Programa de Consciência Fonológica “Clube do Noddy”

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Transcrição da apresentação:

Programa de Consciência Fonológica “Clube do Noddy” CAD CASCAIS 2007/08

Programa de Consciência Fonológica 1. Objectivos 2. Calendarização 3. Estrutura das sessões 4. Áreas trabalhadas 5. Resultados 6. Conclusões 7. Sugestões

1. Objectivos Promover o desenvolvimento da consciência fonológica; Promover competências prévias para a aquisição da leitura e escrita; Familiarizar as crianças com o código escrito; Prevenir possíveis dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. CAD CASCAIS 2007/08

2. Calendarização CAD CASCAIS 2007/08 SESSÃO CONTEÚDOS DATAS (PRÉ A e B) Pré-teste Avaliação 5 – 9 Nov. 1 Apresentação 13 Nov. 2 Letra, número e palavra 20 Nov. 3 4 Palavra, frase e texto Rima 27 Nov. 4 Dez. 5 Discriminação auditiva 11 Dez. 6 Reconstrução Silábica 8 Jan. 7 Segmentação e Contagem Silábicas 15 Jan. 8 Manipulação Silábica 22 Jan. 9 Reconstrução Fonémica 29 Jan. 10 Segmentação e Contagem Fonémicas 12 Fev. 11 Manipulação Fonémica 19 Fev. 12 Encerramento 26 Fev. Pós-teste 3 – 7 Mar. CAD CASCAIS 2007/08

3. Estrutura das sessões Tarefa de recapitulação Leitura de uma pequena história Actividades (componente auditiva) Fichas de concretização (componente visual) Actividades para as educadoras CAD CASCAIS 2007/08

Estrutura e funções da linguagem escrita 4. Áreas trabalhadas Estrutura e funções da linguagem escrita Familiarização com a estrutura (letra, número, palavra, texto, frase e direcção da leitura e escrita) e funções da leitura e escrita. CAD CASCAIS 2007/08

Sensibilidade Fonológica 4. Áreas trabalhadas Sensibilidade Fonológica Correspondência fonémica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tónica (rima). Identificação e categorização de sons (discriminação auditiva) CAD CASCAIS 2007/08

4. Áreas trabalhadas Consciência Silábica Formar uma palavra completa, partindo de sílabas isoladas (Reconstrução silábica). CAD CASCAIS 2007/08

CAD CASCAIS 2007/08

4. Áreas trabalhadas Consciência Silábica Dividir palavras nas sílabas que as compõem e identificar o número de sílabas de uma palavra (Segmentação e contagem silábicas). CAD CASCAIS 2007/08

CAD CASCAIS 2007/08

4. Áreas trabalhadas Consciência Silábica Retirar, acrescentar ou trocar a ordem de sílabas numa palavra, originando palavras novas ou não-palavras (Manipulação silábica). CAD CASCAIS 2007/08

4. Áreas trabalhadas Consciência Fonémica Formar uma palavra completa, partindo de fonemas isolados (Reconstrução fonémica). CAD CASCAIS 2007/08

4. Áreas trabalhadas Consciência Fonémica Dividir palavras nos fonemas que as compõem e identificar o número de fonemas de uma palavra (Segmentação e contagem fonémicas). CAD CASCAIS 2007/08

4. Áreas trabalhadas Consciência Fonémica Retirar, acrescentar ou trocar a ordem de fonemas numa palavra, originando palavras novas ou não-palavras (Manipulação fonémica). CAD CASCAIS 2007/08

5. Resultados Comparação entre Pré-teste (Novembro 2007) e Pós-teste (Março 2008) CAD CASCAIS 2007/08

Resultados FV – Fluência Verbal R – Rima CS – Consciência Silábica CF – Consciência Fonémica

5. Resultados No que se refere à consciência fonológica, as tarefas de consciência silábica obtiveram valores mais altos, por oposição às de consciência fonémica; Comparando os dois momentos avaliativos, a fluência verbal foi a área onde se verificou maior evolução; Em relação à consciência fonológica, a consciência fonémica foi a área que partiu de valores mais baixos e a que revelou maior evolução;

Resultados FV – Fluência Verbal R - Rima CS R – C. Silábica: Reconstrução CS S – C. Silábica: Segmentação CF R – C. Fonémica: Reconstrução CF S – C. Fonémica: Segmentação

5. Resultados No que se refere à consciência fonológica, as tarefas de reconstrução silábica foram as que obtiveram resultados mais elevados; Nas áreas de consciência silábica e fonémica, as tarefas de reconstrução obtiveram resultados mais elevados comparativamente às de segmentação; Comparando os dois momentos avaliativos da consciência fonológica, foram as tarefas de segmentação fonémica que partiram de valores mais baixos e apresentaram a maior evolução;

6. Conclusões Após o programa verificou-se um desenvolvimento de todas as competências avaliadas, mais notórias nas de evocação verbal (FV); Os níveis iniciais baixos e a evolução verificada ao nível da consciência fonémica, ilustram a ideia que esta é uma competência que requer treino específico para a sua aquisição e desenvolvimento; Os resultados obtidos não se devem unicamente ao programa, foram também influenciados pelos factores tempo, contexto escolar e familiar e efeito re-teste.

7. Sugestões Promover e reforçar positivamente todas as iniciativas de comunicação; Não utilizar uma linguagem simplificada (infantil) e diversificar o vocabulário na comunicação com a criança; Incentivar o uso da linguagem para diferentes funções: descrever experiências, fazer perguntas, expressar sentimentos…; Fomentar jogos de palavras e de papéis, rimas e lengalengas.

7. Sugestões Incentivar os momentos partilhados de leitura e escrita: explorar os conceitos de título, imagem, letra, palavra e orientação da leitura e escrita. Propor às crianças que, de entre um conjunto de palavras ditas oralmente, descubram quais delas têm uma determinada sílaba/fonema no início, no meio ou no fim;

7. Sugestões Propor às crianças que dividam uma palavra em sílabas/fonemas. Pedir que digam a primeira, a do meio ou a última sílaba/fonema e que digam a palavra omitindo essa sílaba ou fonema; Propor às crianças que, de entre um conjunto de imagens/objectos que reenviam para palavras começadas por diversos sons, identifiquem aquelas que começam pelo mesma sílaba/fonema;

Qualquer momento de interacção é um espaço de desenvolvimento da consciência fonológica. Usem a vossa criatividade!