Gerenciamento de Projetos Digitais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
GESTÃO DE PROJETOS CRONOGRAMA - GRÁFICO DE GANT
Atividades genéricas Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Professor Roberto Petry
EVA - Introdução O que é EVA?
PMBoK.
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
PMBoK Project Management Body of Knowledge
O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto
Gerenciamento do escopo do projeto
Gerenciamento da qualidade do projeto
Gerenciamento de custos do projeto
11. Gerenciamento de riscos do projeto
Gerenciamento de aquisições do projeto
Gerenciamento de tempo do projeto
Gerenciamento da Integração
Os processos de gerenciamento
Auditoria de Segurança da Informação
Planejamento do gerenciamento de riscos
Projeto em Engenharia de
Gerenciamento de Projetos e
Análise de Valor Agregado – GVA Exercícios
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Gerenciamento do Escopo
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Visão Geral PRO.NET.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
PMBOK 5ª Edição Capítulo 11
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
PMBOK 5ª Edição Capítulo 12
1 / 23 Controle de ações É o gerenciamento ativo, diário, dos riscos Ocorre ao mesmo tempo do gerenciamento do projeto Inclui a implementação do plano.
Projeto: Capacitação em GP
Gerenciamento da Integração
O título deve ser curto e objetivo
Gerência de Projetos de TI 11
Baseado no Ciclo PDCA aplicado ao Gerenciamento de Obras
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Aula 4: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Escopo
Gerenciamento de Integração.
Elaboração e Análise de Projetos
Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento de Risco
VALOR AGREGADO – EARNED VALUE INTRODUÇÃO Técnica de gerenciamento de projetos utilizada a mais de 5 décadas, foi criada pelo governo americano nos anos.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Gerência de Projetos de TI 7. Gerência de Custos – Slide 1 Gerência de custos  É um conjunto de processos que cuidam de: Estimativa de custos:  Estima.
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
FTAD – Módulo de Planejamento Gestão de Projetos
Interação entre grupos de processos
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Análise de Valor Agregado
Gerenciamento de Custos
Capítulo 8 Mãos à Obra.
Integração.
Aula 10 – Execução, Monitoramento & Controle e Encerramento
Aula 3: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Integração
Aula 5: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Custo
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
Visão Geral da Gestão de Projetos
Gerenciamento de Projetos Digitais
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
GERENTE DO PROJETO TÍTULO DO PROJETO dd/mm/aaaa 1 Reunião de Acompanhamento do Projeto.
Transcrição da apresentação:

Gerenciamento de Projetos Digitais Módulo 5 I Processos de Monitoramento , Controle e Encerramento

Prof. Alexandre Bessa

Apresentação Prof. Alexandre Bessa Formado em comunicação na ECA-USP e pós-graduação em economia na FIPE, é gerente de marketing de produtos com experiência em projetos de comunicação, branding e economia. Trabalha há 15 anos em empresas de mídia interativa, atuando em comunicação integrada para aquisição, retenção e engajamento do público alvo. Nesse período, realizou projetos com clientes como DaimlerChrysler, Ambev, Claro, Coca-Cola e Banco Real. Montou lojas online para Claro (2003) e para Electrolux (2005). No Yahoo!, foi responsável pelo Yahoo! Mail na América Latina, no qual além de responder pelos KPIs do produto, conduziu a comunicação para transição de plataformas de email e abriu frentes de aquisição de novos usuários em Cybercafes. Hoje trabalha na filial brasileira da Amazon, na qual fez o lançamento da Loja Kindle no Brasil; no dia a dia, é responsável pelas métricas e por criar campanhas e promoções para ativar e manter clientes.

