1 21 de Janeiro 2010 Encontro com Imprensa Formação Internacional Boas práticas para combater a contrafacção farmacêutica e proteger a saúde pública.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão do Capital Humano
Advertisements

REGISTO NACIONAL DE PNEUMONIAS
Programa: 1. Enquadramento 2. Bases fundamentais
Promover Competências no Sector Alimentar
FORMAÇÃO EM SHST Natália Carvalho.
Nuno André Santos Nov Análise Situação Setembro de 2000: 1. Produto de Alta Qualidade 2. Preço Competitivo 3. Pequena % do mercado mundial Reflexão.
REGRAS DE CONCORRÊNCIA Acordos e práticas concertadas A aplicação do n.º 3 do artigo 81.º CE 20 de Junho de 2008, ISEG Professor J. L. da Cruz Vilaça.
Tristany, F., (2004), Lições de Marketing 1º. nível 1 Aula 7 Política de marca.
Susana Seabra Sociedade Portuguesa de Inovação
Workshop “Transferências de bens intangíveis”
Fernando Barlem Círia Orientador: Prof. Henrique Freitas
Quem somos Fundado em 2003, o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial é uma organização da sociedade civil de interesse público – OSCIP. Promove e.
Distribuidoras Associadas
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
O CONTRATO DE TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL
Sistema Nacional de Controle de Medicamentos
FUNDAMENTOS GERAIS DE SHST
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal
A Redken é uma marca que foi comprada pela multinacional de beleza L’Oréal em 1993, mundialmente conhecida, a marca é sinônimo de moda, ciência e inspiração.
Perfil do e-consumidor
Março 2010 O Futuro da Competição Grupo D. O Futuro da Competição - Grupo D Co-criação Índice.
Pesquisa Descritiva Adriana Ferreira Angelane Moraes Catarine Carvalho
A Competitividade Internacional no Setor da Cortiça
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Março 2010 Serviço de Tradução Telefónica Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) Serviço de Tradução Telefónica Alto Comissariado.
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
APRESENTAÇÃO DO PROJECTO
Apresentação da Empresa
Venda Nova do Imigrante
Apresentação da Publicação A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Nuno Rodrigues.
Como avaliar o negócio e definir a (melhor) estratégia de mercado
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
OBESP Observatório da Economia Social em Portugal
O sector eléctrico actualmente encontra-se a enfrentar inúmeros problemas e desafios, dentre eles, a sustentabilidade económico-ambiental.
Informação sobre Medicamentos
Key Account Dia Os dados publicados neste estudo são informações coletadas no Shopper Brasil 2011 em uma base de donas de casa consumidoras.
Ética e desenvolvimento institucional
Leonardo Rodrigues & Tiago Golo
Convenção Internacional contra a dopagem
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Instituto Superior Técnico 1 INQUÉRITO AOS LICENCIADOS EM ENGENHARIA QUÍMICA Realizado por: Gabinete de Estudos e Planeamento com a colaboração da Secção.
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Novos Serviços e Metodologias Destaques na área da Comunicação
PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E.
A Relação dos Portugueses com o Dinheiro e o Crédito 2 de Abril de 2008.
Certificação ITED 11-DEZ-2007 Hotel Sana Malhoa LISBOA Seminário Anacom.
Os Sistemas de Informação Geográfica Municipais e a Internet – Um desafio Autárquico Dissertação orientada por: Professor Doutor Pedro Cabral Professor.
Marketing e Comunicação
Painel III Planos de Gestão do Risco Perspectivas e Expectativas
Educação para o Consumo
Secretariado CITES Licenças e Certificados.
A SEGURANÇA E SAÚDE do PROCESSO DE PRODUÇÃO ESTATÍSTICA 26 de setembro de 2014 Inês Gonçalves Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) / Ministério da Economia.
REGULAMENTO SOBRE PUBLICIDADE DE MEDICAMENTOS APROVADO PELA DELIBERAÇÃO N.º 044/CD/2008 Ilda Oliveira Equipa da Publicidade do INFARMED, I.P. Manhã Informativa.
Apresentação do FUST e SCD Nelson Simões Janeiro 2004 RNP/REF/0236 © 2000 – RNP.
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
Sistema Nacional de Farmacovigilância Evolução e Perspectivas Futuras
22 Janeiro de 2004 Isaura Vieira
Direcção de Gestão do Risco de Medicamentos (DGRM) Júlio Carvalhal, MD Director.
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
SIMPÓSIOS SOBRE SAÚDE BRASIL – PORTUGAL Rio de Janeiro, 8 de Julho de 2008 O sistema de saúde de Portugal Jorge Simões Universidade de Aveiro
Medicamentos isentos de prescrição (MIPs)
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Capítulo 19 O Mercado Global.
A base – Inteligência de mercado
Trabalho realizado por João Roque Nuno Sequeira João Lacerda Sandra Nunes.
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR TEMA 1 Segurança Alimentar Andreia Santos Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
Encontro com Imprensa 21 de Janeiro 2010 Formação Internacional
Transcrição da apresentação:

