Magistra – Curso Tecnologia da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Porque ensinar Ciências na Escola?
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Apresentando.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Projeto Curso Informática Ronaldo dos Santos EEB Saad Antonio Sarquis.
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
A utilização da sala de informática
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Aluno a Distância.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
O uso da internet nas escolas
O desafio de ensinar matemática
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Prof. Orlando Miranda Júnior
Ivoti.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Quando falamos em aprender...
Propostas de layout Modelo 1
Capacitação dos professores
Licenciatura em Pedagogia a Distância
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Motivação e Expectativas
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
As quatro metáforas e a busca de aumentar a variedade na sala de aula
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Curso de Pedagogia:Gestão e Tecnologia Educacional
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
Minha última aprendizagem tem muito haver com a metáfora da caverna, internalização de questões para aprender melhor, de forma a focar no objetivo. Isolamento.
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Prof. Aron Roberto Ferreira
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Laboratório de Aprendizagem
Introdução à Didática Aula 3
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
FAP ° semestre de 2008 Grupo: Clayton, Jucivagno, Luciano e Marcel Uso efetivo de um blog em aulas de física.
Divulgando a Pesquisa.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
Talking about routine.
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
CURSO - LIVRO DIGITAL.
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Tendências atuais do ECLE
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Divulgando o Projeto Uso de Estrangeirismo em Ivinhema.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Formação Continuada IFSP – SJC 2º semestre de 2015 Equipe de formação continuada Campus São José dos Campos.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Transcrição da apresentação:

Magistra – Curso Tecnologia da Informação Unidade 2 - Inovação nas atividades de aprendizado FABRICIO MARÇAL FERREIRA

Como um professor poderia fazer uso das quatro metáforas para conseguir aumentar a variedade da sala de aula, ampliando o ambiente de aprendizagem, isto é, conseguindo vivenciar situações do tipo fogueira, poço d'água, caverna e vida dentro do contexto de suas aulas? Primeiramente, há a necessidade de se adaptar ao novo mundo, porque hoje estamos a mercê da tecnologia nossos alunos estão ligados a total tecnologia o que causa a alguns o incomodo, devemos mudar a forma de trabalhar sair do filas em sala trabalhar com novos modos por exemplo, em círculos, mostrar aos alunos o trabalho em equipe que toda a sala e responsável pelo seu sucesso e pela sua derrota. Dar aos alunos também a responsabilidade e utilizar o que a escola oferece de inovação. Aulas mais dinâmicas, sair do

Da última vez que você aprendeu algo, qual das quatro metáforas pode ser usada como uma referência ao ambiente em que se deu a aprendizagem? Poço d’agua – troca de experiências entre colegas de sala e professor. Neste momento pudemos ao mesmo tempo aprender e ensinar .

Qual dessas quatro metáforas você aplica regularmente em suas aulas? Poço d’agua.

Quais as razões das dificuldades que se tem enfrentado na tentativa de aumentar a variedade de recursos e criar possibidades para oferecer a professores e alunos ambientes alternativos aos tradicionais da sala de aula? O dificil é que nem todos nós, professores, falamos a mesma língua vários ainda estão na FOGUEIRA. O que tento é inovar estar sempre levando novas ideias para trabalhar em sala o que tem causado grande desempenho e participação ativa de todos os alunos na sala de aula.

De que forma as novas tecnologias podem ajudar a aumentar a variedade de professores e alunos em uma sala de aula e na criação de ambientes alternativos de estudo e aprendizagem? O uso de novas tecnologia atrai a todos alunos, vídeo aulas, aulas interativas, uso de recursos tecnológicos ofertados pela escola, laboratório de informática entre outros. O importante que devemos atrair a todos para que possamos desempenhar com sucesso as aulas.

Considere os verbos abaixo, obtidos na Taxonomia de Bloom: Tente classificá-los nas quatro metáforas, isto é, tente associar cada um deles a uma ou mais metáforas. CRIAR = caverna AVALIAR = fogueira ANALISAR = caverna APLICAR = vida ENTENDER = poço d’agua RELEMBRAR = fogueira