Arranjos Institucionais na Região Metropolitana de Belo Horizonte José Moreira de Souza.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE. 16.
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Câmara Municipal de Belo Horizonte
A EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
Políticas Públicas para as cidades
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Instituto de Educação Profissional do Estado de Alagoas
PROJETO AS ESCOLAS AJUDANDO A CUIDAR DE PALMEIRA DAS MISSÕES "EDUCAÇÃO CHICO MENDES"
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
CONSÓRCIO REGIONAL DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA Projeto Bilateral Financiado pela AGENCIA CANADENSE PARA O DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL (CIDA) MULHERES.
FORMATO PROMOÇÃO Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) FORMATO CO-ORGANIZAÇÃO Associação das agencias gestoras de transporte.
Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo – PDUOS de Porto Amazonas
Coordenadoria do Orçamento Participativo
Workshop Inicial Gustavo Rocha Belo Horizonte, 10 de abril de 2014
Painel Desafios da Organização Metropolitana O Metrô de Belo Horizonte no Contexto da Nova Legislação João Luiz da Silva Dias Companhia Brasileira de Trens.
Secretaria de Desenvolvimento
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
Política nacional de planejamento regional urbano
Institucionalização e Gestão da RMBH A Questão Metropolitana e os Desafios do Desenvolvimento Nacional Gustavo Gomes Machado Belo Horizonte Outubro de.
no contexto do Arranjo Metropolitano
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
Mesa Redonda Perspectivas & Desafios na Gestão e Organização Metropolitana Gustavo Gomes Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas.
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
FOTOS SECOM Agência RMBH 1 1.
Implementação do Sistema Municipal de Cultura de Joinville
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
A experiência da reforma legislativa da RMBH
Vinte anos de políticas públicas
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
Planejamento estratégico de gestão pública por resultados no processo de reforma administrativa do estado de Minas Gerais Izabela Moreira Corrêa Seminário:
Política Estadual de Convivência com o Semiárido Reunião – Conselhos Estaduais Casa Civil
PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE HABITAÇÃO
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
CURSO DE EXTENSAO Governança Metropolitana Colaborativa A GUSTAVO GOMES MACHADO Consultor Legislativo 1 Fortaleza, 26, 27 e 28 de 2010 Organização: Universidade.
Projeto – Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte – 31/08/2009 Experiências internacionais e nacionais sobre a governança.
CURSO DE EXTENSÃO: COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL E GOVERNANÇA REGIONAL PUC MINAS – 29/11/2008 Tema: Experiências na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Desenvolvimento de uma aplicação (software) com interface web (internet) permitindo a inserção de serviços públicos municipais, consultas, exclusões e.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
CRP - 12/08/2010. Pauta – 18h30 às 20h min - Informes: Debate Público na Assembléia – 27/08 Tramitação PL-SUAS - Federal Tramitação do PL-SUAS.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Quatro Encontros no final de 2007: -Corumbá/MS -Santana do Livramento/RS -Boa Vista/RR -Foz do Iguaçu/PR.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Sistema Único de Saúde - SUS
Associação Brasileira de Municípios
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
CONCIDADES Conselho Municipal das Cidades
Secretaria de Desenvolvimento
CONSELHO LOCAL DE SAÚDE
A Reforma Sanitária e SUS Antonía Alizandra Gomes dos Santos AVAN.
ESTATUTO DA METRÓPOLE REGIÃO METROPOLITANA DE APUCARANA
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 11/12/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB – Outubro/2013.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
Transcrição da apresentação:

Arranjos Institucionais na Região Metropolitana de Belo Horizonte José Moreira de Souza

Momentos do percurso – Governo do estado – Israel Pinheiro - contrata estudo técnico para delimitação da Região Metropolitana de Belo Horizonte – 14 municípios assinam um convênio que dá origem ao PLAMBEL – Plano Metropolitano de Belo Horizonte. A instituição que vinha sendo pensada desde os movimentos pela Reforma Urbana no período pré sessenta e quatro e que encontrou acolhida na Secretaria de Estado do Trabalho e Cultura Popular – Governo Magalhães Pinto – torna-se uma diretoria na Fundação João Pinheiro.

Momentos do percurso – Em obediência à criação da Assembléia Metropolitana reúnem-se os conselheiros no auditório Idamar Siqueira da Cruz Gouveia, no PLAMBEL O Diretor de Planejamento submete à apreciação do novo colegiado uma proposta de elaboração do Plano Diretor da RMBH como previa a Constituição do Estado de Minas Gerais. Um conselheiro, vereador pelo município de Belo Horizonte, declara a intempestividade da proposta proveniente “de um órgão autoritário” que serviu à ditadura.

Momentos do percurso – O governo Azeredo decide extinguir o PLAMBEL. A mesa diretora solicita a essa autarquia a elaboração do Plano Diretor Metropolitano e argui o representante do Governo do Estado sobre o sentido dessa medida, tendo em vista a importância do PLAMBEL para os municípios metropolitanos.

Momentos do percurso (?) – Um grupo de técnicos cria o Instituto Horizontes que batalha pela criação de um Plano Estratégico para a RMBH – 20 e 21 de agosto. Realiza-se a 1ª Conferência Metropolitana da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O encontro se encerra com Lançamento da Frente Parlamentar Mineira em prol da RMBH; Posse do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano; Assinatura do decreto de regulamentação do Fundo Metropolitano; e entrega do projeto de lei de criação da Agência Metropolitana.

Plano de Exposição Belo Horizonte: cidade síntese das Minas Gerais. Área Metropolitana: Planejamento e Gestão Agentes, Participação e comprometimento com o processo de metropolização Conclusão