Eixo 1 Tecnologias Assistivas Facilitadoras do Processo de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
Advertisements

Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Regina Célia Baptista Belluzzo
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
A noção de nautonomia, ou seja,
Andréia Cabral Colares Coordenadora
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
UM OLHAR SOBRE A TRÍADE PNES - ESCOLA FORMADORA –
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Projeto Cidadania.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
IV Congresso Internacional das AVAPES de Reabilitação e Inclusão
ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA MOVIMENTO. O MOVIMENTO O MOVIMENTO é a base da vida.... está basicamente relacionado com tudo o que tem a ver com o ser humano,
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Departamento de RH – Qualidade de vida
Projeto Brincar para Vencer
RELATO DE EXPERIÊNCIA PARCERIA DA APAE DE
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Escola de Educação Especial
CARTA DE BELO HORIZONTE
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
Psicologia Organizacional.
PROJETO MERGULHAR Belo Horizonte 2013
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Gabriel Bastos Machado
APAE de Campinas
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Gestão Estratégica de Pessoas
Curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores.
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
Universidade Estadual do Piauí O NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS
Assistente Administrativo e Financeiro
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Chegamos ao final do ano de 2014
Medidas Ativas de Emprego
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
Integrar Consultoria Organizacional1. 2 UM BREVE HISTÓRICO DA NOSSA EMPRESA Fundada em 2005, a Integrar Consultoria e Assessoria Organizacional Ltda,
Encontro Estadual do PMAQ
Saúde do Trabalhador: Fisioterapia do Trabalho, Ergonomia e Ginástica Laboral Celine.
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO FELIZ / SP CENTRO DE CONVIVÊNCIA AMPLIANDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA IDADE.
Diversidade - Pessoas com Deficiência 22 de Setembro de 2007 São Paulo, 22 de Setembro de 2007 Capacitação Profissional e Inserção da Pessoa com Deficiência.
Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013.
Transcrição da apresentação:

Eixo 1 Tecnologias Assistivas Facilitadoras do Processo de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Mesa 2 Depoimentos de Empregadores Sobre Ajudas Técnicas e Adaptações Utilizadas na Inserção da Pessoa com Deficiência Intelectual no Emprego

Da Colocação Seletiva ao Mercado de Trabalho: Uma parceria de sucesso Relato de Experiência da APAE Pedro Leopoldo por Isabel Cecilia Oliveira Magalhães

Marcos: 2006 – Primeira parceria para Colocação Seletiva; 2007 - Nota Técnica nº 252/07 do Ministério do Trabalho e Emprego; 2010 – MECAN – Propõe a parceria com execução de atividade integrada à sua linha de produção; 2010 – Em dezembro – contratação dos primeiros funcionários.

2011 – Protocolo de Intenções; 2012 – Início da construção da sede da filial MECAN em Pedro Leopoldo; 2013 – Inauguração do Núcleo de Colocação Profissional e contratação de novos funcionários.

QUAIS SERVIÇOS E AJUDAS TÉCNICAS FORAM UTILIZADAS QUAIS SERVIÇOS E AJUDAS TÉCNICAS FORAM UTILIZADAS? - Identificação da atividade laboral – visita à linha de montagem – borboletas. - Avaliação do potencial de produção individual – estabelecidas metas diárias diferenciadas.

QUAIS SERVIÇOS E AJUDAS TÉCNICAS FORAM UTILIZADAS QUAIS SERVIÇOS E AJUDAS TÉCNICAS FORAM UTILIZADAS? - Confecção de adaptações individualizadas para os funcionários com comprometimento motor.

- Estágio não remunerado Anterior à contratação, para avaliação do perfil laboral de usuários com maior necessidade de apoio, inclusive de adaptação à rotina. - Treinamento da habilidade manual Relacionadas à execução da borboleta. - Apoio para mediação dos eventuais conflitos Comportamentais, interpessoais, profissionais. - Avaliação da postura e condutas Correções regulares/ ergonomia.

Capacitação profissional – Palestras sobre temas gerais que impactam no trabalho: direitos e deveres dos trabalhadores, higiene pessoal e do ambiente de trabalho, administração financeira, importância e cuidados com a medicação, relações de trabalho, benefícios, hierarquia, etc.

- Ginástica laboral – treinamento e execução diária sob supervisão da fisioterapeuta. - Abordagem e mediação junto às famílias, sempre que necessário.

RESULTADOS Aumento do número de usuários com deficiência intelectual e múltipla colocados; - Colocação de pessoas com quadros graves: dois com autismo, um com ostomia, várias síndromes e quadros motores e neurológicos; - Concretização das habilidades aprendidas na formação profissional. - Satisfação dos funcionários e das famílias. - Melhora na qualidade das condições de trabalho. - Melhora na organização e dinâmica profissional.

O QUE FAZER PARA AVANÇAR COM A PARCERIA O QUE FAZER PARA AVANÇAR COM A PARCERIA? - Proporcionar novas frentes de trabalho. - Estimular a Motivação, em especial durante o período de ócio; - Propiciar adequação do novo formato de trabalho: - Mudança de paradigma: Saída do ambiente “Escola” para “Empresa” envolvendo junto a estes as famílias e os próprios funcionários.

- Melhorar a administração da rotina: Disseminação de informações, férias, calendário, relação com a empresa, hierarquia. - Assistencialismo X Profissionalismo: Legislação trabalhista / Regras da empresa. - Reconhecimento da autonomia para uso dos benefícios, em especial nas questões de saúde.

- Maior aproximação Empresa/ Família – ter a MECAN como referência - Maior aproximação Empresa/ Família – ter a MECAN como referência. - Maior aproximação Empresa/ Funcionários aplicação dos programas – CIPAT, segurança, comemorações, outros.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A concretização do direito ao trabalho pelas pessoas com deficiência intelectual e múltipla exige das instituições, famílias e empresas uma articulação que busque nas ajudas técnicas e de acessibilidade para construção de ambientes favoráveis à permanência desses funcionários em seus postos de trabalho.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Esse avanço nos leva a considerar que a parceria entre a Mecan, APAE, funcionários e família tem sido uma “PARCERIA DE SUCESSO” e que pode ser replicada em prol da inclusão social dos usuários.

PARCERIA DE SUCESSO!!

OBRIGADA!