HONORÁRIOS PERICIAIS REPRESENTA A REMUNERAÇÃO PECUNIÁRIA DO SERVIÇO PRESTADO PELO PERITO-CONTADOR NOMEADO NUM PROCESSO. A REMUNERAÇÃO DO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRESTAÇÃO DE CONTAS.
Advertisements

MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO
AUDITORIA MÉDICA Dr. Antonio Pereira Filho Conselheiro do CREMESP.
PROVAS NO PROCESSO DO TRABALHO
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
HONORÁRIOS PERICIAIS CONTÁBEIS
Ação de Divórcio Consensual (art. 226, § 6º, CF c/c art
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Relatórios Periciais
Execução das obrigações de pagar quantia certa
ERROS, OMISSÕES, RETIFICAÇÕES, RESTAURAÇÕES E SUPRIMENTO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Aula 16 – Audiência de instrução e julgamento.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PERICIAL
Ação Monitória ( art A a 1102-C, CPC)
Ação Cautelar de Produção Antecipada de Provas ( art. 846 a 851, CPC)
Prática Jurídica I Petição Inicial.
Legislação sobre Perícias - Processo Civil
Liquidação de sentença
IMPUGNAÇÃO DO VALOR DA CAUSA
Engenharia legal Atuação do engenheiro.
DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III SEMESTRE LETIVO:
Ciclo da perícia.
PROVA PERICIAL A prova técnica ou pericial é utilizada para esclarecer fato ou fatos complexos, pelos quais se requer conhecimentos específicos não afetos.
PERÍCIA CONTÁBIL... AFINAL, O QUE É ISTO ? CONCEITO:
MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTABILIDADE X CLIENTE
BUSCA E APREENSÃO art. 839 a 843 do CPC
PROTESTOS, NOTIFICAÇÕES E INTERPELAÇÕES 867 a 873 do CPC
Cumprimento de Sentença
LAUDO PERICIAL CONTÁBIL
DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III SEMESTRE LETIVO:
FLUXO DE PERÍCIA CONTÁBIL
Tabela de honorários do Engenheiro Florestal. Das Disposições Gerais 1. As remunerações constantes desta tabela são consideradas como HONORÁRIOS MÍNIMOS.
Execução por quantia certa contra devedor solvente e insolvente
Ação de Prestação de Contas
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER CUMULADA COM COMINATÓRIA
Disciplina: Perícia Contábil Professor: Carlos Jones
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA A liquidação da sentença, pode ser por cálculos, quando o próprio credor poderá instruir o pedido com a memória discriminada e atualizada.
PLANO DE TRABALHO EM PERÍCIA
ESPECIALIZAÇÃO DA HIPOTECA LEGAL
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Liquidação de sentença
DESPESAS PROCESSUAIS art. 19 e ss Em sentido restrito, as despesas processuais não compreendem os honorários advocatícios, como se depreende do artigo.
Fernando Antonio Costa de Sá
AVALIAÇÃO PERICIAL CONTÁBIL
EXECUÇÃO PARA ENTREGA DE COISA
Execução contra devedor solvente – avaliação e adjudicação Art A avaliação será feita pelo oficial de justiça (art. 652), ressalvada a aceitação.
LAUDO PERICIAL CONTÁBIL
CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
PROCESSO CIVIL VI 2010 CURSO DE GRADUAÇÃO – DIREITO VERIS / METROCAMP LARISSA B. B. PRADO
JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC
CAUÇÃO art. 826 a 838 Conceito: é o nome que se dá genericamente a garantia oferecida como sucedâneo de obrigações decorrentes da lei de negócios jurídicos.
Portaria spprev nº 102, de 28/02/14, doe DE 06/03/14, republicada em 08/03/14. Dispõe sobre novo regulamento para homologação de CTC – Certidão de Tempo.
DESPESAS PROCESSUAIS As despesas processuais constituem o gênero do qual são espécies as taxas judiciárias, os honorários periciais, os honorários do perito,
1 APRESENTAÇÃO INSTRUTOR Osmar Guimarães de Lima Contador Mestre em Administração – IBMEC/RJ Pós-Graduado em Contabilidade.
Processo de Execução –Processo Civil IV
PLANO SEQÜÊNCIA DE ELABORAÇÃO DE UM LAUDO PERICIAL CONTÁBIL
Ressarcimento.  A partir de hoje o SAC tem como meta a redução de pagamentos via depósito bancário.  Em casos de reclamações “Procedentes”: O Sac NÃO.
HONORÁRIOS.
Diligências.
ESTRUTURA DO LAUDO PERICIAL (TP 01)
PLANEJAMENTO.
Verificação e Habilitação de Créditos © 2008 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE.
CUMPRIMENTO DA SENTENÇA material disponível em fva.adv.br⁄academico
PRÁTICA SIMULADA I Aula 5 – Resolução do Plano de Aula 4 – Ação de Consignação em Pagamento Profª. Andréa Cleto.
PERÍCIA CONTÁBIL Prof. Valéria Brites. IMPUGNAÇÃO DO LAUDO A manifestação das partes, deve ser encarada pelo perito como um pedido de esclarecimentos.
PLANO DE TRABALHO EM PERÍCIA CONTÁBIL
Processo Civil Procedimentos Especiais Prof. Aldo Bonatto Filho
RESOLUÇÃO N o 017/2011-CONSAD, de 19 de maio de Dispõe sobre a cobrança de valores para custeio das ações de extensão oferecidas pela Universidade.
Transcrição da apresentação:

