-METODOLOGIA CIENTÍFICA - -METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO – -FUNDAMENTOS METODOLOGIA- João Augusto Máttar Neto. São Paulo : Saraiva, 2002.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
A visão Grega da Ciência
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
A pesquisa científica DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
John Locke Empirismo.
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
A filosofia investiga a ciência
Epistemologia (...) ou teoria do conhecimento (do grego [episteme], ciência, conhecimento; logos], discurso) é um ramo da filosofia que trata dos problemas.
Ciência e Conhecimento científico
O que é Pesquisa Científica?
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Teorias do conhecimento
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
Sumário da Discussão A Atitude Científica As Concepções de Ciência
Conhecimento.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Jan/2014
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
CIÊNCIA, CONHECIMENTO E MÉTODO CIENTÍFICO
A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII
Profª. Taís Linassi Ruwer
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
UNIDADE I MÉTODO CIENTÍFICO
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª. Msc. Silmere Alves Santos de Souza
FILOSÓFICO-CIENTÍFICO Adriane de Souza Silveira
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Metodologia Cientifica I Módulo 3 – Histórico da pesquisa cientifíca.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
Introdução à Administração
Universidade Estadual do Oeste do Paraná Metodologia de Pesquisa e Redação Científica jul-15 1 Metodologia de Pesquisa e Redação Científica Prof. Dr. Roberto.
O que é Conhecimento Aula nº1.
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS DO SÉCULO XVII
O DIREITO COMO CIÊNCIA (epistemologia jurídica).
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
As bases da ciência moderna
Metodologia de Pesquisa para Projetos
O que é Ciência.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Surgimento do pensamento filosófico
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Filosofia da Ciência Revisão Exercícios diversos
História da Filosofia Contemporânea - II "Aula introdutória" Observações: Sentido e Significado Princípio de verificação Princípio de uso.
Conhecimento direto e conhecimento por descrição
Tipos de conhecimento e método científico
Filosofia Moderna.
O que é conhecimento?.
A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Psicologia Jurídica 2ª aula PSICOLOGIA – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS.
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 2.
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
Transcrição da apresentação:

-METODOLOGIA CIENTÍFICA - -METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO – -FUNDAMENTOS METODOLOGIA- João Augusto Máttar Neto. São Paulo : Saraiva, 2002.

Ciência – Metodologia – Métodos - Processos - Técnicas = Conhecer ; agir e interagir na realidade Conceitos ( EM SALA DE AULA) Método: plano geral, abrangente Processo: aplicação especifica do plano metodológico, composto de sequencia ordenada de atividade. É o método operacionalizado. Obs. O processo pode ser de forma INTELECTUAL e OPERACIONAL. Não há quem vem primeiro mas saber o que e quando será viável começar a opção. O processo corresponde à dinamização do caminho do método. Constitui-se normalmente a ação obtida através da aplicação de normas e técnicas na busca de um determinado fim. Epígrafe. CARBONE, Nick. Writing online: a student`s guide to the Internet and the World Wide Web. 3. ed. Boston : Houghton Mifflin, 2000, p. 94. O que significa “a habilidade de tecer sua voz em e entre discussões”? Por que isso é característica tanto da Web quanto da pesquisa? Quais outras características comuns à Web e à pesquisa? A técnica é uma resposta à questão: “por quais meios chega-se ao conhecimento X ou Y? Vejamos: No nível das etapas, são estritamente ligadas ao método e ao processo empregado. Enquanto as técinicas representam a maneira de atingir um propósito bem-definido, a partir de uma orientação básica dada pelo método.

