Implementação do novo PCASP Graziela Luiza Meincheim

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano de Contas Aplicado ao Setor Público
Advertisements

PROJETOS DA SECRETARIA EXECUTIVA DO TESOURO - SET
Contabilidade Pública e Governamental
Portal da Transparência Municipal Conteúdo básico a cargo do município Base: Decreto Federal nº 7.185/2010 Sistema Integrado de Administração Financeira.
Portal da Transparência Estadual
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
Sistema de Controle Interno na Administração Pública
A CONSOLIDAÇÃO DAS NBC T SP NO BRASIL:
CASP: O PROCESSO DE CONVERGÊNCIA, A CONTABILIZAÇÃO E O GERENCIAMENTO DOS RISCOS FISCAIS E PASSIVOS CONTIGENTES.
Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Estrutura de Códigos Padrão
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
Gino Novis Cardozo Secretário-Geral de Controle Externo
A Consolidação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP) – Cronograma de Implantação XVI – Encontro Sul Matogrossense.
Portal dos Convênios – SICONV
Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público NBCASP
Maio de 2012 Impactos das NBCASP

GT 06 – Contabilidade Coordenadores: Adriano de Souza Pereira (SC)
ORÇAMENTÁRIA DO ESTADO DO AMAZONAS NO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO
Contabilidade Aplicada aos RPPS
GEFIN PROJE TO DE LEI Nº 248/2009
LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
Sistema de Informações Gerenciais da Execução Orçamentária
A Contadoria Geral do Estado do rio de Janeiro
UNIDADE GESTORA EXECUTORA
Gerenciamento do desempenho do Tesouro Nacional na Administração de Finanças Públicas Contratação de Empresa para apoio à equipe da STN na construção da.
GESTÃO FISCAL E FINANCEIRA E BALANÇO GERAL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA 2009 Alexandre Sobreira Cialdini Secretário de Finanças de Fortaleza.
A Nova Contabilidade Pública e o controle da Administração Pública
Coordenação Geral de Contabilidade
Ciclo de Planejamento PPA.
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Implantação do PCASP no Estado do Rio Grande do Sul Contadoria e Auditoria-Geral do Estado Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul Novembro/2012.
Sitema de Gestão de Convênios do Governo Estadual: Sistema e Fluxo das Informações Marcelo Inocencio Pereira Contador da Fazenda Estadual
CARTÃO DE PAGAMENTOS DO GOVERNO FEDERAL FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ PAULO M. BUSS.
Fonte: QUINTANA, Alexandre Costa, Daiane Pias Machado, Jozi Cristiane da Costa Quaresma, Roselaine da Cruz Mendes. Contabilidade Pública: De Acordo com.
Apresentação da Implantação do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR)
PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE FINANÇAS
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
Gerente de Informação de Custos - Substituto
Conformidades dos Registros de Gestão 1 GENOC/DCOG.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2005 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
CONTABILIDADE PUBLICA
Fonte: STN Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
GT 06 – Contabilidade Coordenadores: Adriano de Souza Pereira (SC) Maria da Conceição Rezende (MG)
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
PROCESSO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
NOVA CONTABILIDADE E GESTÃO FISCAL Modernização da Gestão Pública
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Adriano de Souza Pereira - Contador da Fazenda Estadual – SEF/SC Conselheiro CRCSC Diretoria de Contabilidade Geral DCOG/SEFAZ – Santa Catarina Experiência.
Wanderlei Pereira das Neves, MsCSlide 1 * *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial.
PATRIMÔNIO, CONTABILIDADE E RESPONSABILIDADE DE CONTADOR Ronaldo Ribeiro de Oliveira Auditor Público Externo Secretário-Chefe da Consultoria Técnica.
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Administrador Público – CRA/DF
SEMINÁRIO DE CONTROLE INTERNO Ricjardeson Dias Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
Central: Secretaria de Estado da Administração. Normativo: Diretoria de Gestão Patrimonial. Setorial Regional: Gerências de Administração ou equivalentes.
Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Manual de Contabilidade Aplicada no Setor Público: Plano de Contas Aplicado.
Transcrição da apresentação:

Implementação do novo PCASP Graziela Luiza Meincheim gefin Implementação do novo PCASP Graziela Luiza Meincheim SEFAZ/SC

Convergência Contábil Santa Catarina Contador

Bases para a Convergência Equipe Sistema Procedimentos

Bases para a Convergência Equipe Sistema Procedimentos

Contabilidade Geral do Estado Lotação na Secretaria de Estado da Fazenda Concursos Públicos – 2003 e 2009 100 Contadores da Fazenda Estadual

