Programa Nacional de Triagem Neonatal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Referência Descentralizado Dr. Paulo Ivo Cortez de Araujo
Advertisements

Saúde Reprodutiva e Maternidade Saudável: Legislação Nacional em Conformidade com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
MONITORAMENTO DE AGROTÓXICOS NA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO
Plano “VISA na Atenção Básica”
REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
Melhora da Qualidade de vida;
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
Teste do Pezinho Saúde da Criança e do Adolescente Drª Carla Gomes
Proposta de novo modelo de Reconhecimento de Direito do Benefício por Incapacidade 1.
DTS/Aids/Hepatites Virais
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
ATENÇÃO À PESSOA COM AUTISMO NO SUS
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
DA ASSISTÊNCIA TERAPÊUTICA E DA INCORPORAÇÃO DE
Programa nacional de triagem neonatal - PNTN Profa. Halene Maturana
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Portaria GM/MS Nº 2.577/2006 contempla o tratamento da Puberdade Precoce com fármacos análogos do GnRH (leuprorrelina 3,75 mg); O Anexo I, Título II,
PORTARIA Nº. 880 DE 16 DE MAIO DE 2013
PROJETO OLHAR BRASIL BASES LEGAIS:
PROGRAMA ESTADUAL DE DST/HIV/AIDS
PARÂMETROS PARA PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA ASSISTÊNCIA
PROJETO: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA SECRETARIA.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
“Transformando Necessidades em oportunidades de ação”
Modelo de Atenção à Saúde no Brasil
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Panorama da Saúde no Brasil
Portaria do Ministério da Saúde 3088 de 23 de Dezembro de 2011
Gestão de Tecnologias em Saúde Rosimary Almeida GEATS/DIDES
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde 2013 – 2014 Consulta Pública Maio de 2013.
Dispensação de Medicamentos de Alto Custo
Reunião Ordinária COSEMS/MG 20/08/2014. FUNDAMENTOS LEGAIS Portaria n.º 424 de 19 de março de 2013 – que redefine as diretrizes para a organização da.
Erros Inatos do Metabolismo e
CIRURGIAS ELETIVAS Informações 22/07. PRORROGAÇÃO DE PRAZO PORTARIA Nº 1.357, DE 5 DE JULHO DE 2013 Altera a Portaria nº 1.340/GM/MS, de 2012, que define.
PORTARIAS PNHOSP E IGH Política Nacional de Atenção Hospitalar e Incentivo de Qualificação da Gestão Hospitalar.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
PROJETO VIDA NO TRÂNSITO
Saúde Integral da Criança
Assistência Farmacêutica e o Programa Farmácia Popular
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
A importância do estímulo ao parto normal
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
NOVO MARCO – LEI N /2011 Altera a lei n e dispõe sobre assitência terapêutica e incorporação de tecnologia em saúde no SUS Cria a Comissão.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Antonio Garcia Reis Junior
Programa Nacional de Triagem Neonatal Tania Marini de Carvalho
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
PORTARIA 183/2014.
Comissão Científica em Vigilância Sanitária - CCVISA
SMS Triagem Neonatal S/SUBPAV/CLCPE/GPSC 1.
BAHIA: PROGRAMA DE TRIAGEM NEONATAL - “TESTE DO PEZINHO”
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
PORTARIA 183/2014.
Teste do Pezinho O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e/ou infeciosas.
A História do Hipotireoidismo Congênito no Programa Estadual de Triagem Neonatal de Minas Gerais PETN-MG     Antônio José das Chagas Coordenador do.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
Nossa programação 06/06 – Rastreamento na infância e na adolescência.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Apresentação da Política Nacional e Estadual da Pessoa com deficiência Módulo I Coordenação da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência – ATPCD/SUR.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Transcrição da apresentação:

Programa Nacional de Triagem Neonatal MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO HOSPITALAR E DE URGÊNCIA COORDENAÇÃO-GERAL DE SANGUE E HEMODERIVADOS Programa Nacional de Triagem Neonatal Ana Stela Goldbeck Responsável de área – PNTN/CGSH Brasília 24/10/2013

OBJETIVOS DO PROGRAMA Promover a detecção de doenças genéticas e/ou congênitas em fase pré-sintomática nos recém-nascidos da população brasileira; Permitir a intervenção clínica precoce e proporcionar o tratamento adequado; Diminuir a mortalidade, morbidade e suas consequências irreversíveis no desenvolvimento físico e intelectual do recém nascido, geradas pelas doenças.

