Indicadores de Governança Pública. ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE OS TRIBUNAIS DE CONTAS, ATRICON E IRB.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MAPA DO ACESSO Um estudo da ABRAJI sobre direito de acesso a informações públicas no Brasil.
Advertisements

GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
Avaliação do Plano Plurianual
Alcance e Diretrizes da LAI
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público
Ministério Público do Estado do Paraná
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Controle de Recursos Públicos
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
2009.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
Ministério da Cultura.
CGU CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Março/2013.
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Minas Gerais.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Modelo Estadual para Interoperabilidade de Sistemas Ferramenta de transparência e controle.
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE AUDITORIA GERAL GERÊNCIA DE AUDITORIA DE PESSOAL CONSELHO DE POLÍTICA FINANCEIRA - CPF.
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Fórum de Secretários Executivos
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Termo de Compromisso de Gestão TCG
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
Plano de Trabalho para 2005 Natal / RN, 02 de setembro de 2004 Ministério dos Transportes Fórum Nacional de Secretários de Estado de Transportes C I D.
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS E CONSELHEIROS DO SISNAMA EM SANTA CATARINA.
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
CRP - 12/08/2010. Pauta – 18h30 às 20h min - Informes: Debate Público na Assembléia – 27/08 Tramitação PL-SUAS - Federal Tramitação do PL-SUAS.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Projeto: Construção da Política Nacional Ação: Socialização do Relatório Final da I CNDRSS: informações gerais Brasília/DF junho de 2009.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Audiência Pública para Sistemática de Monitoramento Projeto Piloto de Investimentos Processo de Contratação do Monitoramento Brasília, Maio de 2007 COAPI.
Excelência na Gestão Pública
Coordenação e Colaboração entre Controle Interno e Controle Externo
Transferências Voluntárias da União setembro de 2008.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
MAPA DE ACESSO A INFORMAÇÕES PÚBLICAS Desde 2007, a Abraji vem realizando anualmente, com a ajuda de voluntários, uma pesquisa para medir o grau.
A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO TCM Bahia Agosto/2014 Ministro João Augusto Ribeiro Nardes Presidente.
O papel do Tribunal de Contas no apoio à sustentabilidade econômica dos municípios do Brasil.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
Levantamento de governança de segurança pública: Diagnóstico da Secretaria Nacional de Segurança Pública e das organizações de segurança pública estaduais.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

Indicadores de Governança Pública

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE OS TRIBUNAIS DE CONTAS, ATRICON E IRB

Objetivo Geral do Trabalho Levantar as principais características do sistema de governança pública e de aquisições adotado por entes públicos em todas as esferas

Finalidades do Trabalho Fornecer aos gestores orientações sobre como amadurecer as estruturas de governança e gestão para aumentar a efetividade das ações governamentais Identificar casos de boa governança e gestão para estudos futuros Subsidiar avaliações de risco, pelo Tribunal de Contas competente, de mau uso dos recursos

Instrumento de Avaliação Documento que reúne e organiza boas práticas de governança pública É aplicável a órgãos e entidades da administração pública Será complementado com outros modelos nacionais e internacionais para governança e gestão das aquisições

Instrumento de Avaliação (questionário)

Tipos de Questionários (02) CompletoSimplificado Governança Pública14661 Governança e Gestão das Aquisições 8651 Total232112

Processo de Avaliação 1.Divulgação do trabalho 2. Apresentação dos questionários e encaminhamento do código de acesso 3.Recebimento das propostas (até 30 de setembro) 4.Análise das informações 5.Cálculo dos índices 6.Envio dos relatórios de feedback

Infraestrutura de Pesquisa

Seleção dos Respondentes Esfera municipal Municípios com menos de 100 mil habitantes - Prefeito e Presidente da Câmara de Vereadores responderão, cada um, a um questionário simplificado Municípios entre 100 mil e 1 milhão de habitantes - Prefeito e Presidente da Câmara de Vereadores responderão, cada um, a um questionário completo

Seleção dos Respondentes Municípios acima de 1 milhão de habitantes - Cada organização (*) do Poder Executivo Municipal responderá a um questionário completo -Prefeito e Presidente da Câmara de Vereadores responderão, cada um, a um questionário completo (*) Administração Direta (todas as Secretarias) e, Administração Indireta (organizações indicadas pelo TC)

Seleção dos Respondentes Esfera estadual Cada organização do Poder Executivo responderá, cada uma, a um questionário completo Titulares do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos Tribunais de Contas responderão, cada um, a um questionário completo Esfera federal Cerca de 400 organizações responderão, cada uma, a um questionário completo

Não serão divulgadas informações individuais neste trabalho, apenas informações consolidadas

Autoavaliação como 1º passo para governar... Monitorar Dirigi r Avalia r Governança

Resultados esperados (curto prazo) Obtenção de DiagnósticoDifusão de Boas Práticas

Importância do Trabalho O maior beneficiado é o gestor público O maior beneficiado é o gestor público – Não há ingerência dos Tribunais de Contas na definição das ações ou prioridades – O diagnóstico é útil para o gestor planejar suas ações de melhoria

Sugestão de Procedimento Operacional 1º -Acessar o questionário e inserir os dados de identificação, inclusive do interlocutor 2º -Imprimir o questionário para usar como papel de trabalho 3º -Coletar as respostas das diversas áreas 4º -Esclarecer dúvidas utilizando canal oferecido pelo TCM - 5º -Consolidar as respostas 6º -Aprovar as respostas (alta administração) 7º -Enviar as respostas pela Internet

Não enviar questionários em papel Não enviar questionários em papel