AS CIÊNCIAS ( conceito em sala de aula) Dessa forma, pode-se considerar o MÉTODO como uma estratégia delineada, e as TÉCNICAS, como as ‘táticas’ necessárias para a operacionalização. Atenção: no plano da Metodologia Científica: Métodos, procedimentos técnicos e referenciais epistemológicos são componentes INSEPARÁVEIS na investigação. Nota: referenciais epistemológicos – EXPLICAÇÃO EM SLIDE COMO ADENDO PARA EXPLICAR A EXPRESSÃO EPISTEMOLOGIA Portanto: metodologia não pode ser reduzida a uma simples aplicação de técnicas como se, em decorrência do rigor da aplicaçãodelas, pudéssemos ter pesquisas “boas” ou “más”. Isso só pode ser superado concebendo o método como ’teoria explicativa’ abrangendo os caminhos que as ciências percorreram e percorrem para a produção do conhecimento. AS CIÊNCIAS ( conceito em sala de aula)

epistemologia Segundo Platão - A crença é um determinado ponto de vista subjetivo. O conhecimento é crença verdadeira e justificada. A teoria de Platão abrange o conhecimento teórico, “o saber que”. Tal tipo de conhecimento é o conjunto de todas aquelas informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia. Este conhecimento consiste em descrever, explicar e predizer uma realidade . Isto é: analisar o que ocorre, determinar por que ocorre dessa forma e utilizar estes conhecimentos para antecipar uma realidade futura. Há outro tipo de conhecimento, não abrangido pela teoria de Platão. Trata-se de um conhecimento técnico, ‘o saber como’. A epistemologia também estuda a evidência (entendida não como mero sentimento  que temos da verdade do pensamento, mas sim no sentido forense de prova), isto é, os critérios  de reconhecimento  da verdade.

MÉTODO, TEORIA E LEI CIENTÍFICA. Em outras palavras As técnicas são aplicadas em obediência e com a orientação geral do método, solucionando problemas para que as diversas etapas do método sejam alcançadas. Não se pode confundir método e técnica. Por quê? O método estabelece de modo geral “o que fazer”, e a técnica nos dá o “como fazer”, isto é, a maneira mais hábil e perfeita de fazer uma ação. Iremos retornar ao assunto posteriormente no tópico: MÉTODO, TEORIA E LEI CIENTÍFICA.

Os Níveis de Conhecimento – conceitos em sala de aula Conhecimento popular ou empírico – ou Conhecimento Sensível ( senso comum; também denominado vulgar) Conhecimento religioso ou teológico Conhecimento filosófico Conhecimento científico p. 2-4.

CONHECIMENTO SENSÍVEL (senso comum) ou CONHECIMENTO POPULAR CARACTERÍSTICAS – SENSITIVO; SUPERFICIAL; SUBJETIVO; DESTITUÍDO MÉTODO; IMPREGNADO DE PROJEÇÕES PSICOLÓGICAS SENSITIVO: sentir o que lhe é agradável ou desagradável. É o dado mais elementar aquilo que é imediatamente vivido pelo sujeito situado no mundo. Observação: nessa característica, o homem em seu processo de conhecimento não consegue discernir o essencial do acidental, apreendendo apenas aspectos externos dos objetos e dos fatos. Exemplo: quando dizemos que vemos o céu azul na realidade é necessário que antecipadamente tenhamos a sensação de certas linhas de cores e a sensação do azul, que em seguida, interpretamos e organizamos para chegar à percepção desse objeto

Superficial - retém-se nesse caso, aquilo que é aparente, sem ater-se ä análise de antecedentes e consequentes que provocam a ocorrencia do fenômeno. Exemplo: se um objeto cair de sua mão, para onde pode usualmente ir? Não constata que Isasac Newton demonstrou a lei da gravidade. Subjetivo - concepção individual, conhecimento direto com o mundo objetivo imediato em que se projeta o” eu “individual com a sua competência espontânea e por que não dizer, sensitiva. Assimétrico( destituído de método) –não possui definições metodológicas que permitem a ordenação intencional e generalizada de fases que viabilizem a consyrução de um modelo inteligível, simples, preciso e verificável do mundo em que vive.Consequentemente, o saber é dispersivo e assimétrico. Impregnado de projeções psicológicas – trata-se de um conhecimento impregnado de paixões . Tal é o caso das superstições provindas de crenças que impregnam o comportamento do homem.

Conhecimento filosófico expressão da universalidade do conhecimento humano, de tal forma que a fonte é a fonte de todas as áreas do conhecimento humano.

