Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pedagogia da pesquisa-ação
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
Processos participativos
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
1 Acesso ao Conhecimento via Extensão Universitária Campinas, 12 de abril de 2006 Fórum Permanente de Extensão Universitária UNICAMP Edison José Corrêa,
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Avaliação Institucional
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Programa aluno pesquisador
SÉCULO XX.
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Álamo Pimentel. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-doutor em Sociologia do Conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais.
Educação no contexto do Trabalho
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Pedagogia Universitária
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Plano de Trabalho Docente
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Ensino Superior: História, estrutura e direções
Trabalhando com Grupos
Perfil e Trajetória Acadêmico-Profissional de um Doutor
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
INDISSOCIABILIDADE EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Universidade Federal de Uberlândia
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
A prática do psicologo no CRAS
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
CECAE Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da USP 25 de abril de 2003 Escola Politécnica Prof. Sérgio Muniz Oliva.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Saberes docentes.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012 CONTEXTUALIZANDO A TRÍADE (ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO): UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA TOD@S! Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012 1

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais . POR QUE DILEMAS ATUAIS? . QUAIS SÃO ESTES DILEMAS? . QUAL O PAPEL DA ACADEMIA NA RESOLUÇÃO DESTES DILEMAS? 2

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais - INDISSOCIABILIDADE - . CONTEXTUALIZAÇÃO: - Ensino e Pesquisa são as bases para as ações de extensão - A Extensão auxilia no direcionamento do ensino e da pesquisa - Produzir conhecimento que envolva: prática, produção e aplicação - INDISSOCIABILIDADE - 3

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais . CONTEXTUALIZAÇÃO: - O Ensino produz conhecimento, que é aprimorado pela pesquisa e difundido pela extensão. 4

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais . CONTEXTUALIZAÇÃO: - No entanto: “A produção do conhecimento só tem sentido se transformar a realidade onde está inserida” 5

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais . CONTEXTUALIZAÇÃO: - Por isso a universidade não deve se restringir apenas aos conhecimentos científicos, mas também às questões econômicas, políticas, sociais e culturais. 6

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais QUAL O PAPEL SOCIAL DA FACULDADE (POR MEIO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO)? 7

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais O PAPEL DA FACULDADE (Por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão): . Desenvolver um projeto que elenque as prioridades definidas pela sociedade; . Ensinar o estudante a pesquisar, selecionar, compreender, relacionar e agregar esse verdadeiro turbilhão de informações 8

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais PAPEL DA FACULDADE (Por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão): . Possibilitar que o professor seja, cada vez mais, um pesquisador e não somente um docente, em sala de aula . produzir conhecimento criativo e crítico 9

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DEMANDADA PELA SOCIEDADE ATUAL: Imaginação na busca de soluções para problemas novos e inesperados; Raciocinar logicamente sobre conteúdos simbólicos; Compreender e de desenvolver os conhecimentos científicos; Entender o processo produtivo como um todo; 10

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DEMANDADA PELA SOCIEDADE ATUAL: Avaliar as tendências de mudanças(sociais e profissionais; Se comunicar de maneira escrita, oral e visualmente; Desempenhar múltiplos papéis profissionais; Se adaptar às novas gerações de equipamentos e ferramentas; 11

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DEMANDADA PELA SOCIEDADE ATUAL: Responsabilidade, compromisso e persistência; Pensamento crítico; Envolvimento ético; Defesa dos direitos humanos dentro e fora do local de trabalho. 12

EXTENSÃO! A socialização e democratização do conhecimento por meio da ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais A socialização e democratização do conhecimento por meio da EXTENSÃO! 13

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais . Deixa de ter um caráter assistencialista; Passa a ser percebida como processo articulador do ensino com a pesquisa; Se transforma em pilar da instituição: promotora da ação política, estratégica, democrática, voltada para a solução de problemas sociais; Promove a ação emancipadora, libertadora, possibilitadora de autonomia; Elevar o pensamento para além do senso comum 14

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais Possibilita a “via de mão-dupla” (União de saberes sistematizados): - Acadêmico e popular 15

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais TIPOS DE ATIVIDADES DA EXTENSÃO: Programas Projetos Cursos Eventos Prestação de Serviços 16

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais “…Numa sociedade cuja quantidade e qualidade de vida assenta em configurações cada vez mais complexas de saberes, a legitimidade da universidade só será cumprida quando as atividades, hoje ditas de extensão, se aprofundarem tanto que desapareçam enquanto tais e passem a ser parte integrante das atividades de investigação e de ensino.” (SANTOS, 2009). 17

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais REFERÊNCIAS Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 988. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 1999. DEMO, P. Educação e Desenvolvimento: Mito e realidade de uma relação quase sempre fantasiosa. Campinas: Papirus, 1999. JANTSCH, A.; SHAEFER, S. O conhecimento popular. Petrópolis: Vozes, 1995. 18

Associação Nacional de Educadores Inclusivos – ANEI Brasil Franclin Nascimento – fmsl2010@gmail.com – Fone: (61) 9973.9584 Associação Nacional de Educadores Inclusivos – ANEI Brasil aneibrasil@gmail.com