Eduardo Pazinato Professor e Coordenador Nusec-FADISMA Secretário de Segurança Pública e Cidadania Canoas/RS Presidente Associação Estadual de Secretários.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

Relatório atendimentos da sala de videomonitoramento – BM 2012
Diagnóstico da Violência no Trânsito
PROGRAMA DE GOVERNO PT
Custos sociais e econômicos da criminalidade no Brasil
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Políticas de Segurança Pública
Ficha Institucional Ministro da Justiça
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
SEGURANÇA CIDADÃ por Ana Beatriz Leal
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Os Jovens e a Política Grupo Rosa.
Secretaria Nacional de Segurança Pública
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
Dr. AGUINALDO FENELON Promotor de Justiça de PE
TERRITÓRIO DE PAZ GUAJUVIRAS
Eduardo Pazinato Professor e Coordenador Nusec-FADISMA
PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM ÂMBITO LOCAL: UM ESTUDO DA CULTURA POLÍTICA DE IJUÍ – RS SURVEY - CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Estudo Conceitual sobre Espaços Urbanos Seguros Carolina Ricardo
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
Colégio Imaculada Conceição-CIC
“Ser bom em ciência e no senso comum é ser capaz de inventar soluções”
Eduardo Pazinato Professor e Coordenador Nusec-FADISMA
RELATÓRIO TÉCNICO Pesquisa sobre Violência Contra a Mulher, Violência Doméstica e Familiar e Desigualdade de Gênero em Bagé Realização: Observatório da.
RELATÓRIO TÉCNICO Pesquisa de Opinião sobre a Participação na Semana Alusiva ao Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes em Bagé/RS Bagé,
O SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO EM BAGÉ/RS.
ESTRATÉGIA NACIONAL DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA – ENASP E OS CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
O papel do Cuidador de Idosos na sociedade moderna
O que é o CISVEMAR?.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
A OPERAÇÃO Faz parte da estratégia adotada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social para reprimir de forma qualificada a violência,
VI Conferência Nacional de Assistência Social
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
TERRITÓRIOS DE PAZ DE PORTO ALEGRE GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
GRUPOS TEMÁTICOS PERMATENTES. GRUPO PERMANENTE DA SEGURANÇA PÚBLICA EIXO DESENVOLVIMENTO SOCIAL GRUPOS TEMÁTICOS PERMANENTES.
CÂMARAS TEMÁTICAS O QUE SÃO E A QUE SE DESTINAM? Canais de participação social, de caráter temporário e consultivo, que objetivam diagnosticar problemas.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
Governo do Estado do Ceará Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas-CEPOD I ENCONTRO DE GESTORES.
GENEDEMPSEY BICALHO CRUZ
Do esforço em conjunto e por uma nova realidade: Pensando e fazendo uma Segurança Cidadã.
Indicadores e Segurança Pública: arranjos e modelos institucionais Renato Sérgio de Lima Maio de 2015 Workshop “Estratégias de Monitoramento e Redução.
Rede Interamericana de Informação e Conhecimento em Segurança Pública outubro de 2014.
ÁREA SOCIAL Grupo. 1) Emprego e renda 1. Implantar um Centro de Apoio as famílias para a geração de emprego e renda (qualificação, inserção no mercado.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
. A despeito de normas que asseguram direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais aos atingidos por barragens, a efetivação dos mesmos somente.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Período: 14/09, 05/10 e 19/10 de 2009 Orientadores: Maria Adélia da Silva Guimarães Júlio Claro Disciplina: Segurança em Centros Urbanos Seminários PÓS-GRADUAÇÃO.
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
ASPECTOS DA FISCALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO TRÂNSITO
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
Clique para editar o título mestre 27/10/20151.
Cidade industrial: fábricas Parte da região metropolitana da cidade de São Paulo População: Área total: 30.7 km 2 Densidade demográfica/km.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Trabalho e educação: juventude encarcerada
09 DE ABRIL DE 2008 AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO 2009.
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. Foz do Iguaçu – PR, 15 de Abril de 2015.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Objetivos O Programa de Redução da Violência Letal tem como objetivos: mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios construir mecanismos.
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIAIS DE ASSIST Ê NCIA SOCIA L DE MINAS GERAIS Belo Horizonte, 29 de fevereiro de 2016 A Regionalização dos Serviços.
Fundado em 1997 Um patrimônio da Sociedade Paulista.
OS MUNICÍPIOS NA SEGURANÇA PÚBLICA Uma Perspectiva Democrática e Contemporânea da Gestão da Segurança Pública Secretaria Nacional de Segurança Pública.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO 1º BATALHÃO DE POLICIAMENTO ESCOLAR.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA G ABINETE DE G ABINETE DE G ESTÃO G ESTÃO I NTEGRADA I NTEGRADA.
Dados do Mapa da Violência Evolução da Taxa de mortalidade violenta.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
PNSIPN Grupo 1 Adriele Ueta Helena Oliveira Fernanda Kowalski Jean-Paul Dubois Giovani Luiz.
Transcrição da apresentação:

