Conselho Regional de Nutricionistas 10 Região.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Responsabilidade Ética do Médico
Advertisements

ÉTICA PROFISSIONAL.
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Conselho Regional de Administração
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Decreto nº de 24 de abril de 2007
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Dr. José Antônio Cordero CRM-PA
SÉCULO XX.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Promovendo Sucesso!.
Conselho Regional de Nutricionistas 10 Região.
Funções e Atribuições do Diretor
SINAES: Concepções e Diretrizes
II Jornada Científica dos Estudantes de Medicina da UNIGRANRIO
A Unidade de Alimentação e Nutrição U.A.N. Prof.: Ricardo Laino
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Com objetivo de facilitar e agilizar a entrega da Carteira de Identidade Profissional, o Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região está disponibilizando.
O Código de Ética Profissional do Psicólogo: Percurso Histórico
MERCADO DE TRABALHO.
9/16/2014 Celso Roberto Ritter SuperintendenteCREA-PR Os Conselhos Profissionais.
COMISSÃO DE ENSINO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA ORIENTAÇÕES 2011.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL BIÓLOGO
Nutrição AV. MARIA QUITÉRIA, 2116 CENTRO – FEIRA DE SANTANA – BAHIA – TEL.:
PORTIFÓLIO FISIOTERAPIA
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
Disciplina: HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA Prof: RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
A profissão do engenheiro eletricista no brasil e seus regulamentos
 1960 – A disciplina de psicologia começou a ser ministrada em território nacional, aplicado ao problemas educacionais  Lei 4119 – Formaliza a psicologia.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Escola EB 2,3/sec. João Garcia Bacelar - Tocha.  Define o que é retribuição?  Tipo de retribuição que podem existir.  Definição de falta e o seu respetivo.
Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES.
DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DOS CONSELHOS FEDERAL E REGIONAL DE FARMÁCIA
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Escola Básica 2,3 Ciclos/Secundária João Garcia Bacelar - Tocha.
Exercício Profissional da Medicina Veterinária e da Zootecnia
Ética e Contabilidade.
INFRAÇÕES À LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL E RESPECTIVAS COMINAÇÕES LEGAIS
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Introdução ao Serviço Social
Assistência Farmacêutica
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO DEONTOLOGIA 1° semestre- 2010
BIOÉTICA DO PROFISSIONAL EM RADIOLOGIA
História E FUNDAMENTOS de Fisioterapia
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Eng. Paulo Roberto de Oliveira
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
RESPONSABILIDADE DOS GESTORES REGIONAIS E SEUS RESPECTIVOS COLABORADORES PARA PRIORIZAÇÃO DA ATIVIDADE-FIM E ALCANCE DE RESULTADOS EXITOSOS. Dr. Manoel.
Eng. Jovanilson Freitas
“A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde e Vida Associativa” 11 de junho de 2011 “A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde.
CÓDIGO DE ÉTICA DE ENFERMAGEM
Exercício Profissional da Medicina Veterinária e da Zootecnia
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública Caroline Silva.
HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO BÁSICA DE ENFERMAGEM
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Transcrição da apresentação:

Conselho Regional de Nutricionistas 10 Região

Sistema CFN/CRNS Criado através da Lei Federal nº 6.583/78. Regulamentado pelo Decreto Federal nº 84.444/80. CRN - Autarquia Federal com autonomia administrativa e financeira.

Criado pela Resolução 425/2008 Histórico Criado pela Resolução 425/2008

Valores do CRN Contribuir para o bem-estar e a nutrição sustentável, valorizando princípios éticos e bio-éticos, garantindo a segurança alimentar e nutricional; Comprometimento com os princípios éticos que regem a ciência da Nutrição; Promover a valorização dos profissionais e da profissão; Criar uma relação de identidade entre os profissionais e o Conselho. Excelência na prestação de serviços, por meio de posturas eficazes, eficientes e efetivas; promovendo acessibilidade às informações; Transparência nas ações respeitando os limites da legalidade; Integração entre profissionais, funcionários, sociedade e outras instituições; Buscar a visibilidade através da comunicação efetiva; Comprometimento com ações baseadas na honestidade, coerência e integridade

Missão “Valorizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício ético da profissão do nutricionista e técnico de nutrição e dietética, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional da sociedade”.

