoques Grupo 96.
Prof. Dr. Aguinaldo dos VANTAGENS.
Classificação de Materiais
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Apresentação. Apresentação No Brasil, geramos mais de 160 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% não tem destino adequado.
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
Seminário Regulação, Infraestrutura e o Futuro do Brasil Painel I – International Experiences on Regulation.
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social.
Tanto as empresas que estão tomando a decisão de se tornarem globais pela primeira vez, quanto as que procuram expandir suas participações nos mercados.
Micro e Pequenas Empresas
FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO para paz e desenvolvimento sustentável
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Gestão Completa da Cadeia de Suprimentos
COMPRAS SUSTENTÁVEIS Carlos Eduardo Malachias
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEDE NACIONAL.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Abracom.
8 ADM-GERAL NOTURNO - FESVV. AMANDA MAYER DANILO ARAUJO MARILDA MATTOS PATRICK VASCONCELOS RACHEL BONIZIOLLI.
Profa Adriana Paz.  Conjunto de organizações da sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos que realizam atividades em prol do bem comum.
AÇÕES DO COMITÊ DE MEIO AMBIENTE DO SINDUSCON-SP
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Por quê Competitividade Industrial? Jorge Arbache Universidade de Brasília FIEMG - Lançamento do Plano de Competitividade Industrial de Minas Gerais, 2.
Organização Não Governamental “ONGS” Prof. Ms. Elcio Henrique dos Santos.
Meio ambiente : perspectivas, carreira e mercado Luiz Lobo.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Audiência Pública - Logística Reversa COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS 55ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa.
Transcrição da apresentação:

Compras Sustentáveis: o Papel do Setor Empresarial Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Brasília – 28/08/2014

Quem somos Associação civil sem fins lucrativos criada em 1997 para promover o desenvolvimento sustentável nas empresas que atuam no país. Representa o Brasil na rede do World Business Council for Sustainable Development

Associadas 40% do PIB 1 milhão de empregos Tem hoje 70 empresas associadas que respondem por: 40% do PIB 1 milhão de empregos

Associadas

Empresas Pioneiras em Relato Atuação Executiva Compras Sustentáveis Agricultura Sustentável Empresas Pioneiras em Relato

A transformação do setor empresarial Respeito às leis e competição com integridade Filantropia corporativa e parcerias com ONGs Integração da sustentabili- dade na estratégia central da empresa Refletir a sustentabilidade no gerenciamento de risco (governança) Mudança real e proativa das regras de jogo (políticas públicas) A transformação do setor empresarial CEBDS

Compras Públicas Sustentáveis Compras Governamentais Movimentou, direta ou indiretamente, quase 15% do PIB nacional em 2012 Compras Sustentáveis Governamentais Atualização da lei 8.666/1993  “A licitação destina-se a (...) promoção do desenvolvimento nacional sustentável...” Em 2012, as compras sustentáveis representaram 0,1% do total Mudança de legislação nitidamente subaproveitada Grande potencial de impacto para mudança no setor privado e na sociedade

Compras Públicas Sustentáveis Compras Governamentais Movimentou, direta ou indiretamente, quase 15% do PIB nacional em 2012 Compras Sustentáveis Governamentais Atualização da lei 8.666/1993  “A licitação destina-se a (...) promoção do desenvolvimento nacional sustentável...” Em 2012, as compras sustentáveis representaram 0,1% do total Identificar gaps na atual legislação (ex: como incorporar um selo como o FSC, que não tem contraparte nacional, em uma licitação?) Aumentar a comunicação e a educação sobre a lei Mudança de legislação nitidamente subaproveitada Grande potencial de impacto para mudança no setor privado e na sociedade Envolver o setor empresarial no debate  subsídios técnicos e operacionais de melhores práticas de gestão e produtos comprados

Qual o interesse do setor empresarial em compras sustentáveis? Envolver o setor empresarial no debate  subsídios técnicos e operacionais de melhores práticas de gestão e produtos comprados

Exemplo A Mattel é a maior fabricante de brinquedos do mundo, com renda de cerca de $5,97bi em 2007 Emprega, atualmente, 28 mil funcionários diretamente e tem fábricas de bonecos a videogames em todo o mundo Contudo, em agosto 2007, um recall de quase um milhão de bonecos, devido potencial risco de contaminação das crianças por chumbo De agosto a dezembro de 2007, as ações da empresa caíram 18% O recall custou cerca de $110mi em custos logísticos e de comunicação Ao analisar o caso, a empresa constatou que a falha havia sido ocorrida por duas fornecedoras indiretas (Tier 2) de tinta vermelha, localizadas na China Em novembro de 2007, foi indiciada criminalmente pelo governo americano, acordando em pagar multa de $2,3mi

Impacto Prático dos Fornecedores Custos Riscos Operação Dificuldade de otimização de processo de terceiros Serviços aquém da qualidade esperada Riscos Rastreabilidade das ações/compliance de terceiros Associação com marca desprestigiada Operação Emissões de GEE, uso de água/materiais podem ser maiores fora da própria fábrica, considerando o ciclo de vida

Gestão de Fornecedores Convencional Categoria X Categoria Y Categoria Z ... Fornecedor(es) Homologado(s) Fornecedor C Fornecedor B Fornecedor A Tomada de preços Compra

Gestão de Fornecedores com Critérios de Sustentabilidade Critérios de Sustentabilidade (além de compliance) Categoria X Categoria Y Categoria Z ... Fornecedor(es) Homologado(s) Fornecedor C Fornecedor B Fornecedor A Tomada de preços Compra Revisão periódica de indicadores de sustentabilidade em conjunto (Painel de stakeholders) Sugestão de critérios por categoria

Manual de Compras Sustentáveis

Matriz de Materialidade Racional do Manual Matriz de Materialidade

Racional do Manual Perguntas baseadas na materialidade e nos itens a serem adquiridos (+ de 160 perguntas frequentes já são indicadas)

Respostas dos fornecedores (Sim/Não, Quantitativas, Qualitativas) Racional do Manual Respostas dos fornecedores (Sim/Não, Quantitativas, Qualitativas)

Resultados comparativos de maturidade em Reputação, Eficiência e Risco Racional do Manual Resultados comparativos de maturidade em Reputação, Eficiência e Risco

Resultados comparativos de maturidade em Reputação, Eficiência e Risco Racional do Manual Resultados comparativos de maturidade em Reputação, Eficiência e Risco

Especificação por Item Material... Racional do Manual Especificação por Item Material...

Racional do Manual ...e por fornecedor

COMPETITIVIDADE EFICIÊNCIA REPUTAÇÃO Impacto Operacional dos Fornecedores Custos Dificuldade de otimização de processo de terceiros Serviços aquém da qualidade esperada Riscos Rastreabilidade das ações/compliance de terceiros Associação com marca desprestigiada Impacto Emissões de GEE, uso de água/materiais podem ser maiores fora da própria fábrica, considerando o ciclo de vida EFICIÊNCIA REPUTAÇÃO CONTINUIDADE COMPETITIVIDADE

Soluções empresariais para um mundo sustentável “Em 2050, seremos 226 milhões de brasileiros, vivendo bem e respeitando os limites do planeta.” Soluções empresariais para um mundo sustentável

Fernando Malta www.cebds.org.br Fernando@cebds.org (21) 2483-2265 www.facebook.com/CEBDSBR www.twitter.com/CEBDS www.youtube.com/CEBDSBR