Aula02 Variáveis População e amostra Prof. Diovani Milhorim

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AMOSTRAGEM MÉTODOS PROBABILÍSTICOS
Advertisements

ESTATÍSTICA PARA QUALIDADE
PANORAMA HISTÓRICO Desde a antigüidade, conta-nos a Bíblia Sagrada era realizado o levantamento do povo judaico, para fins de guerra . Na Idade Média,
Amostragem: noções básicas Metodologia Científica
Estatística Generalidades
Estatística Aula 17 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
. Capítulo 1 Introdução à Estatística Capítulo 1 Introdução à Estatística Prof. Paulo Renato de Morais ESTATÍSTICA APLICADA.
COVARIÁVEIS Revisão de Variáveis Prof. Ivan Balducci FOSJC / Unesp.
Primeiros Conceitos de Estatística
ESTATÍSTICA BÁSICA.
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
Métodos Quantitativos
Métodos Quantitativos
ENERBIO - PLANEST ESTATÍSTICA Professor Carlos Efrain Stein.
Estatística Marco Antônio.
Estatística e Probabilidade
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Estatística Descritiva
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
ESTATÍSTICA.
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
Levantamento de Dados Estatísticos.
Prof. M.S.c. Fabricio Eduardo Ferreira
Métodos Quantitativos II
O que é Estatística, afinal de contas?
Estatística Descritiva
Técnicas de amostragem
Estatística Inferencial (cap. 7 Martins)
ESTATÍSTICA BÁSICA.
Introdução à Estatística
NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA
POPULAÇÃO-ALVO E AMOSTRA Capítulo 10 – Richardson
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Prof.° Helenton Carlos da Silva
Matemática Financeira
ESTATÍSTICA REVISANDO CONCEITOS...
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados ESTATISTICA Aula 1 1PROF: CÉLIO SOUZA.
Estatística Geral (Elementos de Probabilidade)
INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Esquematicamente, temos:
MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)
Definição de Estatística
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
ESTATÍSTICA - Princípios
Aula 3 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
ESTATISTICA Aula 1 PROF: CÉLIO SOUZA.
III - Amostragem Prof. Herondino.
Conceitos Básicos – Amostragem e Amostras
Estatística tem objeto e métodos próprios
Introdução à Estatística
POPULAÇÃO População Estatística: é o conjunto de entes portadores de pelo menos uma característica comum. Ex: Os estudantes, constituem uma população,
Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli.
ESTASTÍSTICA APLICADA
Estatística Básica usando o
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
ESTATÍSTICA.
Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
ESTATÍSTICA: Conceitos básicas Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 05 de fevereiro.
Principais tipos de estudo descritivos Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina UNIFESP.
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes Amostragem.
1 A AMOSTRAGEM NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Dr. Roberto Morais.
TIPOS DE AMOSTRAGEM Profª Juliana Schivani TIPOS DE
Transcrição da apresentação:

Aula02 Variáveis População e amostra Prof. Diovani Milhorim Estatística Aula02 Variáveis População e amostra Prof. Diovani Milhorim

Variável É o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. É a característica ou propriedade da população que está sendo medida. Ex.: População: moradores de uma cidade Variável : número de filhos População: alunos de Administração Variável : sexo

Variável Antes de tudo, é necessário que se tenham bem definidas quais características deverão ser verificadas. Ex.: Alunos de uma escola. (Universo Estatístico ou População). Dentro da população, é preciso definir quais as características que nos interessa averiguar. Ex. idade, sexo, estado civil, etc. A escolha da variável dependerá dos objetivos do estudo estatístico.

Variável CLASSIFICAÇÃO DA VARIÁVEL Pode ser: A) QUANTITATIVA DISCRETA CONTÍNUA B) QUALITATIVA NOMINAL ORDINAL

Variáveis Quantitativas Quando pode ser expressa em números. Ex: quantidade de valores de notas de uma moeda quantidade de sabores de refresco duração de uma bateria de telefone celular número de ossos existentes em um animal

Variáveis Quantitativas Quantitativas DISCRETAS: Quando os valores podem assumir apenas determinados valores e resultam de uma contagem. O conjunto de valores possíveis que a variável pode assumir é finito ou infinitos enumerável. Ex: valores das cédulas da moeda brasileira número de filhos dos casais de Lins

Variáveis Quantitativas Quantitativas CONTÍNUAS: Quando os valores podem assumir pertence ao conjunto dos números reais. Podem assumir qualquer valor. Obtido por medição. Ex; peso de um paciente altura tempo de vôo entre duas cidades

Variáveis Qualitativas Quando a variável é não numérica ou definida através de atributos, categorias. Ex: sexo religião naturalidade cor dos olhos

Variáveis Qualitativas Qualitativas NOMINAIS: Não tem ordenamento nem hierarquia; Ex: sexo dos pacientes da clínica; tipo de convênio utilizado. Qualitativas ORDINAIS: Existe uma ordem, uma hierarquia; Ex: presidente, diretor, gerente, etc... Classificação: bom, regular, ruim.

Exercícios 1)Classifique as variáveis em qualitativas (nominais ou ordinais) ou quantitativas (contínuas ou descontínuas) Universo: Alunos de uma escola Variável: cor do cabelo Universo: casais residentes em uma cidade Variável: número de filhos Universo: peças produzidas por uma certa máquina Variável: número de peças produzidas por hora. Universo: jogadas de um dado Variável: o ponto obtido em cada jogada. Variável: diâmetro externo das peças.

