GESTANTES EM BUSCA DO PARTO SEGURO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maria Helena Barros de Oliveira
Advertisements

Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Políticas Públicas e Sociedade Civil
UFPA O Conceito de Crime Hélio Moreira.
A CONDUTA Conceito de Conduta: Formas de Conduta:
Eduardo Henrique R de Almeida
PRIMEIROS SOCORROS PROFª. MARLUCI BEZZAN.
Direito Constitucional II
CESED - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO
PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO
Responsabilidade Civil e Penal decorrente do Acidente do Trabalho
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA SMS - SP
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
CÓDIGO DE DEONTOLOGIA DA ENFERMAGEM
ATESTADO MÉDICO EM MEDICINA DO TRABALHO: DÚVIDAS E POLÊMICAS
Saúde do Trabalhador no SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
RESPONSABILIDADES DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
V SEMINÁRIO DE SAÚDE DO TRABALHADOR
Mauro Luís Silva de Souza
DIREITOS E DEVERES SOCIAIS
MATERNIDADE E PATERNIDADE RESPONSÁVEL E PLANEJAMENTO FAMILIAR
“Os Incríveis”.
II Jornada Científica dos Estudantes de Medicina da UNIGRANRIO
PRIMEIROS SOCORROS É a 1ª etapa ou assistência dada a uma vítima de acidente ou doença súbita para estabilizar a sua situação antes da chegada de uma ambulância.
Esta é a participação da AMRIGS no encaminhamento de propostas para a redução da judicialização buscando garantir um bom atendimento à população Dirceu.
Direito Penal Parte Especial.
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
DIREITO PREVIDENCIÁRIO FACULDADE PARAÍSO
ABORDAGEM INICIAL
Aspectos Jurídicos na Ventilação Mecânica
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
RESPONSABILIDADES LEGAIS NA GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
TRABALHO DO MENOR.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
EDUCAÇÃO EM SAÚDE II Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa.
Profº Carmênio Barroso
FÓRUM AMIMT 23ª JORNADA DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE MEDICINA DO TRABALHO
Crimes omissivos Prof. Ms. José Nabuco Filho
PROAB DIREITO PENAL – AULA 11 PROAB DIREITO PENAL PROFESSOR: SANDRO CALDEIRA Aula 11 PROAB DIREITO PENAL PROFESSOR:
Direito Previdenciário Aula 2
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
RESPONSABILIDADE ÉTICA E LEGAL DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
A EFICÁCIA JURÍDICA DO DIREITO À SAÚDE NA CRFB/88 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE DIREITO DISCUSSÕES DOUTRINÁRIAS E POSICIONAMENTOS.
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
PROAB 2013 DIREITO PENAL PROFESSOR: SANDRO CALDEIRA Aula 11.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Monitoria – Direito Penal 3 Faculdade de Direito do Recife - UFPE
Importância da Atenção Básica no Estado do Paraná Maria José Scochi UEM/DEN Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências da Saúde/Departamento de.
Responsabilidade Civil
BIOÉTICA DO PROFISSIONAL EM RADIOLOGIA
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
SAÚDE DO TRABALHADOR.
Nova NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
NILZIR SOARES VIEIRA JUNIOR – Promotor de Justiça
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL. ORIGENS Luta dos trabalhadores ferroviários e constituição de caixas de socorro mútuo.
CÓDIGO DE ÉTICA DE ENFERMAGEM
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
LEGISLAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Transcrição da apresentação:

GESTANTES EM BUSCA DO PARTO SEGURO

Eduardo Sérgio Soares Sousa AUTORES Eduardo Sérgio Soares Sousa Moisés Diogo de Lima Jânia de Faria Neves Maria José Menezes

INTRODUÇÃO

MORTALIDADE MATERNA EM 1998, A RMM BRASILEIRA FOI DE 65,8 ÓBITOS POR 100 MIL VIVOS. COM CERTEZA, ESSES ÍNDICES PODEM, E DEVEM SER REDUZIDOS, SE LEVARMOS EM CONSIDERAÇÃO ALGUNS DADOS: 95% DOS PARTOS REALIZADOS NO PAÍS SÃO HOSPITALARES; 87% DAS GESTANTES BRASILEIRAS REALIZAM PRÉ-NATAL; 47% DAS GESTANTES BRASILEIRAS FAZEM PELO MENOS 6 CONSULTAS DURANTE O PERÍODO DE GESTAÇÃO.

CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 6 diz que são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e a infância, a assistência aos desamparados.

CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 196 diz que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e do acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 201 diz que a previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a: II – proteção à maternidade, especialmente à gestante;

CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 203 diz que a assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente da contribuição à seguridade social, e tem por objetivos: I: a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à gestante.

CÓDIGO PENAL BRASILEIRO Art 13 diz que o resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido. § 2º - A omissão é penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem: a) tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância

CÓDIGO PENAL BRASILEIRO Art. 18 diz que o crime: I – é culposo quando o agente deu causa ao resultado por por imprudência, negligência ou imperícia

CÓDIGO PENAL BRASILEIRO Art. 135 diz que a pena para quem deixa de prestar assistência, quando possível fazê-la sem risco pessoal (...) à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo é de 1 a 6 meses de detenção e multa.

CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA Art. 7 diz que o médico deve exercer a profissão com ampla autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços profissionais a quem ele não deseje, salvo na ausência de outro médico, em casos de urgência, ou quando sua negativa possa trazer danos irreversíveis ao paciente.

CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA Art. 29 diz que é vedado ao médico praticar atos profissionais danosos ao paciente, que possam ser caracterizados como imperícia, imprudência ou negligência.

CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA Art. 35 diz que é vedado ao médico deixar de atender em setores de urgência e emergência, quando for de sua obrigação fazê-lo, colocando em risco a vida de pacientes, mesmo respaldado por decisão majoritária da categoria.

PACIENTES E MÉTODOS

PACIENTES 40 GESTANTES ATENDIDAS NO SERVIÇO DE TRIAGEM DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA DA GRANDE JOÃO PESSOA NA NOITE DO DIA 25 DE DEZEMBRO DE 2001

MÉTODOS ELABORAÇÃO UM PROTOCOLO CONTENDO VARIÁVEIS COMO IDADE, PROCEDÊNCIA, REALIZAÇÃO DO PRÉ-NATAL E A PROCURA POR OUTROS SERVIÇOS DE SAÚDE CADA GESTANTE DEVERIA RESPONDER AS PERGUNTAS CONTIDAS NO QUESTIONÁRIO

RESULTADOS

DADOS PRELIMINARES

DADOS PRELIMINARES

DADOS PRELIMINARES

DADOS PRELIMINARES

CONSIDERAÇÕES FINAIS

PEREGRINAÇÃO DAS MARIAS MARIA ESTÁ GRÁVIDA. MARIA É POBRE. MARIA É JOVEM. MARIA SEM INSTRUÇÃO. MARIA SEM TETO. MARIA SEM FAMÍLIA. MARIA ESTÁ SÓ. MARIA PRECISAVA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR. MARIA PRECISAVA DE PRÉ-NATAL. O SINAL CHEGOU … MARIA SEM MÉDICO … MARIA SEM HOSPITAL … MARIA SEM ACESSO … ONDE ESTÁ A MANJEDOURA ? Eduardo Sérgio Soares Sousa