LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- Estruturas de Mercado
Advertisements

ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Análise Microeconômica FACCAT
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
Empresas em Mercados Competitivos
MICROECONOMIA INTRODUÇÃO.
MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
O Modelo de Oligopólio de J. Bain
Fundamentos de Economia
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural
Fundamentos de Economia
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
Oligopólio.
Concorrência Monopolística
ESTRUTURAS DE MERCADO Até este ponto do curso partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e.
Teoria da Produção 1.
Capitulo 7 As falhas do mercado
Capitulo 12 Microeconomia: A Oferta
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Especialização em Produção Animal COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ANIMAL Prof. Dra. Jaqueline Mallmann Haas Prof.
Estruturas do Mercado de Fatores de Produção
Microeconomia Aula 5 Prof. Karine R. de Souza.
Universidade Federal Fluminense MBA Gestão de Empreendimentos Turísticos Gestão Econômica e Financeira Professor: João Evangelista.
Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
Diferenciação de Produtos
Teoria Neoclássica Duas Estruturas de Mercado Extremas
Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber.
Concorrência Imperfeita Prof. Jorge Mendes de Sousa
Bibliografia: VASCONCELOS, M. A. S. & GARCIA, M. E
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
BARREIRAS AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Faculdade Pitágoras (U. Barreiro) Curso de Ciências Contábeis
MICROECONOMIA.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 2 – 1/03/2006 Professores: Márcio Garcia Márcio Janot.
Universidade Paulista - UNIP As estruturas do mercado.
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
Monopólio.
Conceitos Básicos Necessidade Humana Bens e Serviços
Regulação e Antitruste
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia Aplicada.
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 3 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Dionísio Dias Carneiro 08/03/2004.
MICROECONOMIA Aula 9 – Monopólio: hipóteses e funcionamento de mercado e os resultados da firma monopolista.
FAPAN - Faculdade de Agronegócio
MATRIZ BCG.
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
Introdução à Microeconomia
Oligopólio Concorrência perfeita Concorrência monopolística
Prof. João Carlos Bragança
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
ESTRUTURA DE MERCADO TIPOS DE MERCADO.
DOS CRIMES DE ABUSO DE PODER ECONÔMICO
UESB Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia DCSA – Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Curso:Ciências Econômicas Matéria: Teoria Microeconômica.
Economia – Profª Cíntia Rubim de Souza Netto – 2008/1
MERCADO Rossetti (2003,p.395)”dizia respeito a um lugar determinado onde os agentes econômicos realizavam suas transações.
- Número de empresas que compõem o mercado;
Determinantes das estruturas
Produção Aula 8.
11/12/ MICROECONOMIA II P ROFESSORA S ILVINHA V ASCONCELOS 1.
Cézar Augusto Lins de Andrade
Estruturas de Mercado Para a gestão estratégica de um negócio, além da conjuntura econômica, outro fator é de grande importância para a tomada de decisão:
Determinação de Preços
Fundamentos de Economia e Mercado
Objetivo da Firma A teoria do consumidor busca compreender como o indivíduo forma a demanda, tanto individual quanto total, e como consegue maximizar a.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
17/05/061 O Mercado: A Classificação da Marchal A classificação de J. Marchal, sintetiza parte da mesma linha de diferenciação adotada por Stackelberg.
Transcrição da apresentação:

LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO LONGO PRAZO FIRMAS MENOS EFICIENTES SAEM E ENTRAM OUTRAS MAIS EFICIENTES. 

MERCADO CONCORRÊNCIA PERFEITA OS PREÇOS CAEM ATÉ QUE TODAS AS EMPRESAS TENHAM UM LUCRO MÍNIMO. EMPRESÁRIOS ADAPTAM-SE AGOSTO MERCADO. FIRMAS QUE LUCRAM NO CURTO PRAZO, NO LONGO PRAZO SAEM DO MERCADO OU SE REESTRUTURAM PARA PERMANECER.

