Oitavo Clube de Inovação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ah...! Se entre Amigos fossemos gansos...!!!.
Advertisements

Ah, se aprendêssemos com os gansos….
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Sonhos – Objetivos – Metas
Função AGREGAR PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
Ah...! Se entre Amigos fossemos gansos...!!!.
INSTITUTO CHIAVENATO de Educação
Liderança e Trabalho em Equipe MBA em Gerência de Projetos.
POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL
Administração de Sistemas de Informação II
MAPA MENTAL.
Técnicas de Tomada de Decisão
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Um dia, o executivo principal decidiu que ele e todo grupo gerencial – um total de 12 pessoas – deveriam participar de um curso de sobrevivência, que tinha.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
10 dicas para uma alimentação saudável
TREINAMENTO DE LÍDERES
ESTAR SOZINHO....
Professora Amanda Lima
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
O que O que devemos fazer? Quando Quando devemos fazê-lo? Como Como iremos fazê-lo? Quem Quem irá fazê-lo?
Ah...! Se entre Amigos fossemos gansos!.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Bom dia ! Um dia conversando com um mestre Chinês, ele me disse, “ Meu filho, você precisa morrer para o velho, para poder nascer para o NOVO”, meio.
Há muitos anos, Tom era funcionário de uma empresa muito preocupada com a educação.
TREINAMENTO DE LÍDERES
Projeto de Capacitação Missionária de Igrejas
ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO
Princípios do SCO.
Estrutura de dados, pseudocódigo
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
QUALIDADE PESSOAL COMO BASE PARA A QUALIDADE TOTAL
... A ATITUDE É TUDO ....
Ênfase em Indicadores Março / 2009
EMPREGABILIDADE e MERCADO DE TRABALHO
ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO
Tecnologia e Ética. Tecnologia e Ética Evolução Se queres prever o futuro, estuda o passado. Confúcio.
SEGUE ABAIXO: - Modelo de Matador - Modelos de assinaturas de s - Modelos de cartas para recuperar clientes perdidos - Modelo para.
Preparar, Apontar... Ivan Horvath Codas. Texto Completo X Anotações A Leitura Vantagens das Anotações: Naturalidade Fluidez Ênfase.
Mudança de hábitos de consumo Prof. Elisson de Andrade.
Oficina de Motivação.
HAMILTON HAMILTON SLIDE O VÔO DOS GANSOS.
EXERCÍCIOS DE FUSOS HORÁRIOS..
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Empregabilidade e Carreira
INFORMÁTICA.
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO Tom era funcionário de uma empresa. Um dia todo o grupo gerencial, um total de 12 pessoas, foram participar de um curso.
Planejamento Organizacional Integrado
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
O Atual Papel do RH nas Organizações
PROCESSO SELETIVO.
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO
Discussão e aprofundamento dos temas abordados aula 2 e Exercícios.
ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Sugestão de Vídeo Parte 1
COMO LidaR com COMPORTAMENTOS inadequadOs birras, DISPUTAS, LIMITES, ETC. 2º GRUPO DE PAIS 2015.
PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
SOBREVIVÊNCIA NO DESERTO
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
VALE SONHAR.
JOGO “A ESCOLHA DE UM COMANDANTE”. Este jogo foi adaptado de um teste utilizado pela NASA para avaliar a capacidade de superação de seus potenciais candidatos.
Projetos de Engenharia Mecânica
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
Transcrição da apresentação:

Oitavo Clube de Inovação Dinâmicas de grupo

Contexto A dinâmica de grupo é um procedimento utilizado pelas organizações, visando identificar o comportamento em um determinado grupo funcional e capacitá-lo para situações verificadas no exercício de suas atribuições.  

Premissa A premissa principal que fundamenta o tema é que nenhum homem vive sozinho. Na verdade, estamos a todo o momento nos relacionando direta ou indiretamente. Ter habilidade para lidar com situações pessoais é atributo essencial para o corpo funcional de qualquer organização empresarial.

Importância Além de ser uma etapa no processo de recrutamento de novos funcionários, a dinâmica pode ser utilizada para capacitar indivíduos já incorporados à empresa em relação a novas situações vivenciadas pela instituição. Neste caso, o processo propende ampliar habilidades pessoais e o trabalho.

Dinâmica 1 A ESCOLHA DE UM ASTRONAUTA Este teste foi adaptado de um teste utilizado pela NASA para avaliar a capacidade de superação de seus potenciais candidatos a astronautas em situações difíceis e inusitadas.

Introdução Você esta em um voo de aproximadamente de 5 horas de duração. Sai do ponto de partida as 9:00 h da manhã. No meio do caminho o piloto anuncia que desviou da rota aproximadamente 150 Km e que está em sérias dificuldades. Em seguida o avião cai em um deserto e todos os tripulantes morrem. Somente os cem passageiros sobrevivem. Ao olhar-se do alto o avião se confunde com a areia do deserto.