Secretarias de Desenvolvimento Regional – 36 Secretarias Setoriais (Saúde, Educação, Segurança Pública, Infraestrutura etc.) – 21 Autarquias - 7 Fundações – 7 Empresas Dependentes – 4 Total = 75 órgãos

Bases para a Convergência Equipe Sistema Procedimentos

Planejamento e Gestão Fiscal Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal Sistema oficial de gestão fiscal do Estado; Em operação desde janeiro/2009; Gerido pela Diretoria de Contabilidade/SEF; Utilizado por todos Poderes e os órgãos do Governo; Base de informações para o Portal da Transparência.

Registro de Dados Elaboração da proposta orçamentária => PPA, LDO e LOA; Execução Orçamentária e financeira => Empenho, Liquidação, Pagamento, Programação Financeira; Controle por Fonte de Recursos; Contabilidade => Plano de Contas, Tabela de Eventos; Conformidade Contábil, Relatório de Controle Interno; Conciliação Bancária; Integração com os sistemas de Arrecadação e Recursos Humanos;

Em fase de desenvolvimento/implantação: Acompanhamento físico e financeiro das ações de governo; Acompanhamento de Contratos; Gerenciamento da Dívida Pública; Riscos Fiscais e Precatórios; Transferências (Convênios, Subvenções); Custos; Adaptação às Normas Internacionais de Contabilidade.

Bases para a Convergência Equipe Sistema Procedimentos

GTCON/SC Grupo de trabalho dedicado exclusivamente para estudar as mudanças a serem implementadas (sistemas de informação e procedimentos). Decreto Estadual nº 3.445, de 10/08/2010 Art. 1º Fica instituído, no âmbito do Poder Executivo Estadual, sob a coordenação do Diretor de Contabilidade Geral da Secretaria da Fazenda, o Grupo de Trabalho de Procedimentos Contábeis do Estado de Santa Catarina –GTCON/SC, com vistas a implementar medidas que possibilitem: I - a adaptação da contabilidade pública estadual às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP; II - a adaptação do Plano de Contas Único do Estado ao novo modelo de Plano de Contas Aplicável ao Setor Público – PCASP, Volume IV do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

Adaptação do SIGEF Implantação do novo Plano de Contas Contábil; Revisão da Tabela de Eventos Contábeis; Adaptação das Rotinas Automáticas de Contabilização.

NOVO PCASP Baseado no Plano de Contas da União; Padronização no 5º nível; Detalhamento em níveis inferiores conforme as necessidades do ente; Abertura de contas no 5º nível conforme o tipo de consolidação;

Tipo de Consolidação Consulta Cadastro de Credores; Inclusão Natureza Jurídica; Consulta dados da Receita Federal.

103-1 Órgão Público da Adm. Municipal INTER Municípios 204-6 Sociedade Anônima Aberta Consolidação 102-3 Órgão Público da Adm. Estadual UG de SC: INTRA Demais UFs: INTER Estados 201-1 Empresa Pública Estatal Dependente SC: INTRA Demais Estados: INTER Estados União: INTER União Municípios: INTER Municípios INDEPENDENTE: Consolidação

Despesa por Competência Definição do momento da VPD; Associação das VPDs às despesas orçamentárias; Associação das contas de ativo e passivo; Revisão dos subelementos de despesa para adequação ao PCASP.

Receita por Competência Portaria GAB/SEF nº 081/2012 instituiu grupo de estudos para viabilizar a contabilização da receita por competência. Em andamento: Estudo conjunto (Contabilidade e Área Tributária); Integração SIGEF x SAT (Contas a Receber); Contabilizar Contas a Receber (ICMS e IPVA).

Avaliação do Patrimônio Trabalho desenvolvido pela SEF em conjunto com a Secretaria de Administração (DGPA e DGOV). Decreto Estadual nº 3.486, de 03/09/2010 Institui a obrigatoriedade de realizar os procedimentos de reavaliação, redução ao valor recuperável de ativos, depreciação, amortização e exaustão dos bens do Estado nos casos que especifica. Instrução Normativa Conjunta DGPA/SEA – DCOG/SEF nº 01, de 12/04/11 Estabelece normas de administração de Bens Móveis no que tange a Reavaliação, Redução ao Valor Recuperável do Ativo, Depreciação, Amortização e Exaustão dos bens do Estado.