HONORÁRIOS PERICIAIS REPRESENTA A REMUNERAÇÃO PECUNIÁRIA DO SERVIÇO PRESTADO PELO PERITO-CONTADOR NOMEADO NUM PROCESSO. A REMUNERAÇÃO DO PERITO SERÁ PAGA: PELO AUTOR, OU POR QUEM REQUERER O EXAME OU AINDA POR QUEM PERDER A AÇÃO, NO CASO DA PERÍCIA SER DETERMINADA DE OFÍCIO PELO JUIZ. A REMUNERAÇÃO DO PERITO-ASSISTENTE SERÁ PAGA PELA PARTE (AUTOR OU RÉU) QUE O HOUVER INDICADO. A FIXAÇÃO DA REMUNERAÇÃO PERICIAL É UM ATO DO JUIZ, CONSIDERANDO A QUALIDADE DO TRABALHO, A COMPLEXIDADE TÉCNICA DA PROVA, A DEMONSTRAÇÃO DO CUSTO APRESENTADO PELO PERITO E AS POSSIBILIDADES ECONÔMICO-FINANCEIRAS DAS PARTES E SUAS REAÇÕES QUANTO AO VALOR DOS HONORÁRIOS.

PAGAMENTO DA REMUNERAÇÃO O PERITO CONTÁBIL NÃO PODE RECEBER SEUS HONORÁRIOS DIRETAMENTE PELA PARTE RESPONSÁVEL: POR SER UM ATO FINANCEIRO, O PAGAMENTO NECESSITA ESTAR COMPROVADO NO PROCESSO, JUNTANDO O DOCUMENTO DE QUITAÇÃO BANCÁRIA. OS ASSISTENTES TÉCNICOS DEVEM AJUSTAR DIRETAMENTE COM AS PARTES, OS SEUS HONORÁRIOS E A FORMA DE PAGAMENTO, E MESMO DECORRENTES DE NEGOCIAÇÃO PARTICULAR, SÃO CONSIDERADOS DESPESAS DO PROCESSO. (CPC – ART. 20 § 2º) APÓS FIXADO O VALOR DA REMUNERAÇÃO, A QUANTIA (PARTE OU TOTAL) DEVE SER DEPOSITADA À ORDEM DO JUIZ, EM NOME DO PERITO CONTÁBIL, EM INSTITUIÇÃO BANCÁRIA AUTORIZADA A RECEBER DEPÓSITO JUDICIAL. (ESTADO S.PAULO: NOSSA CAIXA)

PLANEJAMENTO DAS HORAS DE TRABALHO PARA OFERTAR OS SEUS HONORÁRIOS, O PERITO CALCULARÁ QUANTAS HORAS IRÃO SER GASTAS NAS FASES DO TRABALHO, PETICIONANDO O VALOR DA REMUNERAÇÃO, JUNTANDO EM ANEXO, O QUADRO DEMONSTRATIVO DAS HORAS DE TRABALHO. CONSIDERANDO QUE A SUA ATIVIDADE SOCIAL É DE AUXILIAR DA JUSTIÇA, O PERITO CONTÁBIL DEVE PROPOR UM VALOR JUSTO DA REMUNERAÇÃO, SUFICIENTE PARA O DESLINDE DA QUESTÃO COM TOTAL TRANSPARÊNCIA QUANTO ÀS HORAS TRABALHADAS. O PLANEJAMENTO DAS HORAS DE TRABALHO VARIA DE UMA PERÍCIA PARA OUTRA. O PERITO DEVE CONSIDERAR APENAS O ESSENCIAL NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO. “NÃO HÁ NADA MAIS INÚTIL DO QUE FAZER BEM FEITO O QUE NÃO PRECISA SER FEITO”. *Antonio Morais da Silva (ex-Vice-Presidente CFC)

