Seminário Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º CEB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Advertisements

Conceitos iniciais de trigonometria e ângulos
Programa Ler e Escrever Matemática
E. M. Altina Olívia Gonçalves
E.B.1 de Vila Cortês da Serra
TRAPÉZIO ISÓSCELES Trapézio cujos lados não paralelos são congruentes. Neste caso, existem dois ângulos congruentes e dois lados congruentes. Este quadrilátero.
Geometria no Programa de Matemática do Ensino Básico esev aeep
Os sólidos geométricos
Geometria.
Portfólio da turma 3 (1º e 3ºanos)
DOIS POR UM! Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Interpretação geométrica; Modelos matemáticos; Argumentação geométrica.
Áreas de Figuras Planas
PARALELISMO.
GEOMETRIA.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Materiais Pedagógicos no ensino da Matemática nas séries iniciais
Pentaminós e Planificação do Cubo
Quadriláteros.
Ângulos.
Curso de formação “O ensino da geometria no 1º ciclo”
CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
SEMANA DA MATEMÁTICA FÓSFOROS
Desenvolvimento do Raciocínio em Geometria
Percepção do Espaço Pela Criança
Introdução ao conceito de Multiplicação
Colégio Estadual “Antenor Padilha”.
mathsisfun Aceder de 2 formas aos conteúdos Por anos de escolaridade, incluindo o jardim de infância por temas : geometria, puzzles,números.
Encontro com Orientadores Pedagógicos
REGULARIDADES E PADRÕES
1ª OFICINA.
“O círculo e a circunferência”
Jogo dos Polígonos Finalidades didáticas
CENTRO DE FORMAÇÃO DE ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DO CONCELHO DE OVAR
Desenvolvimento do conceito de número no 1.ºano
ESTATÍSTICA “A ESTATÍSTICA é o ramo da matemática em que se recolhe, organiza, representa e trata, os dados relativos a uma determinada população.”
Áreas de Figuras Planas
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO 06/07/2007 “RESOLVENDO PROBLEMAS”
Profª Eleida da Silva Arce Adamiski
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
Curso de formação continuada – PNAIC – 2014
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
A GEOMETRIA.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
ÂNGULOS Professora autora: Maria Helena Augusto Colégio Humboldt
1 Representa no geoplano figuras a teu
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES
Geometria Sólidos Geométricos Cubo Paralelepípedo Esfera Pirâmide
POLÍGONOS Professora Adriane.
Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra Cenforma Alcochete
TRIÂNGULOS.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA.
Equações do 1o grau com duas incógnitas
Conceitos e Procedimentos
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.
Es Vocacional de 3º ciclo do ensino básico
Polígonos Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
Trabalho realizado por:
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
Matemática D U Nome Data Ler e escrever números
Trabalho efectuado pelos alunos do 6º ano /07 CONCEITOS Sair do programa Apoio da Informática à disciplina de Matemática.
Matemática Decompor = 2 x ____ 300 = 3 x ____ 400 = 4 x ____
Sólido geométrico → é uma porção finita de espaço limitada por superfícies planas e curvas; é um objecto tridimensional, isto é, tem largura, comprimento.
Ensino Fundamental, 8º Ano
Volume de Prismas Retos
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Geometria dos Mosaicos
Transcrição da apresentação:

Seminário Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º CEB Formadora: Doutora Conceição Costa Formandas: Isabel Silva - EB1 Solum - 1º Ano, 23 alunos Luísa Moreira - EB1 Montes Claros - 4º Ano, 18 alunos

Materiais no ensino/aprendizagem da Matemática

Dominó de ângulos Descrição do material Interesse didáctico Dominó constituído por 28 peças. Cada peça é composta por duas partes em que uma tem o desenho de um ângulo e a outra tem o valor de uma amplitude. Interesse didáctico Consolidar o conceito de ângulo; Desenvolver a capacidade de comunicação; Favorecer a agilidade de raciocínio; Estimular o gosto pelo desafio; Desenvolver estratégias pessoais.

Dominó de pintas Descrição do material Interesse didáctico Dominó constituído por 28 peças. Cada peça de cartão é formada pela junção de 2 quadrados, com um lado comum. Interesse didáctico Efectuar a contagem racional de 1 em 1; Comparar quantidades; Desenvolver a noção de invariância da quantidade; Ler e escrever numerais; Compor e decompor números; Ordenar números inteiros em sequências crescentes e decrescentes; Trabalhar informalmente as operações (adições e subtracções); Representar simbolicamente as operações; Preencher, ler e interpretar uma tabela de dupla entrada.

Colares Descrição do material Interesse didáctico Contas de madeira coloridas introduzidas num fio. Interesse didáctico Reconhecer padrões; Construir padrões; Representar padrões; Ler e escrever números; Compor e decompor números; Calcular somas; Praticar o cálculo mental; Efectuar contagens de 2 em 2 e de 3 em 3; Explorar o conceito de dobro; Preencher uma tabela de dupla entrada.