Exercícios 2) Diga quais variáveis abaixo são discretas e quais são contínuas: a) População: alunos de uma cidade variável: cor dos olhos variável: altura variável: peso variável: nome b) População: Pregos produzidos por uma máquina variável: número de pregos produzidos variável: comprimento dos pregos variável: número de pregos defeituosos variável: diâmetro do prego

Estatística Conceitos fundamentais: POPULAÇÃO AMOSTRA

População (Universo Estatístico) Ao conjunto de entes portadores de, pelo menos, uma característica comum denominamos população estatística ou universo estatístico.

População (Universo Estatístico) Conjunto de elementos com pelo menos uma característica comum. Esta característica deve delimitar quais os elementos que pertencem à população e quais os que não pertencem. Exemplo: Vamos estudar o desempenho dos estudantes em 2011. POPULAÇÃO = todos os estudantes de 2011

População - Universo Estatístico COMO DEFINIR UMA POPULAÇÃO? A quem interessa este resultado? Se o analista dos resultados for o responsável pelos cursos sistemas de informação, será que interessa a ele o desempenho dos alunos de Engenharia? Devemos procurar as características que interessam ao analista dos resultados

População - Universo Estatístico Os alunos do curso “ X ” em 2013 Os alunos do curso “ X “ em 2013 que cursam o 4º semestre; a cada item, estamos especificando cada vez mais as características das pessoas a serem observadas, restringindo a “população” objeto de nossos estudos.

Levantamento definida as características da POPULAÇÃO, o passo seguinte é o levantamento de dados acerca das características objeto de estudo. PERGUNTA-SE... Deve-se pesquisar dados de toda a população?

Levantamento Em grande parte das vezes não é conveniente e em muitas vezes é impossível E Por que?

Levantamento TEMPO: as informações devem ser obtidas com rapidez PRECISÃO: as informações devem ser corretas CUSTO: no processo de coleta, sistematização, análise e interpretação, o custo deve ser o menor possível.

Amostra Uma amostra é um subconjunto finito de uma população.

Amostra Outros motivos para se tomar uma amostra Exame de doença contagiosa: o pesquisador poderia infectar-se e começar a transmitir a doença a todos os entrevistados. Testes destrutivos exame de sangue de um paciente trabalho extenso: anotações erradas

Amostra Devemos então delimitar nossas observações a uma parte da população, isto é, a uma amostra proveniente dessa população. AMOSTRA: É um subconjunto de uma população, necessariamente finito, pois todos os seus elementos serão examinados para efeito da realização do estudo estatístico desejado.

Amostra A Estatística Indutiva (inferencial) tira conclusões sobre populações com base nos resultados observados em amostras extraídas dessas populações. A partir do conhecimento de uma parte, procura-se tirar conclusões sobre a realidade, no todo. Logicamente a indução não traz resultado exato, dando margem a erro.

Amostra A Estatística Indutiva, entretanto, irá nos dizer até que ponto poderemos estar errando em nossas induções e com que probabilidade.

Amostra Quanto maior a amostra, mais confiáveis serão as induções ? erros grosseiros e conclusões falsas podem ocorrer devido a falhas na amostragem.

POPULAÇÃO E AMOSTRA POPULAÇÃO: AMOSTRA: CENSO: é uma coleção completa de todos os elementos a serem estudados AMOSTRA: é um subconjunto da população CENSO: é uma coleção da dados relativos a todos os elementos de uma população:

POPULAÇÃO E AMOSTRA Amostragem Amostragem é uma técnica especial para recolher amostras que garante, tanto quanto possível, o acaso na escolha. Cada elemento da população passa a ter a mesma chancde de ser escolhido o que garante à amostra o caráter de representatividade.

POPULAÇÃO E AMOSTRA Amostragem Três das principais técnicas Casual ou aleatória simples Proporcional estratificada Sistemática

POPULAÇÃO E AMOSTRA Amostragem – Casual ou aleatória simples Elementos da população são sorteados por meio de um dispositivo aleatório qualquer. Equivalente a um sorteio lotérico. Obs: uso da tabela de número aleatórios.

POPULAÇÃO E AMOSTRA Amostragem – proporcional estratificada Muitas vezes a população se divide em subpopulações (estratos). A amostra estratifica considera a existência de estratose obtém elementos da amostra proporcional ao número de elementos de cada estrato

POPULAÇÃO E AMOSTRA Amostragem – proporcional estratificada Ex: População: alunos de uma escola variável: altura Queremos uma amostra de 10% da população considerando que existe variação de altura quando se considera o sexo do indivíduo. Suponha que temos 90 alunos, dos quais 54 sejam meninos e 36 sejam meninas.

POPULAÇÃO E AMOSTRA Amostragem – proporcional estratificada Ex: Obs: usando a tabela de números aleatórios podemos definir os elementos a serem selecionados. sexo população 10% amostra M 54 (10x54)/100=5,4 5 F 36 (10x36/100)=3,6 4 total 90 9

POPULAÇÃO E AMOSTRA Amostragem – sistemática Quando os elementos de uma população já se acham ordenados (ex: prontuário médico, linha de produção, prédios de uma rua, etc...) a seleção de elementos pode ser feita por um sistema definido pelo pesquisador;] Ex: selecionar todas casas de número par de uma rua. Selecionar um saco de arroz a cada dez produzidos.

POPULAÇÃO E AMOSTRA Exercícios: Em uma escola existem 250 alunos. Sendo: 35 na 1ª série 32 na 2ª série 30 na 3ª série 28 na 4ª série 35 na 5ª série 32 na 6ª série 31 na 7ª série 27 na 8ª série Calcule o número de elementos de cada estrato na amostra.

POPULAÇÃO E AMOSTRA Exercícios: 2) Uma população encontra-se dividida em três estratos, com tamanhos respectivamente N1=40, N2=100 e N3=60. Sabendo-se que, ao ser realizada uma amostragem estratificada proporcional, nove elementos da amostra foram retirados do 3º estrato, determine o número total de elementos da amostra.