- 1 grande lona cor da areia - 50 cobertores - 1 espelho de maquiagem Sua missão é salvar todos os passageiros. No avião, todo quebrado, você encontra os seguintes utensílios: - 3 bússolas - 100 garrafas de água - 100 óculos escuros - 100 pacotes de sal - 30 canivetes suíços - 1 grande lona cor da areia - 50 cobertores - 1 espelho de maquiagem - 2 mapas da região - 100 latas de comida Descreva em poucas palavras a sua estratégia de ação para salvar a todos. Enumere em ordem decrescente de prioridade os objetos acima relatados que serão utilizados nesta missão de salvamento, sento o n.º 1 o mais importante e o n.º 10 o menos importante.

Gabarito

Em termos aéreos, 150 Km representa apenas poucos minutos Em termos aéreos, 150 Km representa apenas poucos minutos. Em pouco tempo o avião será encontrado. Rapidamente será sentida a falta do avião. No máximo, em 5 horas, que era o tempo previsto para o voo, as buscas começarão. A estratégia é: - Manter todos juntos, próximos do avião, e aguardar o socorro. - É fundamental: - Estar preparado e orientar o resgate; - Manter-se vivo; - Manter a sobrevivência por um período maior, se for necessário.

O quadro a seguir estabelece a utilidade de cada um dos objetos para esta situação específica: 1. Óculos - Sem utilidade prática. Se fosse na neve ele protegeria a visão 2. Bússola - Idem, já que todos devem permanecer nas proximidades do Avião 3. Sal - Extremamente prejudicial à saúde, sal e sol é uma mistura explosiva 4. Canivete - Sem utilidade aparente 5. Água - Útil, mas o ser humano sobrevive alguns poucos dias sem ela. 6. Cobertor - À noite no deserto o frio facilmente atinge a temperatura abaixo de zero 7. Lona - Útil para proteger do sol escaldante do dia 8. Espelho - Extremamente útil para dar sinal em caso de aproximação de socorro 9. Comida - Útil, mas disponível uma vez que o socorro deverá chegar em breve 10.Mapa - Desnecessário, uma vez que todos deverão permanecer juntos aguardando o socorro.

Dinâmica 1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Você assumiu a gerência de uma empresa terrivelmente desorganizada. A sua admissão objetiva exatamente corrigir as irregularidades existentes. Para isso, você tem plena autoridade. A sua primeira missão será a de reduzir o seu quadro de pessoal em 50%. Portanto, dos dez funcionários abaixo, escolha cinco que deverão permanecer com você para ajudá-lo a cumprir uma importante e inadiável tarefa.

Sr. A: Tem 50 anos de idade, sendo 20 no emprego Sr. A: Tem 50 anos de idade, sendo 20 no emprego. É rabugento, mal humorado e lento. Srta. B: Secretária, muito bonita, mas de baixíssimo QI. Tem 23 anos, é assídua e pontual. É péssima datilógrafa. Sr. C: Jovem de 19 anos, de bom potencial, mas bastante indisciplinado e impontual. Já sofreu várias punições, mas comenta-se que é apadrinhado por um Diretor. Sr. D: Sujeito muito competente, apesar de muito nervoso e violento. Tem o mau hábito de gritar com as pessoas.

Sra. E: Excelente datilógrafa, mas muito fofoqueira Sra. E: Excelente datilógrafa, mas muito fofoqueira. Ocupa o telefone o dia inteiro, batendo papo e fazendo fofocas. Além disso, tem a saúde fraca, o que a faz ausentar-se com frequência. Sr. F: Economista, exímio na área econômica / financeira. Contudo, tem o vício da embriagues, o que o faz ausentar-se e ser grosseiro com as pessoas. Sr. G: Ex-toxicomaníaco, recém saído do tratamento. Admitido a menos de um mês, ainda não mostrou suas qualidades. Srta. H: escrituraria bilíngue. Não leva o trabalho muito a sério, pois seu sonho é ser atriz de cinema. Nos últimos doze meses, mudou de emprego quatro vezes.

Sra. I: Viúva de 59 anos. Exímia arquivista, á a mais antiga da firma Sra. I: Viúva de 59 anos. Exímia arquivista, á a mais antiga da firma. Tem sérios problemas cardíacos, em razão dos quais não pode ser contrariada. Sr. J: Passa o dia contanto piadas ou fazendo brincadeiras de mau gosto. Sua única vantagem é a força física descomunal que possui, muito útil para trabalhos pesados. É muito preguiçoso.