Conhecimento Teológico defende a proposta de que a inteligência e a racionalidade diferem dos sentidos por natureza, e não só em grau. Nas coisas é que busca o Ser; o Ser é capaz de ser abstraído pela inteligência. Do ponto de vista teológico a existência divina é evidente, e evidência não se demonstra e nem se experimenta ( no caso PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL), mas analisa, interpreta e explica-se. Considera-se neste caso Deus como ser evidente a priori; o Ser que possui a perfeição e, portanto, emana o princípio vital e coordena o plano exixtencial, através da existência. NA TEOLOGIA O MÉTODO É REFLEXIVO E LÓGICO. A FONTE DO CONHECIMENTO ENCONTRA-SE PRECISAM NECESSARIAMENTE SER CRISTÃOS.

Breve História das Ciências Antiguidade Idade Média e Renascimento Revolução Científica Revolução Industrial Século XIX Século XX p. 4-27.

Ciência na Antiguidade Hipócrates de Cós (460-370 a.C.) – o pai da medicina Teofrasto (ca. 320 a.C.) – Botânica Mitos x Logos (sec. VII-VI a.C.) Euclides – geometria (sec. III a.C.) Aristóteles – lógica Museu de Alexandria (300 a.C.) Filosofia Natural como projeto intelectual amplo O mundo intelectual possuía uma unidade inexistente hoje p. 5-8.

Ciência na Idade Média e no Renascimento Invasão da Europa pelos árabes – desenvolvimento da matemática Roger Bacon – método experimental Desenvolvimento da medicina Leonardo da Vinci Alquimia e Química Teoria do impetus – influência sobre Galileo Criação de uma tradição intelectual ampla Institucionalização da filosofia natural nas universidades Influência da imprensa no desenvolvimento da ciência p. 8-10.

Revolução Científica Desenvolvimento da Astronomia Medicina: Andreas Vesalius e William Harvey Copérnico – teoria heliocêntrica Galileo Galilei – método experimental; lei da queda dos corpos Descartes (racionalismo) e Francis Bacon (empirismo) Isaac Newton – matemática, física, astronomia; lei da atração universal Desenvolvimento da Astronomia Invenções: astrolábio, telescópio etc. Surgimento das Sociedades Científicas p. 10-12.

Revolução Industrial Criação e uso da energia Invenção da máquina a vapor Lavoisier e o desenvolvimento da química Euler, Lagrange, Laplace e Gauss: desenvolvimento das ciências exatas Medicina preventiva e vacinação Criação e uso da energia Influência recíproca entre ciência e produção industrial

Século XIX Século da eletricidade Geometrias não-euclidianas e álgebra simbólica Desenvolvimento impressionante da física, inclusive atômica Surgimento da Biologia Elementos químicos e tabela periódica Medicina: controle de doenças Século da eletricidade Principais disciplinas modernas já se encontram estruturadas

Século XX Da ciência da certeza à ciência da probabilidade Novos modelos para o átomo (Rutherford, Planck, Bohr, Sommerfeld e Chadwick) Einstein e a teoria da relatividade Mecânica quântica (Luis de Broglie, Heinsenberg, Schrödinger e Paul Dirac) Medicina: tomografia computadorizada e ressonância magnética Psicologia: Freud e a psicanálise Da ciência da certeza à ciência da probabilidade Corrida espacial Desenvolvimento da genética Século XXI: microeletrônica, microbiologia, energia nuclear, astronomia e lógicas abstratas

História das Ciências no Brasil Mudança da família real para o Brasil: início da formação de uma infra-estrutura científica República: modernização científica Ditadura: retrocesso Nova República: novas perspectivas 1810 – Biblioteca Nacional e Jardim Botânico (RJ) 1899 – Instituto Butantan e Instituto Oswaldo Cruz 1916 - SBPC Década 1920 – Instituto Biológico, IPT 1945 – CTA e 1950 – ITA 1951 – CNPQ e CAPES 1962 – FAPESP

Divisão das Ciências – CONCEITO EM SALA DE AULA Exatas Humanas Biológicas Formais Empíricas