Conceitos essenciais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comunidades de Aprendizagem
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Visão Global do Projecto
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Inclusão Digital x Educação Digital
Área do conhecimento: Biologia
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
O uso dos softwares nas escolas
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA CIDADE
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Santarém Março a Julho de 2007
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
A CTIVIDADE 4 - T RABALHO I NDIVIDUAL - R ELATO, A NÁLISE E R EFLEXÃO DE E XPERIÊNCIAS COM TIC Trabalho Realizado Por: Nuno M.C. Martins E NSINO E APRENDIZAGEM.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
Profa. Reane Franco Goulart
Tecnologia e Educação Iolanda B. C. Cortelazzo
7º Ano Prof: Lídia Henriques Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Gerir informação.
Ferramentas de comunicação
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
CC8 Comunicação e colaboração
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
Gestão de dados guardados na Internet
Ferramentas de comunicação
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Chat FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO Comunicação e formação síncrona Prof: Nuno Bordalo Pacheco Aluno: Diogo Véstia Mestrado em Educação e Comunicação.
Cidadania digital.
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Tecnologias e Comunicação Web 2.0 Docente: Vânia Janela Trabalho realizado por: Nuno Santos.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)- 7º ano de escolaridade Prof. Emanuel Camacho Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
TIC Tecnologias de Informação e Comunicação
Safer Internet PT - Mid-term review Grant agreement SIP–2008-CN Safer Internet PT - Mid-term review Grant agreement SIP–2008-CN QUALIFICA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
TIC Tecnologias da Informação e Comunicação 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico Ano letivo 2015/2016 Artur Ramísio.
Programação em Scratch
Introdução às T.I.C. Conceitos básicos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação Tipos de software e programas de aplicações informáticas.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Transcrição da apresentação:

Conceitos essenciais

Papel das tecnologias na sociedade Conceitos essenciais Papel das tecnologias na sociedade No dia a dia, encontramos a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas mais variadas situações. Em casa No mundo empresarial No comércio Na medicina/investigação No ensino Na Web social

Papel das tecnologias na sociedade – Em casa As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC] desempenham uma papel fundamental em praticamente todos os setores de atividade. No dia a dia, encontramos a sua utilização nas mais variadas situações, desde a compra de um simples jornal a complexas transações financeiras. No início da década de 80, o aparecimento dos computadores pessoais e o desenvolvimento da informática originou uma crescente utilização dos computadores em casa. Em Portugal, o microcomputador ZX Spectrum "in­vadiu" milhares de lares. No entanto, devido às suas características, a sua utilização era especialmente dirigida para jogos e pequenos programas.

Papel das tecnologias na sociedade Em Casa Hoje em dia, os computadores pessoais são utilizados para um vasto nú­mero de atividades como, por exemplo: planificação e gestão das tarefas e despesas domésticas; gestão de contas bancárias e diversas transações financeiras; realização de compras online; atualização noticiosa online; estudo e investigação; momentos lúdicos; visionamento de vídeos e audição de ficheiros áudio; comunicação via áudio e vídeo; etc.

Papel das tecnologias na sociedade Mundo empresarial Atualmente, a eficácia das empresas não pode ser pensada sem o recurso às TIC. Esta utilização reflete-se em todos os setores empresariais, visto que influencia a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços. Por exemplo, na área da produção industrial, o recurso à robótica é cada vez mais comum.

Papel das tecnologias na sociedade No comércio No comércio, inclusive no tradicional, a maior parte das operações são controladas pela utilização de meios informáticos e programas adequados. Estas operações podem ser, por exemplo, o registo de vendas e pagamentos, a gestão de stocks, a codificação de produtos, etc.

Papel das tecnologias na sociedade Na medicina/investigação A medicina e a investigação são áreas em que as TIC têm especial importância e que muito têm contribuído para facilitar o trabalho dos profissionais, nomeadamente para: armazenar dados relacionados com os pacientes; prescrever receitas; agendar consultas; efetuar trabalhos de pesquisa e investigação; efetuar diagnósticos; efetuar cirurgias assistidas por computador; partilhar conhecimento entre médicos geograficamente distantes.

