Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social – PPGDS Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes O trabalho entre os beneficiários do Programa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governabilidade e Igualdade de Gênero
Advertisements

Gabrielle Selani Cicarelli
O BRASIL DA ERA LULA: AVANÇOS E RETROCESSOS
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Secretaria de Políticas para as Mulheres
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA FÓRUM DE DIÁLOGOS BRASIL-ESPANHA 10 de novembro de 2005.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM MARÇO/2008.
Capa Disciplina: GEODÉSIA APLICADA AO GEORREFERENCIAMENTO
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Ampliação da faixa etária do Programa Bolsa Família
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Pamela Caldart- Bolsista FAURGS, Acadêmica da FSS/PUCRS
Autores Lívia Maria de Pádua Ribeiro (UNI-BH)

Quem é o jovem brasileiro?
MODO DE VIDA E ATIVISMO SOCIAL
Goiânia, 16 de dezembro de 2009.
ATUALIDADES DO MUNDO DO TRABALHO
avaliação econômica do Ensino médio profissional
MERCADO INFORMAL E O CIRCUITO INFERIOR DA ECONOMIA URBANA
O IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO
METODOLOGIA Técnicas de Pesquisa.
A educação profissional no estado do Rio de Janeiro: estudos iniciais sobre a formação de trabalhadores técnicos em saúde nas instituições de ensino autorizadas.
PROGRAMA ACOLHER.
Metodologia do Trabalho Acadêmico
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Gênero e Previdência Social no Brasil Simone Wajnman Cedeplar/UFMG Abril de 2007 BID & Cedeplar/UFMG Cedeplar/UFMG.
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
O Perfil Socioeconômico das Famílias Atendidas pelo Bolsa Família
PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Sistema Piaget de Ensino
Instituto de Economia – UFRJ
SANASA: UM OLHAR ALÉM DAS CONTAS
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM FEVEREIRO/2007.
A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental Maria Malta Campos, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito,
Saintilus JN FRANCOIS Célio Alberto Colle
O REUNI, o Acesso e a Permanência na Educação Superior Nelson Cardoso Amaral (UFG) Rio-Quente (20/05/2008)
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
Título do Trabalho: Perfil das crianças e dos adolescentes cadastrados no PSF do Morro da Caixa de Tubarão – SC. CIENCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE Acadêmica.
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
1 QUALIDADE NO DESEMPENHO DE TÉCNICAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO Rev Saúde Pública 2006;40(5): MARINA PEDUZZI, MARIA LUIZA ANSELMI,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DOMÉSTICA VIÇOSA - MG/BRASIL 2014 EDUCAÇÃO ALIMENTAR E QUALIDADE DE VIDA pEO Profa. Júnia Marise.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DA SAÚDE: DESENVOLVENDO TECNOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE Celia Regina Pierantoni 1 Thereza Christina.
Tributação e equidade Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do IPEA Brasília, 23 de maio de 2011.
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM 2007.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
PESQUISA – COPA DO MUNDO RECIFE RECIFE PESQ. Nº 007-a/2014.
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
JANETTE MARIA FRANÇA DE ABREU
O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: IMPACTOS ECONÔMICOS, SOCIOCULTURAIS E POLÍTICOS EM PEQUENOS E MÉDIOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE/BRASIL. Andréa Cristina.
Renúncia de Arrecadação Fiscal em Saúde Carlos Octávio Ocké-Reis DIEST/IPEA Nov
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRO-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E ESQUISA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA GRUPO DE PESQUISA SOBRE TRANSFORMAÇÕES NO.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Profª: Kátia Paulino dos Santos
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Características de personalidade comuns entre atletas de alto rendimento da natação da Unisul Esporte ROTTA, Tatiana Marcela MONTEIRO, Ludmila Teixeira.
As potencialidades do Novo Cadastro Único para Programas Sociais como ferramenta de monitoramento e avaliação.
Superintendência de Transferência de Renda
Características do Emprego Formal – RAIS 2006 Principais Resultados
Avaliação das Políticas de Combate à Fome e à Pobreza Rômulo Paes Secretário de Avaliação e Gestão da informação Ministério do Desenvolvimento Social e.
SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Grupos sociais.
Concurso CAIXA 2012 O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
Universidade Federal do Pará Assessoria de Educação a Distância Curso de Especialização em Gestão Pública AVALIAÇÃO DA GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA.
Transcrição da apresentação:

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social – PPGDS Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes O trabalho entre os beneficiários do Programa Bolsa Família em Montes Claros - MG Montes Claros - MG Tereza Raquel Silveira Rosa Gilmar Ribeiro dos Santos

Trabalho e Transferência de Renda Procurou-se verificar: O recebimento do benefício gera alguma “acomodação” em relação ao trabalho? As ocupações dos beneficiários apresentam traços comuns? Há diferença na situação de trabalho dos responsáveis legais e dos cônjuges? O trabalho entre os beneficiários do Programa Bolsa Família em Montes Claros - MG

Metodologia Pesquisa quantitativa Levantamento de registros estatísticos Cadastro Único Amostragem O trabalho entre os beneficiários do Programa Bolsa Família em Montes Claros - MG

