Estrutura pedagógica Fernando Spanhol Laboratório de Educação a Distância – LED Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Nesta apresentação: Teorias de aprendizagem; A.D.D.I.E. e EaD. Aplicações.
Modelo Básico (A.D.D.I.E.) A.D.D.I.E. = Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation De Campos, Gilda Helena B. (Coppe, UFRG) 2001. O
Um momento para refletir Como você sabe quando aprendeu? Como sabe se seu público-alvo vai aprender o conteúdo da sua aula?
Behaviorismo: origens Conditioned Reflex “Operant conditioning” B. F. Skinner 1904-1990 “Modificação do Comportamento” Pavlov 1849-1963
1916 – presente “Condições de aprendizagem” Cognitivismo Condições e motivações na Aprendizagem Robert Gagné 1916 – presente “Condições de aprendizagem”
O Princípio Básico de Cognitivismo “ A fim de planejar eventos externos ao aluno que ativarão e manterão a aprendizagem, deve-se adquirir uma concepção do que ocorre dentro da cabeça do aluno. Isto é o que o conhecimento dos princípios da aprendizagem e da teoria da aprendizagem fornece”
Construtivismo John Dewey 1896 – 1980 “Experiência prática é chave” Jean Piaget 1896 – 1980 “Conhecimento é Construído”
Construtivismo (Social) Conhecimento é construído socialmente Lev Vygotsky 1896 – 1934 “Zona de Desenvolvimento Proximal - ZDP”
1928 – presente “Computadores para explorar” Construtivismo Técnicas que facilitam a construção ativa do conhecimento Jerome Bruner 1915 - presente “Descoberta” Seymour Papert 1928 – presente “Computadores para explorar”
Andragogia Malcom Knowles em 1973 no livro "The Adult Learner - A Neglected Species“, cria e define o termo Andragogia: “A Arte e Ciência de Orientar Adultos a Aprender”
Andragogia Segundo Knowles, à medida que as pessoas amadurecem, sofrem transformações: Passam de pessoas dependentes para indivíduos independentes, autodirecionados. Acumulam experiências de vida que vão ser fundamento e substrato de seu aprendizado futuro.
Andragogia Seus interesses pelo aprendizado se direcionam para o desenvolvimento das habilidades que utiliza no seu papel social, na sua profissão. Passam a esperar uma imediata aplicação prática do que aprendem, reduzindo seu interesse por conhecimentos a serem úteis num futuro distante.
Andragogia Preferem aprender para resolver problemas e desafios, mais que aprender simplesmente um assunto. Passam a apresentar motivações internas (como desejar uma promoção, sentir-se realizado por ser capaz de uma ação recem-aprendida, etc), mais intensas que motivações externas como notas em provas, por exemplo.
Preferências de aprendizagem nos Aprendizes Adultos Precisam saber PORQUE devem aprender algo. Precisam aprender por meio da experiência. Abordam a aprendizagem como resolução de problemas. Aprendem melhor quando o tópico é de valor imediato. (relevância)
APLICAÇÃO DA TEORIA ANDRAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE ADULTOS. Tirando proveito da Experiência Acumulada pelos Alunos. Propondo Problemas, Novos Conhecimentos e Situações sincronizadas com a Vida Real. Justificando a necessidade e utilidade de cada conhecimento.
APLICAÇÃO DA TEORIA ANDRAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE ADULTOS. Envolvendo Alunos no Planejamento e na Responsabilidade pelo Aprendizado. Estimulando e utilizando a Motivação Interna para o Aprendizado. Facilitando o Acesso, os Meios, o Tempo e a Oportunidade
Aprendizagem ativa (Kolb, 1984)
Implicações Pedagógicas Definição do projeto da atividade que será realizada na modalidade a distância: Revisão dos objetivos Nova concepção para definição dos conteúdos Nova visão para escolha dos recursos metodológicos aliados aos recursos tecnológicos Uso efetivo dos recursos comunicacionais Nova concepção de avaliação: processo e conceito de auto avaliação
Implicações Pedagógicas Construção de novos saberes teóricos vinculados à didática e á prática da modalidade a distância Construção de novos saberes teóricos relacionados á aprendizagem do participantes como adulto e em situação virtual Formação de professores Formação de alunos
Gestão do Ensino e da Aprendizagem Definição efetiva de dois processos diferentes: o processo da aprendizagem realizada exclusivamente pelo aluno o processo do ensino construído previamente pelo professor Identificação de papéis Conhecimento dos processos Conhecimento dos recursos disponíveis para a gestão efetiva do ensino
E para os TRTs ? Quais são os objetivos de aprendizagem? Quais são as necessidades de aprendizagem mais urgentes? Qual é o perfil do público-alvo (alunos)? Quais são os recursos e tecnologias - disponíveis?
CONHECIMENTO DA PRÁTICA PARA A TEORIA “... A ÚNICA E VERDADEIRA FORMA DE SE APRENDER A UTILIZAR UM CONHECIMENTO É USANDO-O NUMA TAREFA ESPECÍFICA E SIGNIFICATIVA, QUE APRESENTE PELO MENOS ALGUNS RESULTADOS”. PETER DRUCKER
PERGUNTAS Como avaliar o processo individual de aprendizagem em um grupo interativo ? Como avaliar o desenvolvimento da reflexão individual e grupal e como avaliar os níveis de influência de um no outro ? Como avaliar a progressão de alunos em um curso que se caracteriza pela construção e transformação contínua ?