Condições para a ocorrência da concorrência perfeita: 1) mercado atomizado - existência de elevado numero de ofertantes e demandantes 2) homogeneidade do produto 3) transparência de mercado 4) liberdade para entrada e saída de empresas

CONCORRÊNCIA IMPERFEITA MONOPOLIO: UM GRANDE OFERTANTE COM PLENA CAPACIDADE PARA DETERMINAR PREÇOS. O MERCADO SE ADAPTA AO MONOPÓLIO.

O MONOPOLIO: OCORRE QUANDO: A)  CONTROLE POR UMA ÚNICA FIRMA DE UM OU MAIS FATORES PRODUTIVOS INDISPENSÁVEIS PARA A PRODUÇÃO DE OUTROS BENS; B)CONCESSÃO DE PATENTE

C) PORTE DO MERCADO OU ESTRUTURA DE CUSTOS PODE GERAR MONOPÓLIO NATURAL PORQUE EMPRESA PODE REDUZIR CUSTO MÉDIO POR UNIDADE À MEDIDA EM QUE AUMENTA A PRODUÇÃO... TORNA-SE MAIS EFICIENTE E MONOPOLIZA.  

ESTADO PODE IMPEDIR MONOPÓLIOS: 1)  DIVIDIR MONOPÓLIO ENTRE DUAS OU TRÊS FIRMAS 2)        IMPEDIR QUE SE FORME 3)        REGULAR OS JÁ EXISTENTES: Ø   IMPOSTOS E REGRAS Ø   FIXANDO PREÇOS Ø   EXIGIR PREÇOS PRÓXIMOS AOS QUE EXISTIRIAM EM UM MERCADO CONCORRENCIAL

OLIGOPÓLIO: NÚMERO REDUZIDO DE OFERTANTES PODEM INFLUENCIAR PREÇOS OLIGOPÓLIO: NÚMERO REDUZIDO DE OFERTANTES PODEM INFLUENCIAR PREÇOS. POSSIBILIDADES: CARTEL:PROPRIETÁRIOS UNEM-SE PARA COMBINAR PREÇOS TRUSTE:PROPRIETÁRIOS TRANSFEREM SUAS DECISÕES PARA AGENTES

MERCADO MONOPSÔNICO: MUITOS OFERTANTES E UM GRANDE DEMANDANTE  MERCADO OLIGOPSÔNICO: MUITOS OFERTANTES E POUCOS DEMANDANTES  MONOPOLISTA E MONOPSONISTA (monopólio nos dois sentidos)

MONOPÓLIO BILATERAL: Ocorre quando um monopsonista na compra de um fator de produção se defronta com um monopolista na venda desse fator....preço depende do poder de barganhar Desde 1960 o Brasil tem legislação para coibir abusos em defesa da concorrência e proteção aos consumidores: CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DIREITO ECONÔMICO, SEC. DE ACOMPANHAMENTO ECONÔMICO (SEAE) E SEC. DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO(SDE)

CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA: EMPRESAS DIFERENCIAM SEUS PRODUTOS PARA OBTER MONOPÓLIO POR UM BEM DIFERENCIADO.

CARACTERÍSTICAS DE MERCADO DE CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTiCA: 1) muitas empresas(pequenas ou grandes) 2) bens diferenciados (empresas vendem bens distintos, com características físicas, local, serviços, embalagens ou imagem associada ao bem) 3)margem de manobra para fixação de preços muito ampla 4) não há barreiras para entrada

CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTOS: A) FÍSICAS: BENS PODEM SER DIFERENCIADOS QUANTO À CORES, FORMATOS, TEXTURA, SABORES TAMANHOS. B) LOCAL: DIFERENTES APENAS OS LOCAIS DE VENDAS.

C) SERVIÇOS: TIPOS DE SERVIÇOS COMO BALCONISTAS, ENTREGAS À DOMICÍLIO, ON LINE, ASSISTÊNCIA TÉCNICA D) IMAGEM: PROPAGANDA (ASPIRINA, JEANS, etc)