Missão de Supervisão, 11 Maio 2009 Probio II – Priorização da Biodiversidade no Setor Privado.

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Transcrição da apresentação:

Missão de Supervisão, 11 Maio 2009 Probio II – Priorização da Biodiversidade no Setor Privado

2.1 Subprojetos Territoriais 2.2 Base do Conhecimento / Boas Práticas 2.3 Fundo de Oportunidades 2.4 Coordenação, monitoramento e avaliação Priorização da Biodiversidade no Setor Privado

2.1 Subprojetos Territoriais

Testar a implementação de estratégias de transversalização da biodiversidade em práticas do setor produtivo, através de subprojetos territoriais Identificação e seleção de paisagens produtivas com potencial para integração de práticas de conservação e uso sustentável da biodiversidade como etapa necessária Foco adicional na identificação de setores e agentes econômicos, arranjos produtivos, cadeias de valor, etc que possam liderar regionalmente o processo de transversalização Subprojetos Territoriais – Objetivos

ETAPAS: Identificação de um conjunto de territórios / paisagens produtivas de importância para conservação da biodiversidade Caracterização dos territórios e identificação de agentes econômicos e atores chave, visando avaliar o potencial dos territórios para a transversalização da biodiversidade Elaboração e validação de agendas em territórios “selecionados” (oportunidade, importância) Implementação de subprojetos do setor privado em 5 territórios Subprojetos Territoriais – Etapas

IDENTIFICAÇÃO DE TERRITÓRIOS: Estruturação da capacidade de geoprocessamento Levantamento de conceitos e metodologias Identificação e obtenção das informações geográficas necessárias Modelagem dos dados geográficos Foco inicial: distribuição dos setores produtivos e das áreas prioritárias para conservação Subprojetos Territoriais – Identificação de territórios

Dificuldade: obtenção de dados georreferenciados Necessidade de obter dados abrangendo todo o Brasil, por município Abrangência de dados é ampla – diversos setores produtivos, UCs (federais, estaduais, municipais) Dados recentes ainda não verificados; dados já verificados são ultrapassados Dados parcialmente distribuídos em diversas fontes Solução: buscar dados junto ao setor privado; compilar dados de diversas fontes Criação de um banco de dados entre os mais abrangentes e relevantes Subprojetos Territoriais – Dificuldades e soluções

2.2 Base do Conhecimento

Instrumento operacional combinando um banco de dados e um website, visando facilitar a avaliação e seleção de subprojetos territoriais e apoiar futuros esforços de mainstreaming da biodiversidade junto ao setor privado Geração e/ou coleção de informações para o setor privado remover barreiras para o mainstreaming, incluindo: ̵ Identificação de regiões com alto potencial para implementação de mainstreaming através da identificação de áreas ricas em biodiversidade que possuam arranjos produtivos locais apropriados ̵ Disseminação de inovações tecnológicas & boas práticas ̵ Mecanismos financeiros para promoção do mainstreaming Base do Conhecimento – Estrutura e conteúdo

Base do Conhecimento - Etapas Construção da estratégia Sensibilização do uso Desenvolvimento do Portal Homologação

Elaboração da estratégia e cronograma Busca de profissionais (PF) Sensibilização do uso (conteúdo) Identificação das demandas Homolo- gação DezJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSet Desenvolvimento do Portal Procurement Pesquisa e definição de tecnologias Base do Conhecimento - Etapas Construção da estratégia

Base do Conhecimento – Identificação das demandas

Base do Conhecimento – Busca “poderosa” Resultados relevantes Busca em diversas fontes / documentos Diversas categorias de informação

Base do Conhecimento – Gerenciador de conteúdo Software livre – Dot Net Nuke Modelo Wiki

