Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
“Internet - a nova ferramenta de ensino."
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
Pontifícia Universidade Católica
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Contexto de Educação a Distância
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Mediação e Relações Pedagógicas
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
Escolhendo o nosso Futuro
SAAW Sistema de Apoio ao Aluno via Web Funcionalidade da AVA Eureka
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Tecnologias aplicadas à educação
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURRICULO +.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Introdução à Educação à distância
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  espaço estratégico nas políticas públicas para o ensino superior;  destaque para a.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Era digital e mudanças sociais
VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Formação lato sensu de gestores da educação básica: as tecnologias digitais no Programa da Escola de Gestores Natalia Aguiar – UFPE
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Transcrição da apresentação:

Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD Adriene Sttéfane – UNIPAM pedagogicoead@unipam.edu.br Flávio Daniel – UNIPAM flaviodbm@unipam.edu.br Mislene Dalida – UNIPAM mislene@unipam.edu.br Flávio Carvalho – UNIPAM flavioscarvalho@unipam.edu.br

Adriene Sttéfane – UNIPAM Mediação Pedagógica Adriene Sttéfane – UNIPAM pedagogicoead@unipam.edu.br

De acordo com Moran (2007, p.144): Por mediação pedagógica entendemos por atitude, o comportamento do professor que se coloca como um facilitador, incentivador, ou motivador da aprendizagem, que se apresenta com a disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem – não uma ponte estática, mas uma ponte “rolante”, que ativamente colabora para que o aprendiz chegue a seus resultados.

Seria o professor capaz de fazer uso eficiente das TDICs ofertando ao discente uma aprendizagem significativa? Há hoje na prática docente, a mediação pedagógica e tecnológica no uso das TDICs, ou há somente a reprodução de práticas pedagógicas tradicionais via novas ferramentas? Qual a capacidade de mediação pedagógica e tecnologia do docente frente aos novos desafios propostos pela expansão do ensino de EaD e o uso intenso da das TDICs nessa modalidade de ensino?

Levy (1999), acredita que a EaD, por meio de técnicas e ferramentas de ensino tais como as hipermídias e a cibercultura, proporciona um novo espaço de interatividade entre discentes e docentes, inaugurando um novo processo de ensino, favorecendo a aprendizagem coletiva e individual, por meio de redes de conhecimentos e comunidade virtuais.

Nesse sentido, Levy (1999, p.32) salienta que “as tecnologias digitais surgiram, então, como a infraestrutura do ciberespaço de comunicação, de sociabilidade, de organização e de transação, mas também novo mercado da informação e do conhecimento”.

Formação Docente Segundo Carvalho (2011, p. 57): [... ] a interação é criada através das relações entre as pessoas nesse ambiente, proporcionando transformações significativas na construção do conhecimento de forma conjunta. A interação entre o professor e o aluno, deve ser observada como um momento convergente, buscando através do trabalho colaborativo, a construção do conhecimento científico.

Aluno X professor Y?

Formação Continuada dos docentes é esta a solução?

Segundo Vigneron e Oliveira (2005, p. 138): É preciso utilizar as novas tecnologias como espaço de produção de conhecimento e não apenas formar consumidores de informação. É necessário alterar a ordem de uma escola de consumo de novas e de velhas tecnologias para uma escola de construtores de conhecimento, de sujeitos autônomos e criadores de significados. É imprescindível formar cidadãos protagonistas e não simplesmente consumidores de obras do outro. Ensinar por meio das tecnologias e estabelecer outros caminhos para relações estabelecidas na escola possibilitam a transformação do aluno em produtor do conhecimento e de cultura.

Referências MORAN, José Manuel. A educação que desejamos novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.   LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999; CARVALHO.F.P.S. Ensino e Aprendizagem de conteúdos de Geometria Espacial em um Ambiente Dinâmico e Interativo,2011. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás – UFG, 2011.

Mislene Dalila – UNIPAM Mediação Tecnológica Mislene Dalila – UNIPAM mislene@unipam.edu.br

TICs e TDICs TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação Tecnologias digitais de informação e comunicação

Web 2.0 Trabalho Coletivo; Compartilhado; Dinâmico; Interação; Espectador Participante

O AVA enquanto instrumento de Mediação Tecnológica O professor on-line Docente é a principal rede de conexão da informação com o aluno; Papel de facilitador do conhecimento; Direciona o aluno para o ensino e aprendizagem; Alguns professores não conhecem as ferramentas da web 2.0.

Experiência: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - UNIPAM

Ferramentas de mediação síncrona e assíncrona Facebook YouTube Chat Mensagens Instantâneas Blog Fórum Wiki Vídeo Google Drive Trabalho coletivo; Compartilhado; Recursos. Google Hangout

Lévy 2000 O professor torna-se um animador da inteligência coletiva dos grupos, seu trabalho é focado no acompanhamento e na gestão do aprendizado, na troca de saberes, na mediação das relações e no âmbito de enfoque do conteúdo.  (LÉVY,2000).

TORI (2010) Tori (2010), lembra que as aplicações da web 2.0 vêm se difundindo com muita agilidade, designando novos costumes. Os estudantes já estão usufruindo dessa tecnologia cotidianamente.

Paradigma tecnológico A mediação tecnológica não pode eliminar ou querer se colocar no lugar da mediação humana? Desenvolvimento de um blog para amparar professores que não tem conhecimento destas ferramentas.

Surgiu

Referências LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2000. TORI, Romero. Educação sem distância: As tecnologias Interativas na redução de distância em ensino e aprendizagem. São Paulo: Ed. Senac, 2010.

Implementação da Mediação Tecnológica e Pedagógica numa base de ensino presencial: uma percepção vivencial numa IES privada Flávio Daniel – UNIPAM flaviodbm@unipam.edu.br

O Professor protagonista “... o monopólio do saber e do privilégio da transmissão do conhecimento está perdendo os seus poderes para a coletividade presente na Internet, no mundo virtual.” (LÉVY, 2000)

Tecnologia da Informação – TI A percepção dos responsáveis pela TI de que os sistemas operacionais e as suas interfaces devem ser desenvolvidos para os objetivos pedagógicos de aprendizagem (intuitivos, aprendizagem adaptativa, estimulantes – objetos de aprendizagem). “…tecnologia pelo resultado da aprendizagem e não a tecnologia por ela mesma…” Dr. Gerald A. Knezek e Dra. Nancy WY Law (2014)

Aluno , tecnologia e a sala de aula: estímulo para que os alunos utilizem a tecnologia/internet como instrumental para o ensino aprendizagem. “…a internet é utilizada, pela maior parte das pessoas, somente como um instrumento de transmissão e não como uma metodologia de construção de conhecimento e uma cultura de vida.” Dr. Gerald A. Knezek e Dra. Nancy WY Law (2014)

Polos de Apoio Presencial Dificuldade de introjeção da filosofia e da cultura da IES

Tecnologia vs Ser Humano O mundo virtual, a máquina e a técnica substituindo o ser humano? Foco parece estar na tecnologia, no entanto, nosso maior desafio está nas pessoas.

Referências LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2000.