Organização e Funcionamento

PERFIL DO NUTRICIONISTA Generalista, humanista, ético e crítico. Atua utilizando os conhecimentos de alimentação e nutrição, visando segurança alimentar e atenção dietética, para promover, manter e recuperar a saúde e prevenir doenças de indivíduos ou grupos, refletindo sobre a realidade econômica, política, social e cultural. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996)

Competências Pessoais (MTE/GOV) Dominar legislação Manipular instrumentos de avaliação do estado nutricional Atualizar-se; Especializar-se; Demonstrar espírito de equipe; Manter-se dinâmico Demonstrar criatividade, flexibilidade, liderança Delegar funções e transmitir segurança Contornar situações adversas Lidar com informática Lidar com o público Participar de entidades de classe e de grupos técnicos Participar de reuniões técnicas, de entidades técnico-científicas e programas institucionais Trabalhar em equipe multi e interdisciplinar

PERFIL DO ENADE (2010)

Responsabilidade Profissional expressão latina red spondeo red = prefixo de anterioridade spondeo = esposar, assumir assumir antecipadamente pelo que vai fazer Responsabilidade Profissional

Responsabilidade Profissional “assumir responsabilidade somente por atividades para as quais esteja devidamente habilitado e capacitado pessoal e profissionalmente”. Resolução CFN número 419/2008; Código de Ética

Importância da Ética na Formação Profissional Saber Agir Conduta e Atitude do profissional no desempenho de sua profissão. Competência Eficiência Conhecimento Técnico Ação Humana

Importância da Ética na Formação Profissional Como o profissional deve buscar este equilíbrio? Código de Ética do Profissional Nutricionista Conhecimento Técnico-Científico

Importância da Ética na Formação Profissional RESOLUÇÃOCFN 380/2005 Área de Alimentação Coletiva Elabora cardápios, realiza e promove a educação nutricional, avaliação nutricional Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) Alimentação Escolar Alimentação do Trabalhador - PAT Área de Nutrição Clínica Elabora cardápios, dietas, avaliação nutricional e intervenção Hospitais, Clínicas em geral, Ambulatórios/consultórios Banco de leite humano e Atendimento domiciliar Área de Nutrição em Esportes Avaliação nutricional, educação nutricional, prescrever suplementos quando necessário Clubes esportivos, academias e similares Área de Saúde Coletiva Educação nutricional, orientação, avaliação nutricional e elaboração de dietas Políticas e programas institucionais Atenção básica em saúde Vigilância em saúde Área de Docência Direção, coordenação e supervisão de cursos em nutrição, ministrar aulas Área de Indústrias de Alimentos Desenvolvimento de produtos e treinamentos em segurança alimentar Desenvolvimento de produtos. Marketing na Área de Alimentação e Nutrição Realizações de pesquisas acerca de produtos e técnicas reconhecidas

Código de Ética Profissional Capítulo I: Princípios Fundamentais Capítulo II: Exercício Profissional - Deveres; - Direitos; - Proibições; - Honorários Profissionais; - Trabalhos Científicos e da Publicidade.

Código de Ética Profissional Capítulo III: Relações Profissionais - Com Nutricionistas e outros Profissionais; - Instituições Empregadoras e outras; - Entidades da Categoria e demais Organizações de Classe. Capítulo IV: Penalidades Capítulo V: Disposições Gerais

Infrações Disciplinares Importância da Ética na Formação Profissional Infrações Disciplinares Transgredir preceito de lei, regulamento ou Código de Ética Profissional; Exercer a profissão, quando impedido de fazê-lo, ou facilitar por qualquer meio, seu exercício aos não inscritos ou aos leigos; Violar sigilo profissional; Praticar, no exercício da atividade profissional, ato que a Lei defina como crime ou contravenção; Manter conduta incompatível com o exercício da profissão. Lei Federal nº 6583 /78

Infrações Disciplinares Importância da Ética na Formação Profissional Infrações Disciplinares Revelar segredo que, em razão da profissão, lhe seja confiado; Não cumprir, no prazo assinalado, determinação emanada de órgão ou autoridade dos Conselhos Federal e Regionais, em matéria de suas respectivas competências após regularmente notificado; Deixar de pagar, pontualmente ao Conselho Regional as contribuições a que está obrigado; Faltar ao cumprimento de qualquer dever.

Penalidades no Processo Disciplinar Importância da Ética na Formação Profissional Penalidades no Processo Disciplinar Advertência; Repreensão; Multa (10 x valor da anuidade); Suspensão de até 3 anos; Cancelamento da Inscrição; Proibição de Exercício Profissional.

www.crn10.org.br www.cfn.org.br Contatos www.crn10.org.br www.cfn.org.br