Dificuldade: encontrar profissionais qualificados (PF) ̵ O escopo do projeto é excessivamente grande para execução de apenas uma pessoa ̵ É necessário um conhecimento muito amplo de diversos aspectos (gerenciador de conteúdo, programação, web, etc) ̵ Além do conhecimento técnico, o projeto necessita um profissional com habilidades gerenciais para o seu desenvolvimento ̵ Busca já realizada em diversos fóruns mostrou que profissionais que detém conhecimento mais abrangente já estão colocados ̵ Na época da elaboração do Plano de Licitações, essas informações não eram conhecidas já que não havia sido trabalhada a estratégia para a Base do Conhecimento Base do Conhecimento – Dificuldades e soluções

Solução proposta: contratação de Consultoria Pessoa Jurídica ̵ Empresas especializadas (Pessoa Jurídica) possuem em seu quadro profissionais com conhecimento técnico diverso, atendendo às necessidades técnicas do trabalho a ser realizado ̵ Existem no mercado empresas já conhecidas que detém o conhecimento e experiência necessários para a execução do trabalho ̵ Porém resultará em atraso no cronograma já que o processo de contratação de PJ pelas regras do Banco Mundial é mais demorado ̵ O Funbio está buscando alternativas para agilizar o processo de seleção e minimizar o atraso Base do Conhecimento – Dificuldades e soluções

2.3 Fundo de Oportunidades

Fundo de Oportunidades – Definição e objetivo Instrumento financeiro para estimular e apoiar a transversalização da biodiversidade em escala territorial junto ao setor privado, através de subprojetos territoriais

O Fundo de Oportunidades (FO) funcionará nos moldes de um Fundo de Aplicação em Cotas (FAC) – Fundo de fundos O Fundo de Oportunidades será um fundo do tipo “matching funds” Os recursos do GEF manterão a relação de no mínimo 1:3 com os arranjos financeiros locais na forma de co-financiamento para projetos selecionados Recursos do FO:  Doações do GEF  Receitas de aplicações financeiras  Receitas de investimentos em subprojetos  Bens e direitos de atividades apoiadas pelo Funbio  Quotas de outros fundos  Contribuições de capital de indivíduos de corporações públicas e privadas, domésticas ou estrangeiras e agências internacionais  Outras fontes Aporte do GEF no fundo US$6 milhões Fundo de Oportunidades – Características

Fundo de Oportunidades (FO) Projetos a1, b1 ou c1 Projeto a3, b3 ou c3 Projeto a4, b4 ou c4 Projeto a5, b5 ou c5 Projeto a2, b2 ou c2 Projetos a1, b1 ou c1 Projeto a3, b3 ou c3 Projetos a1, b1 ou c1 Projeto a4, b4 ou c4 Projeto a3, b3 ou c3 Projetos a1, b1 ou c1 Projeto a5, b5 ou c5.. Projeto a4, b4 ou c4... Projeto a3, b3 ou c3... Projetos a1, b1 ou c1... Arranjo financeiro 5 Arranjo financeiro 4 Arranjo financeiro 3 Arranjo financeiro 2 Arranjo financeiro 1 Território 5Território 4 Território 3Território 2 Território 1 Fundo de Oportunidades – Visão geral

$ $ $$$ $ Fundo de Oportunidades (FO) Recursos $ do GEF Outras fontes $, incluindo rentabilidades Subprojeto a3, b3 ou c3... Subprojeto a2, b2 ou c2... Subprojetos a1, b1 ou c1... Arranjo financeiro local 2 Arranjo financeiro 1 Outras fontes Setor privado Arranjo financeiro 1 Arranjo financeiro 1 Arranjo financeiro 1 Arranjo financeiro local 1 $1:3 Arranjo financeiro local 3 Doações Estratégia de funding se dará nos territórios considerando: médio e longo prazo e diferentes modalidade de gestão (revolvente. entre outros) Fundo de Oportunidades – Fluxo de recursos

Diretoria Executiva do Funbio Fundo de Oportunidades Comissão Técnica do Programa Consultoria adicional FUNBIO Comissão Técnica de Gestão de Ativos Governança local Arranjos financeiros territoriais Subprojetos Comp.2... $ aprovação Comitê de Coordenação do projeto guidelines $ BM $ Fundo de Oportunidades – Estrutura de decisão

Execução

Fernanda Marques Alexandre Ferrazoli