Agenda Processos de Monitoramento e Controle Monitorar e controlar o projeto Controle Integrado de Mudanças Escopo (verificar, controlar) Controle de cronograma Controle de custos Controle de Qualidade Reporte de desempenho Riscos (Monitorar e Controlar) Administrar Aquisições Processos de Encerramento Conclusão

Processos de Monitoramento e Controle Monitoramento e o controle do projeto ocorrem em paralelo a sua execução e aos demais grupos de processos, conforme gráfico abaixo: Iniciação Planejamento Execução Enc. Monitoramento e Controle

Processos de Monitoramento e Controle Monitorar X Controlar Monitorar: Observar os indicadores do projeto Ex.? Controlar: Tomar ações corretivas com intuito de equilibrar os indicadores atuais com Planejado Ex.: ?

Processos de Monitoramento e Controle

Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Processo que permite ao GP o acompanhamento, avaliação e regulaçao do progresso do projeto Relatórios emitidos (quantitativos): Evoluçao de Escopo Tempo Custos do Projeto

Realizar controle integrado de mudanças GP deve avaliar todas as solicitações feitas ao longo do projeto e classificá-las em: Solicitação sem impacto Solicitação com baixo impacto Solicitação com impacto moderado Solicitação de alto impacto Estes impactos podem afetar qualquer área de conhecimento. As mais comumente afetadas são: Tempo, Custos, Riscos, Qualidade e Escopo.

Realizar controle integrado de mudanças Modelo de documento “Change Request

Escopo Verificar Escopo É o processo de formalização de aceitação de cada entrega realizada, passando por 3 níveis: GP, Patrocinador Interno, Cliente.   Controlar Escopo É o processo de acompanhamento do escopo, tanto do projeto quanto do produto, para que seja possível a atualização da declaração do escopo.

Escopo

Controlar Cronograma Controlar Cronograma É o processo de acompanhamento do cronograma, para que seja possível a atualização da linha de base Alterações nos prazos devem ser reportadas a todos os envolvidos o mais breve possível!

Controlar Custos Controlar Custos É o processo de acompanhamento dos custos, para que seja possível a atualização da linha de base.

Controlar Qualidade Realizar o controle da qualidade É o registro do andamento das atividades que garantem a qualidade das entregas e avaliação dos seus resultados.

Por isso é muito importante um alinhamento prévio de expectativa Controlar Qualidade Qualidade: Como gerenciar algo que pode ser relativo? QUALIDADE EM UM PROJETO ESTA RELACIONADO A SATISFAÇÃO DO CLIENTE PERANTE A ENTREGA, CONFORME O PLANEJADO. Por isso é muito importante um alinhamento prévio de expectativa

Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Linha de base monitoramento e o controle só podem ser feitos através da análise comparativa, ou seja, aquilo que foi planejado versus aquilo que foi executado. E o planejamento inicial das áreas de conhecimento, principalmente Escopo, Riscos, Tempo e Custos, é chamado de linha de base.   Abaixo temos o exemplo da comparação da linha de base do cronograma com o cronograma atual.

Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Linha de base Cada área de conhecimento pode ter seu baseline, de forma genérica, Independente da sua forma, ele deve dar a visão do caminho planejado para o projeto e qual sua situação atual. Exemplo de baseline de custos: Custo estimado X Custo real

Reportar o desempenho Análise de Valor Agregado (GVA) Através da coleta de dados, a Análise de valor agregado pode indicar rapidamente quais são as variações de Custos e Cronograma do projeto. Esta técnica conta com variáveis que permitem o cálculo do desempenho do projeto, sendo elas: Valor Planejado (PV) : O que planejamos executar até a data? Valor Agregado (EV): Quanto efetivamente executamos? Custo Real (AC): Quanto efetivamente gastamos naquilo que executamos? Orçado na Conclusão (BAC): Qual o valor total orçado do projeto? Variação de Custo (CV): CV=EV-AC Variação de Prazo (SV): SV=EV-PV Indicador de Desempenho de Custo (CPI): CPI = EV/AC (deve ser 1) Indicador de Desempenho de Prazo (SPI): SPI=EV/PV (deve ser 1) Estimado para completar (ETC): Valor total que falta para completar o projeto: ETC=BAC-EV Estimativa na Conclusão (EAC): Valor total estimado para o projeto (Novo orçamento): EAC = AC +ETC

