Estrutura pedagógica Fernando Spanhol

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Ensino e Aprendizagem: Enfoques Teóricos
O Aluno.
O Aluno a Distância.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Currículo por Competências e Habilidades.
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Metodologia: Piaget e Vygotsky
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Aprender a aprender na Universidade
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Webquest.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Laboratório de desenvolvimento de habilidades de gestão de pessoas e de equipes.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Docência do Ensino Superior
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Renato Vairo Belhot – USP -SC
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Formação continuada ANO 2015
Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.
Faculdade Piaget - Brasil
Aprendizagem da matemática
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

Estrutura pedagógica Fernando Spanhol Laboratório de Educação a Distância – LED Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Nesta apresentação: Teorias de aprendizagem; A.D.D.I.E. e EaD. Aplicações.

Modelo Básico (A.D.D.I.E.) A.D.D.I.E. = Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation De Campos, Gilda Helena B. (Coppe, UFRG) 2001. O

Um momento para refletir Como você sabe quando aprendeu? Como sabe se seu público-alvo vai aprender o conteúdo da sua aula?

Behaviorismo: origens Conditioned Reflex  “Operant conditioning” B. F. Skinner 1904-1990 “Modificação do Comportamento” Pavlov 1849-1963

1916 – presente “Condições de aprendizagem” Cognitivismo Condições e motivações na Aprendizagem Robert Gagné 1916 – presente “Condições de aprendizagem”

O Princípio Básico de Cognitivismo “ A fim de planejar eventos externos ao aluno que ativarão e manterão a aprendizagem, deve-se adquirir uma concepção do que ocorre dentro da cabeça do aluno. Isto é o que o conhecimento dos princípios da aprendizagem e da teoria da aprendizagem fornece”

Construtivismo John Dewey 1896 – 1980 “Experiência prática é chave” Jean Piaget 1896 – 1980 “Conhecimento é Construído”

Construtivismo (Social) Conhecimento é construído socialmente Lev Vygotsky 1896 – 1934 “Zona de Desenvolvimento Proximal - ZDP”

1928 – presente “Computadores para explorar” Construtivismo Técnicas que facilitam a construção ativa do conhecimento Jerome Bruner 1915 - presente “Descoberta” Seymour Papert 1928 – presente “Computadores para explorar”

Andragogia Malcom Knowles em 1973 no livro "The Adult Learner - A Neglected Species“, cria e define o termo Andragogia: “A Arte e Ciência de Orientar Adultos a Aprender”

Andragogia Segundo Knowles, à medida que as pessoas amadurecem, sofrem transformações: Passam de pessoas dependentes para indivíduos independentes, autodirecionados. Acumulam experiências de vida que vão ser fundamento e substrato de seu aprendizado futuro.

Andragogia Seus interesses pelo aprendizado se direcionam para o desenvolvimento das habilidades que utiliza no seu papel social, na sua profissão.  Passam a esperar uma imediata aplicação prática do que aprendem, reduzindo seu interesse por conhecimentos a serem úteis num futuro distante. 

Andragogia Preferem aprender para resolver problemas e desafios, mais que aprender simplesmente um assunto. Passam a apresentar motivações internas (como desejar uma promoção, sentir-se realizado por ser capaz de uma ação recem-aprendida, etc), mais intensas que motivações externas como notas em provas, por exemplo.

Preferências de aprendizagem nos Aprendizes Adultos Precisam saber PORQUE devem aprender algo. Precisam aprender por meio da experiência. Abordam a aprendizagem como resolução de problemas. Aprendem melhor quando o tópico é de valor imediato. (relevância)

APLICAÇÃO DA TEORIA ANDRAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE ADULTOS. Tirando proveito da Experiência Acumulada pelos Alunos. Propondo Problemas, Novos Conhecimentos e Situações sincronizadas com a Vida Real. Justificando a necessidade e utilidade de cada conhecimento.  

APLICAÇÃO DA TEORIA ANDRAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE ADULTOS. Envolvendo Alunos no Planejamento e na Responsabilidade pelo Aprendizado. Estimulando e utilizando a Motivação Interna para o Aprendizado. Facilitando o Acesso, os Meios, o Tempo e a Oportunidade

Aprendizagem ativa (Kolb, 1984)

Implicações Pedagógicas Definição do projeto da atividade que será realizada na modalidade a distância: Revisão dos objetivos Nova concepção para definição dos conteúdos Nova visão para escolha dos recursos metodológicos aliados aos recursos tecnológicos Uso efetivo dos recursos comunicacionais Nova concepção de avaliação: processo e conceito de auto avaliação

Implicações Pedagógicas Construção de novos saberes teóricos vinculados à didática e á prática da modalidade a distância Construção de novos saberes teóricos relacionados á aprendizagem do participantes como adulto e em situação virtual Formação de professores Formação de alunos

Gestão do Ensino e da Aprendizagem Definição efetiva de dois processos diferentes: o processo da aprendizagem realizada exclusivamente pelo aluno o processo do ensino construído previamente pelo professor Identificação de papéis Conhecimento dos processos Conhecimento dos recursos disponíveis para a gestão efetiva do ensino

E para os TRTs ? Quais são os objetivos de aprendizagem? Quais são as necessidades de aprendizagem mais urgentes? Qual é o perfil do público-alvo (alunos)? Quais são os recursos e tecnologias - disponíveis?

CONHECIMENTO DA PRÁTICA PARA A TEORIA “... A ÚNICA E VERDADEIRA FORMA DE SE APRENDER A UTILIZAR UM CONHECIMENTO É USANDO-O NUMA TAREFA ESPECÍFICA E SIGNIFICATIVA, QUE APRESENTE PELO MENOS ALGUNS RESULTADOS”. PETER DRUCKER

PERGUNTAS Como avaliar o processo individual de aprendizagem em um grupo interativo ? Como avaliar o desenvolvimento da reflexão individual e grupal e como avaliar os níveis de influência de um no outro ? Como avaliar a progressão de alunos em um curso que se caracteriza pela construção e transformação contínua ?