Papel das tecnologias na sociedade No ensino As TIC são um importante meio de ensino e aprendizagem. A sua utilização faculta o acesso a uma infindável quantidade de informação, em diversos formatos, permitindo ao professor apresentar e explorar as matérias de formas diversificadas, potenciando, nos alunos, a construção de conhecimento. A aplicação das TIC no ensino à distância (e-learning) permite ensinar e aprender independentemente do local onde nos encontramos. Assim, a sua aplicação na sala de aula pode permitir que alunos, incapacitados de se deslocarem à escola, possam participar ativamente nas aulas. A instrução assistida por computador engloba atividades diversas como, por exemplo, o ensino da Matemática, da História, da condução de veículos, simulação de voos, etc.

Papel das tecnologias na sociedade A Web social "A comunicação mediada por computador permite que as pessoas se conectem de diferentes formas, fazendo com que pequenos palpites entrem em contacto com outros pequenos palpites para dar forma a ideias inovadoras." (Steven Johnson) A Web social caracteriza-se pelo estabelecimento de relações sociais entre os utilizadores da Web, potenciadas pela comunicação, colaboração e interatividade. 0 desenvolvimento de ferramentas e plataformas, inovadoras e interativas, alicia a partilha colaborativa e a participação ativa em, por exemplo: redes sociais; blogues; grupos de discussão; chats; plataformas de ensino-aprendizagem.

Cidadania digital Sabes o que significa a palavra cidadania?   Segundo o dicionário Priberam: Cidadania significa "qualidade de cidadão". in http://www.priberam.pt/dipo/cidadania Segundo a Wikipédia: "Cidadania (do latim, civitas, "cidade") é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive." in http://pt.wikipédia.org/wiki/Cidadania As regras - cumprir e fazer cumprir - a que diariamente temos de estar atentos, devem ser estendidas ao "mundo digital".

Conceitos essenciais Cidadania digital Cidadania digital são os direitos e deveres de cada cidadão enquanto utilizador das Tecnologias de Informação e Comunicação, em diversas vertentes.

Cidadania digital Etiqueta   Cidadania digital Etiqueta Normas ou procedimentos de conduta adequadas ao meio digitais (netiqueta). Comunicação Troca eletrónica de informação respeitando as "normas de etiqueta". Literacia Conhecer a tecnologia para a poder utilizar eficazmente, no contexto adequado. Acesso Garantir o acesso à tecnologia de toda a sociedade, em condições equitativas. Comércio Compra e venda eletrónica de bens, de forma consciente e ética. Lei Utilizar a tecnologia de forma ética (ex.: respeitar os direitos de autor, não pla­giar, não criar/propagar vírus intencionalmente, etc.]. Direitos e responsabilidades Direitos, por exemplo, à privacidade e liberdade de expressão devem ser garanti­dos em ambientes digitais. Contudo, devemos ser responsáveis pelo que publi­camos (desde o conteúdo à forma]. Saúde e bem-estar Utilizar a tecnologia adequadamente, garantindo a preservação do bem-estar físico e psicológico. Segurança Conhecer e adotar medidas adequadas para preservação da privacidade e garan­tir a nossa segurança e a da informação.

PraTICa Cria um documento para responderás questões que exijam resposta escrita e guarda-o com o nome PT1, seguido do número dos elementos do grupo. Recursos: Manual e Internet. Como suporte, consulta: Refere os grandes marcos da história das TIC. Na Internet, pesquisa imagens de computadores que caracterizem uma geração à tua escolha. Copia a imagem para o teu documento e, num pequeno texto, caracteriza-a (geração a que pertence, tecnologia que a caracteriza, etc.). Os teus pais e/ou encarregados de educação utilizam as TIC na sua atividade profissional? Se sim, de que forma as utilizam?   Relativamente ao papel das tecnologias na sociedade, refere duas áreas em que a aplicação das TIC seja fundamental. Justifica a tua resposta. Em termos de cidadania digital devemos utilizar as TIC de forma ética e segura. O que devemos fazer para que estes dois aspetos sejam cumpridos?