DEPÓSITO DOS HONORÁRIOS O JUIZ, AO DEFERIR A PROVA PERICIAL E NOMEAR O PERITO CONTÁBIL PODERÁ, DE IMEDIATO, FIXAR O VALOR DOS HONORÁRIOS PROVISÓRIOS E ORDENAR À PARTE RESPONSÁVEL, QUE EFETUE O DEPÓSITO JUDICIAL DESSE VALOR, VIA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA. O JUIZ PODE TAMBÉM SOLICITAR AO PERITO QUE, EM PETIÇÃO, OFEREÇA SUA ESTIMATIVA DOS CUSTOS DO TRABALHO. DEPOIS, O JUIZ DETERMINA A OITIVA DAS PARTES: QUE ELAS SE MANIFESTEM SOBRE O VALOR DOS HONORÁRIOS. UMA VEZ ACEITO, O JUIZ FIXARÁ A QUANTIA E EXIGIRÁ DA PARTE RESPONSÁVEL, QUE EFETUE O DEPÓSITO PRÉVIO DOS HONORÁRIOS (EM GERAL 50% DO TOTAL). O PERITO CONTÁBIL PODERÁ PETICIONAR AO JUIZ, NO TÉRMINO DO SERVIÇO, SOLICITANDO DEPÓSITO COMPLEMENTAR, NO VALOR DA DIFERENÇA ENTRE OS HONORÁRIOS FIXADOS E O DEPÓSITO PRÉVIO.

ARBITRAMENTO DA REMUNERAÇÃO ARBITRAMENTO É O ATO PROCESSUAL DE COMPETÊNCIA DO JUIZ, PARA FIXAR A REMUNERAÇÃO DO PERITO CONTÁBIL. O PERITO, EM PETIÇÃO, REQUER O ARBITRAMENTO DOS SEUS HONORÁRIOS, EXPONDO UM RESUMO DO SEU TRABALHO E UMA PLANILHA DEMONSTRANDO AS HORAS DISPENDIDAS NO PROCESSO, PARA EMBASAR O VALOR DO CUSTO DOS SEUS SERVIÇOS, DENTRO DOS PADRÕES HOMOLOGADOS PELO CRC. O PERITO-ASSISTENTE DEVE PETICIONAR AO JUIZ, O ARBITRAMENTO DA SUA REMUNERAÇÃO, MESMO QUE ESTA NÃO SE RELACIONE COM O QUE FOI LIVREMENTE AJUSTADO ENTRE AS PARTES, SERVINDO APENAS PARA CONSTAR COMO DESPESA DO PROCESSO, NO CASO DE RESSARCIMENTO À PARTE VENCEDORA.

PROCEDIMENTOS PARA LEVANTAR OS HONORÁRIOS SOMENTE O JUIZ PODERÁ AUTORIZAR A MOVIMENTAÇÃO DOS VALORES DEPOSITADOS JUDICIALMENTE EM NOME DO PERITO, QUE EM PETIÇÃO, REQUERERÁ O LEVANTAMENTO DOS SEUS HONORÁRIOS, LOGO APÓS TER ENTREGUE O LAUDO PERICIAL. O JUIZ DEFERIRÁ AO CARTÓRIO, QUE ELABORARÁ O MANDADO DE LEVANTAMENTO DO DEPÓSITO: ORDEM DO JUIZ ASSINADA POR ELE E PELO DIRETOR DO CARTÓRIO AUTORIZANDO O GERENTE DO BANCO DEPOSITÁRIO, O PAGAMENTO AO PERITO A QUANTIA EM QUESTÃO. CASO A PARTE RESPONSÁVEL NÃO TENHA DEPOSITADO O VALOR DOS HONORÁRIOS FIXADOS PELO JUIZ, O PERITO REQUERERÁ UMA CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR, COM O DESPACHO DO ARBITRAMENTO. ESSE TÍTULO SERVIRÁ COMO INSTRUÇÃO DE COBRANÇA JUDICIAL.