1 21 de Janeiro 2010 Encontro com Imprensa Formação Internacional Boas práticas para combater a contrafacção farmacêutica e proteger a saúde pública

Contrafacção Enquadramento Nº casos detectados no mundo Fonte: Pharmaceutical Security Institute

Contrafacção Enquadramento Nº casos detectados nas diferentes regiões do mundo Fonte: Pharmaceutical Security Institute

Contrafacção Enquadramento Áreas Terapêuticas Fonte: Pharmaceutical Security Institute

Contrafacção Combate Problema Global  Resposta Global Envolvendo:Através: - Autoridades Reguladoras - Regulamentação - Fabricantes- Legislação - Profissionais de Saúde- Investigação - Polícias, Alfândegas e Magistrados- Criminalização - Consumidores- Informação ao Público

Contrafacção Experiência INFARMED -Participação e liderança de grupos internacionais de combate à contrafacção -Participação em operações nacionais (em colaboração com as alfândegas portuguesas) e internacionais (ex: Pangea II) -Desenvolvimento de alternativas legais e seguras para a encomenda de medicamentos através da internet - Sensibilização do Público. Conferências de Imprensa (resultados de investigação conjunta). 3 Campanhas Informativas na internet  Jul/Agt 2008  Nov  Jan/Dez

Contrafacção Campanha INFARMED Nov/2009

Contrafacção Campanha INFARMED 2010 Banners e Addwords

Sondagem INFARMED 2010 ENQUADRAMENTO - Primeira sondagem realizada sobre esta tema - Constitui uma sólida fonte de informação e conhecimento - Poderá servir de base a outras acções CARACTERÍSTICAS - Perfil de comprador de medicamentos na internet - O grau de conhecimentos dos internautas sobre o tema - Os comportamentos de quem compra

Sondagem INFARMED Nº de entrevistas: 800 -Idade: entre 18 e 64 anos -Distribuição por Géneros: Fem - 40% 7 Mas - 60% -Datra de Realização: entre 4 e 11 de Janeiro Sondagem realizada pela Marktest

Sondagem INFARMED 2010 Caracterização da Amostra

Sondagem INFARMED 2010 P - Já alguma vez comprou medicamentos através da internet, quer tenha sido para si ou para outra pessoa?

Sondagem INFARMED 2010 P - Por que razões comprou medicamentos através da internet?

Sondagem INFARMED 2010 P - Para que fins se destinam os medicamentos que já comprou na internet?

Sondagem INFARMED 2010 P - Quando comprou medicamentos na internet, verificou se os sites em que o fez estavam autorizados a fazê-lo? Forma incorrecta 

Sondagem INFARMED 2010 P - Numa escala de 1 a 10, em que 1 significa Baixo e 10 Elevado, indique como classifica o seu grau de conhecimento sobre os riscos que corre ao adquirir medicamentos em sites não autorizados?

Sondagem INFARMED 2010 P - Quais dos seguintes critérios utilizaria para distinguir um site autorizado a vender medicamentos em Portugal de um não autorizado?

Sondagem INFARMED 2010 Principais conclusões - 6% dos internautas já adquiriram medicamentos através da internet. - As principais razões são o preço e comodidade - Medicamentos para o emagrecimento, anti-depressivos e para o aumento muscular são os mais procurados. - Maioria verifica de forma errada se os sites são autorizados. - 74% refere que conhece os riscos associados à compra de medicamentos em sites ilegais

Sondagem INFARMED 2010 Conclusões - Existem portugueses a correr sérios riscos de saúde por comprar medicamentos em sites não autorizados. - É importante continuar a desenvolver campanhas de informação.

Contrafacção Actividades Futuras 1 – Desenvolvimento de novas campanhas de informação 2 – Criação de rede nacional 3 – Colaboração Internacional

OBRIGADO

22 21 de Janeiro 2010 Encontro com Imprensa Formação Internacional Boas práticas para combater a contrafacção farmacêutica e proteger a saúde pública