Avaliação do Patrimônio Em andamento: Imóveis – Reavaliação de 97% da Adm. Direta em 2011; Móveis – 38% dos órgãos cumpriram cronograma reavaliação 2011; Intangível – Registro Sistemas SIGEF, SAT, SIGRH, SGPE, UDESC e PGE-Net; Ativos de Infraestrutura – iniciado trabalho com DEINFRA.

Sistema de Custos Em andamento: Módulo de Custos – SIGEF (em desenvolvimento); Pilotos em 3 órgãos do Estado: (Fundação do Meio Ambiente, SDR São Miguel do Oeste e SEFAZ); Previsto: aperfeiçoamento do Módulo de Custos após realização dos pilotos.

Demonstrações Contábeis Volume I - Relatório Técnico Aspectos Sociais, Econômicos, Administrativos e Financeiros do Governo; Demonstrações Contábeis; Notas Explicativas. Volume II – Anexos 30 Demonstrativos (Receita, Despesa, Dívida Pública, Repasse aos Municípios, Restos a Pagar,etc)

Volume I - Relatório Técnico Demonstrações Contábeis: Notas Explicativas: Balanço Patrimonial; Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro; Demonstração das Variações Patrimoniais; Demonstração do Fluxo de Caixa; Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. . Principais Práticas Contábeis Adotadas; Notas sobre itens do Balanço Patrimonial; Análise dos Balanços Orçamentário e Financeiro; Cumprimento dos Limites Constitucionais e Legais; Execução dos Programas de Governo – físico x financeiro.

gefin www.transparencia.sc.gov.br

Todos os órgãos do Poder Executivo; Transparência na Gestão – Estado de Santa Catarina Todos os órgãos do Poder Executivo; Relatórios; Consultas on-line.

Transparência na Gestão – Estado de Santa Catarina

Colar telas exemplos maiores fornecedores pagamentos (escolher 1 UG) Transparência na Gestão – Estado de Santa Catarina Gasto Público Colar telas exemplos maiores fornecedores pagamentos (escolher 1 UG) Detalhar todo o pagamento Colar telas Diárias – ex: SEF

Colar telas exemplos maiores fornecedores pagamentos (escolher 1 UG) Transparência na Gestão – Estado de Santa Catarina Gasto Público Colar telas exemplos maiores fornecedores pagamentos (escolher 1 UG) Detalhar todo o pagamento Colar telas Diárias – ex: SEF

Colar telas exemplos maiores fornecedores pagamentos (escolher 1 UG) Transparência na Gestão – Estado de Santa Catarina Gasto Público Colar telas exemplos maiores fornecedores pagamentos (escolher 1 UG) Detalhar todo o pagamento Colar telas Diárias – ex: SEF

Colar telas exemplos maiores fornecedores pagamentos (escolher 1 UG) Transparência na Gestão – Estado de Santa Catarina Gasto Público Colar telas exemplos maiores fornecedores pagamentos (escolher 1 UG) Detalhar todo o pagamento Colar telas Diárias – ex: SEF

Colar telas exemplos maiores fornecedores pagamentos (escolher 1 UG) Transparência na Gestão – Estado de Santa Catarina Gasto Público Colar telas exemplos maiores fornecedores pagamentos (escolher 1 UG) Detalhar todo o pagamento Colar telas Diárias – ex: SEF

Transparência na Gestão – Estado de Santa Catarina Indicadores - telas

32 Indicadores da Gestão Fiscal (mensal) Transparência na Gestão – Estado de Santa Catarina 32 Indicadores da Gestão Fiscal (mensal) Receita; Despesa; Custeio; Investimentos; Gastos com Saúde; Educação; Repasse aos Poderes, etc. Visão Geral das Finanças do Governo do Estado

Transparência na Gestão – Estado de Santa Catarina Indicadores - telas

Transparência na Gestão – Estado de Santa Catarina Indicadores - telas

Transparência na Gestão – Estado de Santa Catarina Indicadores - telas

Indicadores Setoriais Mensurar Custos dos Serviços Públicos Desafios para a Contabilidade Implementar Indicadores Setoriais Mensurar Custos dos Serviços Públicos Saúde Custo por Paciente Educação Custo por Aluno Segurança Custo Operação Policial

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Charles Darwin

OBRIGADA! Secretaria de Estado da Fazenda – SEF gefin OBRIGADA! Secretaria de Estado da Fazenda – SEF Diretoria de Contabilidade Geral – DCOG Graziela Luiza Meincheim Gerente de Contabilidade Centralizada E-mail: gecoc@sefaz.sc.gov.br Fone: (0**48) 3665-2770