Marco Normativo do PNTN Consulta Pública nº 18 de 20 de setembro de 2013 www.saude.gov.br/consultapublica ou www.saude.gov.br/sas Política Nacional de Triagem Neonatal Triagem Biológica (teste do pezinho) Triagem Auditiva Triagem Ocular

SÍNTESE DO PNTN (Triagem Biológica): FASES DO PROGRAMA Fase I: - FENILCETONÚRIA - HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO Fase II: - DOENÇA FALCIFORME Fase III: - FIBROSE CÍSTICA Fase IV - HIPERPLASIA ADRENAL CONGÊNITA - DEFICIÊNCIA DE BIOTINIDASE

PANORAMA DE HABILITAÇÃO 2011 2013 2014 Fase I Fase II Fase III Fase IV

DESAFIOS: Qualificação 50,8% Coletas Tardias Fonte: Relatórios anuais - PNTN/CGSH/DAE/MS - 2012

DESAFIOS: Qualificação Idade Ideal para a primeira consulta Hiperplasia Adrenal Congênita:10 dias Hipotireoidismo Congênito: até 10 dias Fenilcetonúria: até 15 dias Deficiência de Biotinidase: 15 dias Doença Falciforme: 30 dias Fibrose Cística: 30 dias DESAFIOS Coleta precoce TEMPO 1ª Consulta - TEMPO Fonte: Relatórios anuais - PNTN/CGSH/DAE/MS - 2012

GESTÃO TRIAGEM NEONATAL BIOLÓGICA TRIAGEM NEONATAL BIOLÓGICA ATENÇÃO BÁSICA LABORATÓRIO ESPECIALIZADO ATENÇÃO ESPECIALIZADA

CRITÉRIOS DE INCORPORAÇÃO Condição triada deve ser incidente na população; História natural das doenças deve ser bem conhecida; Existir estágio precoce identificável; Detecção precoce com testes seguros e confiáveis; Programa com logística definida de acompanhamento clínico e tratamento permanente dos casos Acesso à Atenção Especializada e medicamentos no Sistema Único de Saúde; Relação custo X benefício economicamente viável e socialmente aceitável

INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS “Art. 19-Q.  A incorporação, a exclusão ou a alteração pelo SUS de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituição ou a alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica, são atribuições do Ministério da Saúde, assessorado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias - CONITEC no SUS. 

Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT (2010) O processo de criação de políticas públicas DEVE: Ser baseado em evidências científicas para qualificação dos processos diagnósticos e terapêuticos; Elaborar e publicar o PCDT para as doenças; Contar com a existência de medicamentos integrantes do componente especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF)

Disponibilização de Medicamentos Portaria 1554 de 30 de julho de 2013 - Dispõe sobre as regras de financiamento e execução do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) Medicamentos serão disponibilizados mediante haver Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT Disponibilização se dá mediante pactuações entre União, Estados, DF e Municípios.

PNTN “No âmbito do SUS, os exames que trata o inciso III são os que compõe um Programa Nacional de Triagem Neonatal, cuja relação de exames será definida pelo Ministério da saúde e progressivamente ampliada, com estabelecimento de metas e prazos.”

Obrigada! MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO HOSPITALAR E DE URGÊNCIA COORDENAÇÃO-GERAL DE SANGUE E HEMODERIVADOS Obrigada! Brasília 24/10/2013