Tangrans Descrição do material Interesse didáctico: Puzzle de origem chinesa, composto por sete figuras geométricas, com as quais se formam inúmeras silhuetas distintas. Interesse didáctico: Fazer composições com figuras geométricas; Construir padrões; Desenvolver a actividade lúdica e perceptiva; Estimular intensamente a criatividade;

Cubos Descrição do material Interesse didáctico Pequenos cubos coloridos, em madeira. Interesse didáctico Construção de poliedros; Construção de poliedros diferentes com 8 cubos de volume; Medir volumes; Calcular áreas de superfície de poliedros.

Material multibásico Descrição do material Blocos que formam um bom modelo do nosso sistema de numeração decimal; Composto por cubos grandes, placas, barras e cubinhos pequenos. Interesse didáctico Dar o conceito decímetro cúbico a partir do decímetro quadrado.

Panfleto da CP Descrição do material Interesse didáctico Panfleto de horário de comboios fornecido pela CP. Interesse didáctico Para trabalhar números complexos.

Corpo Interesse didáctico: Explorar o conceito de volta, meia volta, um quarto de volta. Explorar o conceito de ângulo recto.

Palhinhas Descrição do material Interesse didáctico: Palhinhas de plástico. Interesse didáctico: Trabalhar o conceito de ângulo dinâmico; Representar ângulos; Comparar ângulos.

Geoplano quadrangular Descrição do material Tabuleiro de plástico, de forma quadrangular, onde se encontram distribuídos uma espécie de pregos 5x5. Elásticos de cores diferentes. Interesse didáctico Identificar figuras geométricas no geoplano; Comparar figuras geométricas planas; Identificar lados e vértices de quadriláteros; Reconhecer interior, exterior e fronteira de uma figura geométrica plana; Fazer composições com figuras geométricas no geoplano; Reproduzir, em geopapel, a representação de figuras geométricas; Efectuar contagens; Desenvolver a memória visual; Desenvolver a percepção da figura-fundo; Desenvolver as relações espaciais.

1ª TAREFA Construção de figuras dos alunos num geoplano quadrangular de 5x5, segundo a imaginação. Respostas dos alunos: 2ª TAREFA Representação de quadrados. Respostas dos alunos:

3ª TAREFA 4ª TAREFA Construção de quadriláteros Resposta dos alunos: Construção, pela professora, da figura abaixo representada. Identificação das figuras geométricas, contagem dos pregos que estão na fronteira e reprodução da figura no geoplano após ser observada durante alguns minutos. Reprodução, por parte dos alunos, da mesma figura depois da professora a retirar do seu campo de visão.

Geoplano circular Descrição do material: Interesse didáctico: Tabuleiro de plástico, de forma quadrada, onde se encontram distribuídos uma espécie de pregos formando uma circunferência com um prego no centro. Elásticos de cores diferentes. Folha de papel representando o ponteado do geoplano circular. Folha de papel com vários ponteados circulares mais pequenos. Interesse didáctico: Representar ângulos no geoplano; Comparar ângulos; Identificar amplitudes; Comparar amplitudes.

1ª TAREFA A tarefa consistiu basicamente na representação de ângulos rectos, agudos e obtusos com elásticos de várias cores, no geoplano. A professora ia pedindo que com o elástico vermelho representassem um ângulo com 90º, com o verde representassem um ângulo com uma amplitude inferior a 90º e com o elástico azul representassem um ângulo com uma amplitude superior a 90º. Ao mesmo tempo pedia que dissessem o nome dos ângulos que tinham representado. 2ª TAREFA Numa folha de papel representando o ponteado do geoplano circular, desenhar os diferentes tipos de ângulos que desenharam no geoplano de plástico. Resposta dos alunos:

3ª TAREFA Numa folha de papel com vários ponteados circulares mais pequenos os alunos desenharam ângulos com diferentes amplitudes. Desenharam um ângulo com 90º, um ângulo com 180º, um ângulo com 105º… Com esta actividade pretendia-se consolidar conceitos anteriores. Resposta dos alunos:

Papel Composição de figuras Descrição do material Interesse didáctico Rectângulos cortados ao longo de uma das diagonais. Figuras construídas unindo 2 ou 4 triângulos (só se juntam os lados que têm o mesmo comprimento) Interesse didáctico Identificar figuras geométricas: rectângulos, triângulos, paralelogramos e “papagaios”. Identificar os lados e os vértices das figuras geométricas; Distinguir vértices opostos e adjacentes; Traçar a diagonal de um rectângulo; Comparar figuras; Identificar rectas paralelas; Fazer composições de figuras com triângulos juntando só os lados com o mesmo comprimento; Desenvolver a percepção da figura – fundo; Desenvolver as relações espaciais; Desenvolver a constância perceptual.