O trabalho entre os beneficiários do Programa Bolsa Família em Montes Claros - MG Caracterização dos Responsáveis legais e dos Cônjuges OS ARRANJOS FAMILIARES Expressiva presença de arranjos monoparentais FAIXA ETÁRIA mais da metade destes membros possui mais de 40 anos. ESCOLARIDADE 46% possuem menos de 4 anos de estudo

O trabalho entre os beneficiários do Programa Bolsa Família em Montes Claros - MG O Trabalho:  46% dos responsáveis exerciam atividade remunerada  Entre os responsáveis de famílias monoparentais esse percentual alcança 64%  Entre os cônjuges 73% exerciam atividade remunerada

O trabalho entre os beneficiários do Programa Bolsa Família em Montes Claros - MG Mercado Formal: Dentre os que trabalhavam:  8% dos responsáveis estavam inseridos no mercado formal  Entre os cônjuges 19% estavam inseridos no mercado formal

Estrato ocupacional Responsáveis (%) Cônjuges (%) Baixo inferior: trabalhadores rurais não qualificados.920 Baixo superior: trabalhadores urbanos não qualificados.8043 Médio inferior: trabalhadores qualificados e semiqualificado.1135 Médio médio: trabalhadores não-manuais, profissionais de nível baixo e pequenos proprietários.02 Médio superior: profissionais de nível médio e médios proprietários.00 Alto:profissionais de nível superior e grandes proprietários.00 Total100 Estratos ocupacionais entre responsáveis legais e cônjuges beneficiários do PBF – Montes Claros/MG Fonte: Cadastro Único do MDS (2009) Nota: Classificação ocupacional segundo Hasenbalg e Silva (1999)

O trabalho entre os beneficiários do Programa Bolsa Família em Montes Claros - MG CONSIDERAÇÕES FINAIS Trabalho e “Acomodação” Traços comuns nas ocupações Situação de trabalho entre responsáveis e cônjuges Mercado de Trabalho como solução

O trabalho entre os beneficiários do Programa Bolsa Família em Montes Claros - MG BIBLIOGRAFIA BÁSICA ABRAMO, Laís. Trabalho decente, informalidade e precarização do trabalho. In: ROSSO, Sadi dal; FORTES, José Augusto Sá. Condições de trabalho no limiar do século XXI. Brasília: Épocca, ANTUNES, Ricardo. Século XXI: A nova era da precarização estrutural do trabalho? In: ROSSO, Sadi dal; FORTES, José Augusto Sá. Condições de trabalho no limiar do século XXI. Brasília: Épocca, FGV. Miséria, Desigualdade e Estabilidade: o segundo real. Rio de Janeiro: FGV Disponível em:   FERREIRA, M. L. A. Trabalho informal e cidadania: heterogeneidade social e relações de gênero p. Tese (Programa de Doutorado em Ciências Humanas – Sociologia e Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. HASENBALG, Carlos; SILVA, Nelson do Valle. Educação e diferenças raciais na mobilidade ocupacional. In. HASENBALG, Carlos; SILVA, Nelson do Valle; LIMA, Márcia. Cor e estratificação social. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, HASENBALG, C. Entrevista com Carlos Hasenbalg. São Paulo: Tempo Social, nov Entrevista concedida a Antônio Sérgio Alfredo Guimarães. Disponível em:  . Acesso em 11 de dez, KERSTENETZKY, Célia Lessa. Redistribuição e desenvolvimento? A economia política do programa bolsa família. In: Dados [online]. 2009, vol.52, n.1, p Disponível em:  

O trabalho entre os beneficiários do Programa Bolsa Família em Montes Claros - MG BIBLIOGRAFIA BÁSICA KÜCHEMANN, Berlindes Astrid. Mulheres no mundo do trabalho: em busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo. In: ROSSO, Sadi dal; FORTES, José Augusto Sá. Condições de trabalho no limiar do século XXI. Brasília: Épocca, MEDEIROS, Marcelo; BRITTO, Tatiana; SOARES, Fábio. Programas focalizados de transferência de renda no Brasil: contribuições para o debate. In: TEXTO PARA DISCUSSÃO Nº Rio de Janeiro, IPEA, SILVA E SILVA, Maria Ozanira; YASBEK, Maria Carmelita; GIOVANI, Geraldo di. A política social brasileira no Século XXI: a prevalência dos programas de transferência de renda. - 4.ed. rev. e atual. – São Paulo: Cortez, SILVA E SILVA, Maria Ozanira. O Bolsa Família: Problematizando Questões Centrais na Política de Transferência de Renda no Brasil. IN: Revista Ciência e Saúde Coletiva, vol. 12, nº 6. Rio de Janeiro, Abrasco, Disponível em:   SILVA, Nelson do Valle. Diferenças raciais de rendimentos. In. HASENBALG, Carlos; SILVA, Nelson do Valle; LIMA, Márcia. Cor e estratificação social. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, ZIMMERMANN, Clóvis Roberto. Implementação do direito humano à alimentação adequada: do bolsa família à renda básica de cidadania. Passo Fundo: IFIBE, ZIMMERMANN, Clovis Roberto. Os programas sociais sob a ótica dos direitos humanos: o caso do Bolsa Família do governo Lula no Brasil. IN: Sur, Rev. int. direitos human. v.3 n.4 São Paulo Disponível em:  