Reportar o desempenho Análise de Valor Agregado (GVA) I Na prática A princípio a técnica de análise de valor agregado pode parecer complexa, mas acreditem, não é. E para mostrar sua simplicidade, vamos ver um exercício através de um projeto de pintura de parede.   Dados do Projeto: Escopo: Pintar uma parede de 6 metros na cor azul Duração: 1 dia (8 horas úteis) Custo: 100 reais de mão de obra e 100 reais de tinta. Total = 200 reais. Vamos imaginar que o projeto tenha se iniciado, e que o empreiteiro foi verificar o andamento do projeto após 4 horas de trabalho. Ele esperava ver 50% do trabalho concluído (PV = 50%), e a utilização de metade da tinta comprada (AC=50%), porém ele se deparou com o seguinte status: Conclusão de 40% (EV = 40%) e o custo de material equivalente a 60% (AC=60%). Com estes dados podemos montar a tabela abaixo:

Reportar o desempenho Na prática projeto está atrasado e no final ficará mais caro que o planejado. Através dos indicadores de SPI e CPI é possível analisar se o projeto está performando conforme planejado. Com isso, os relatórios de status devem sempre conter SPI e CPI para que sejam tomadas decisões corretivas.

Reportar o desempenho Na prática projeto está em dia!

Reportar o desempenho Representação gráfica das tabelas acima

Reportar o desempenho Reportar o desempenho É o processo de coleta de dados, geração de relatórios e distribuição dos mesmos para os stakeholders. Ex.

Riscos Monitorar e Controlar Riscos É o processo de implementação de respostas aos riscos identificados, além da identificação e monitoramento de novos riscos.

Riscos Monitorar e Controlar Riscos É o processo de implementação de respostas aos riscos identificados, além da identificação e monitoramento de novos riscos.

Aquisições Administrar as aquisições É o processo de monitoramento e gerenciamento dos fornecedores e contratados e seus devidos contratos. Este processo depende muito do fluxo de cada empresa. O importante para o GP é garantir a formalização do contrato e seus serviços.

I P C E Grupos de Processos Monitoramento e o controle do projeto ocorrem em paralelo a sua execução e aos demais grupos de processos. Os grupos de processos podem ser retomados sempre que possível. I P E M&C C

Processo de Encerramento Dentro do ciclo de vida do projeto ele tem: INÍCIO > MEIO > FIM Encerrar o projeto ou fase Responsável pelas seguintes atividades Obter a aceitação do produto final Documentar as lições aprendidas Revisar a metodologia e os processos da empresa devido a aprendizados Documentar todo histórico do projeto em lugar adequado Avisar os stakeholders que a fase ou projeto foi encerrado e liberar os membros da equipe Encerrar aquisições Tão simples quanto formalizar aos parceiros que o projeto foi encerrado e revisar o contrato, caso necessário.

Processo de Encerramento Resumo de documentos gerados Como citado no início do treinamento, não se pode usar mais energia para planejar e gerenciar um projeto do que para executá-lo. Por isso é importante observar quais documentos e processos realmente devem ser utilizados. Lista de documentos possíveis

Conclusão Passando por todos os processos demonstrados até aqui, o seu projeto terá maiores chances de sucesso! De uma forma bastante resumida, um projeto precisa de: Um GP que atue como um verdadeiro líder Ter seus objetivos claros e entendidos por todos os stakeholders Planejamento adequado das 9 áreas de conhecimento, de acordo com o PMBOK (integração, comunicação, riscos, recursos humanos, aquisições, tempo, custos, escopo, qualidade) Que a execução seja acompanhada de perto pelo GP, pelos líderes das áreas envolvidas e pelo cliente Monitoramento e Controle adequados, para que seja percebida qualquer variação sobre o que foi planejado Um encerramento adequado, pois projeto sem fim não é um projeto, é um castigo.

O que o Mercado e os clientes esperam? O Que esperam de um GP? O que o Mercado e os clientes esperam? Como as demais áreas entendem o papel do GP? Discussão em Sala de Aula

Obrigado! Prof. Alexandre Bessa