Por que fazer ?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
Escola Superior de Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Docente: Edson Alencar Silva
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Programa Ler e Escrever
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Planejamento - Professor
O uso de novas mídias nas escolas
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Webquest.
REGISTROS.
Algumas causas dos problemas de aprendizagem na escola
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Estrutura do Relatório 1.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
Gerenciamento de Sala de Aula
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
UNIMINAS-União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Discente: Júlia Marques Faria Docente: Gilca Vilarinho Março/2006.
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Da avaliação ao acompanhamento
Orientações sobre o Estágio II
UNIMINAS – UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Polyana Vieira Mota de Faria Professora:
União Educacional de Minas Discente: Débora Luzia da Silveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilva dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
- Trata-se de um porta-fólio; - Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola; - Um material acumulado pelo desenvolvimento.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Ciclo de Aperfeiçoamento da Prática Profissional
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional. Webfólio Discente: Giovana Regina da Silva Professoras: Elsa Guimarães Oliveira.
O computador como Meio e como Fim...
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Método de Ensino.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
O papel pedagógico do órgão gestor
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Por que fazer ?

Em geral, os portfólios têm sido descritos como uma coletânea das evidências que documentam o desenvolvimento, as competências e as habilidades do indivíduo (Waterman, 1991). O valor de um portfólio está caracterizado no seu desenvolvimento (Ryan e Kuhs, 1993), especialmente porque o processo envolve a auto-reflexão, induzindo a auto-avaliação e oferecendo a oportunidade de sedimentar e ampliar o processo de aprendizagem.

O portfólio no seu conjunto, apresenta uma amostra das atividades desenvolvidas em sala, das capacidades de pesquisa, organização e sistematização da informação recolhida e da capacidade de reflexão e autocrítica.

‘A tarefa de fazer registros sobre o cotidiano escolar torna possível o distanciamento da ação e do que está escriturado, ajudando o educador a planejar, revisar e refletir diante da sua prática. Esta reflexão é um ponto importante para análise das competências profissionais, permitindo reajustes permanentes, contribuindo para a identificação de pontos positivos e negativos. Citando Miguel Zabala, "Sem olhar para trás, é impossível seguir em frente". É isto que os registros podem proporcionar.’ Pollyane Paiva http://www.pedagogia.com.br/artigos/registrosescolares/

É considerado mais uma técnica de avaliar o progresso dos alunos através de um conjunto de procedimentos contínuos, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo. Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de aprendizagem. Resumindo PORTFÓLIO não é um deposito de trabalhos “organizados”é sim um suporte para podermos observar e respeitar o ritmo e auxiliando e dialogando com os alunos sendo um ser singular. Assumimos então uma estratégia conjunta de reflexão ,ação e avaliação. 

Como organizar um Portfólio? Definição: É um dossiê onde são colocados trabalhos organizados, devidamente planejados ao longo de um período de tempo.

O que deve conter? Construção: Título (reflexivo do processo/trabalho); Mapa de percurso, com as competências e habilidades desenvolvidas; Orientação geral (visão da melhoria das atitudes e conhecimento); Todas as atividades dos alunos (datadas), fornecendo informações sobre os progressos e as diversas intervenções ; Informações das aprendizagens e experiências; Fonte/Referência do conteúdo abordado; Conclusão; Análise dos Resultados, caso opte por uma avaliação final: uma tabela apresentando o resultado de problemas certos, errados e em branco, com respectivas porcentagens.

Como organizar? Capa (1ª folha); Apresentação (2ª folha); Sumário ou Índice (3ª folha): Sequência dos tópicos e suas respectivas páginas; Introdução (4ª folha):Objetivo do portfólio servindo de apresentação da orientação à seu leitor sobre o que encontrará no decorrer de todo o processo;

Internet: http://wwwpt.wikipedia.org/wiki/%C3. acesso em 7 de set.2013 5) Desenvolvimento: Fazer uma abordagem sobre os diversos temas desenvolvidos no decorrer do trabalho, por aluno; 6) Conclusão: O que você aprendeu? Quais suas descobertas, dificuldades, avaliação, o que teria que continuar sendo desenvolvido, o que deve ser melhorado? 7) Bibliografia. Ex.: livros: LINHARES,Gustavo, GIGRWANDSZNAJDER, Fernanda. Matemática: volume único. 1 ed. São Paulo: Ática, 2013. Internet: http://wwwpt.wikipedia.org/wiki/%C3. acesso em 7 de set.2013

O que vai ser avaliado? O cuidado na apresentação; A identificação organizada/sequenciada por nome dos alunos (ex. plásticos ou pastas); A seleção e diversidade dos trabalhos, por aluno; A correção e adequação dos processos e produtos apresentados; A reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos; A evolução ao longo do trabalho; Os diagnósticos das dificuldades sentidas pelos alunos; As oportunidades de ajuda e crescimento mútuo. fonte: http://projetodedependencia-ierp.blogspot.com

Rimaceia Silva Boldrin – PCNP de Física Valdemir Augusto Pinheiro – PCNP de Filosofia