Eduardo Pazinato Professor e Coordenador Nusec-FADISMA Secretário de Segurança Pública e Cidadania Canoas/RS Presidente Associação Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Rio Grande do Sul

Resumo Executivo – Balanço dos resultados do Observatório – Maio de 2013 Do ponto-de-vista dos problemas de segurança e prioridades eleitas pelos gestores e instituições de segurança pública e justiça criminal do município entrevistados: Há um reconhecimento e um consenso entre todas as agências e representação popular do importância estratégica da integração existente na cidade entre os membros do Município, do Estado e da União; O Gabinete de Gestão Integrada é mencionado como um instrumento de gestão fundamental que deve ser mantido e potencializado; Recebe destaque o papel do vídeomonitoramento nesse processo de indução da integração, inclusive pela Promotoria Criminal Especializada; Em síntese, é destaque o papel do município como ente que agrega e colabora no debate e na intervenção na área da segurança.

Resumo Executivo – Balanço dos resultados do Observatório – Maio de 2013 Do ponto-de-vista dos problemas de segurança e prioridades eleitas pelos gestores e instituições de segurança pública e justiça criminal do município entrevistados: Pauperização social e precarização das relações de trabalho. A falta de oportunidades de geração de trabalho e renda para jovens é destacada por quase a totalidade dos entrevistados; Os principais problemas criminais são, nesta ordem, segundo os entrevistados: 1º tráfico de drogas - destaque para o envolvimento de jovens em cada vez mais tenra idade, assim como de mulheres (elevado índice de encarceramento feminino, a sugerir uma EP com a SUSEPE e visita técnica ao Presídio Regional); 2º roubos a pedestres (bens móveis); 3º roubos a residências, em especial de idosos (associados ao uso e tráfico de drogas);

Do ponto-de-vista dos problemas de segurança e prioridades eleitas pelos gestores e instituições de segurança pública e justiça criminal do município entrevistados: Em síntese, não parece haver migração de crimes de outras cidades para Bagé, a dinâmica é endógena e ainda pouca organizada, se comparada com outras cidades médias do Estado e fora dele. Mereceu também destaque à necessidade de fortalecimento de políticas públicas de proteção social, sobretudo oferecimento de vagas nas creches, benefícios sociais (como o Bolsa Família) e oportunidade de lazer e trabalho para as juventudes. O homicídio não é um problema central, todavia recebeu elogios o trabalho articulado das polícias, em especial da Brigada Militar, na apreensão de armas brancas (agenciamento da prática de lesão corporal e eventualmente de homicídios). O abigeato somente foi mencionado como um problema de segurança pela Associação Rural e de Arrozeiros. Isso pode se dever à subnotificação, hipótese que merece ainda ser apurada com o cotejo dos indicadores da SSP/RS e das polícias locais. Resumo Executivo – Balanço dos resultados do Observatório – Maio de 2013

Resultados da Pesquisa de Vitimização realizada na Cidade em janeiro de 2013 Há uma sensação de segurança em descompasso com a real vitimização; Há uma localização geográfica clara da maior circulação de armas, drogas, álcool, violência interpessoal e crimes contra o patrimônio. Seguem os bairros com maior incidência: Habitar Brasil, Getúlio Vargas, Damé, Ivo Ferronato, Morgado Rosa, Pedra Branca e Passo das Pedras; Os crimes contra o patrimônio tem mais incidência que os crimes contra a pessoa. No entanto, nota- se uma subnotificação considerável, invisibilizando as situações; A iluminação pública, conservação de praças e parques, obras viárias devem ser focadas, por estarem atreladas à prevenção situacional dos crimes e afetarem a sensação de segurança; Há uma demanda por mais fiscalização em bares e casas noturnas; Os jovens de 16 a 29 anos são os mais expostos às violências e drogas (lícitas ou ilícitas); Há um clamor por mais policiamento nas ruas, em especial, a noite, e por fiscalização de bares; Há uma boa avaliação do Prefeito Dudu Colombo na área da segurança pública, com 80,2% de aprovação, atrelado ao Videomonitoramento, GGIM, Projetos PRONASCI, Pelotão e Bombeiro Mirins, em especial. Resumo Executivo – Balanço dos resultados do Observatório – Maio de 2013