Teorias dos Processos de Criação em Artes e Mídias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
O método científico em Psicologia
Para abrir as ciências sociais:
ESTÉTICA 1.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Matemática para todos Educação Básica
DIALÉTICA DO CONCRETO POR: KAREL KOSIK. A Dialética A dialética trata da coisa em si, do concreto. Mas a coisa em si não se manifesta imediatamente aos.
Mobilizando o operatório
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SEMIÓTICA Charles S. Peirce
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
RAZÃO E INSTINTO Pascal “ O Coração tem razões que a razão desconhece
POR QUE PLANEJAR!.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Atribuição de significados
Semiose na experiência cinemática da cultura de meios
Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
Governo do Estado do Pará
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
COMUNICAçÃO.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
As funções da linguagem
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
HISTÓRIA DA ARTE Professora Elane Albuquerque Macapá – AP, 2010
Sistema Piaget de Ensino
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Metodologia do Ensino de Arte
Percurso de Experimentação
Prof. Drnd. Alan Rodrigo Antunes IFMS-Três Lagoas
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
OFICINA DE ARTES VISUAIS
O conhecimento científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Inferir: é o ato ou processo de derivar conclusões lógicas de premissas conhecida ou decididamente verdadeiras. A dedução é uma inferência.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
II Unidade Semiótica (Análise).
ESTÉTICA 1.
Leitura e interpretação de texto
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
O que é Ciência.
Semiótica e comunicação III
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
Immanuel Kant
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Texto: Mídia e Produção de modos de Existência Autora: Cecília Coimbra.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Finalidades da pesquisa científica
LEITURA EM ANÁLISE DOCUMENTÁRIA Profa. Giovana Deliberali Maimone.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
Transcrição da apresentação:

Teorias dos Processos de Criação em Artes e Mídias Crítica Genética

Processo de Criação Artística – Crítica Genética Acompanhando o insight inicial, o planejamento, execução e o crescimento, devemos estar preocupados com a melhor compreensão do processo de criação. Este processo conduz o pesquisador através da história da produção das obras artísticas seguindo as pegadas deixadas pelos criadores. Narrando a gênese da obra, ele pretende tornar o movimento legível e revelar alguns dos sistemas responsáveis pela sua geração, além das características periféricas de observação dos fenômenos.

Processo de Criação Artística – Crítica Genética A Crítica Genética considera os manuscritos como seus objetos de estudo e são eles: correspondências do autor, gravações de voz, rascunhos, esboços, textos imagens e sons que tenham não são a obra e que possam indicar algo sobre ela. Cecília de Almeida Salles relacionou esta teoria com a teoria dos signos e, assim , passou a sustentar um diálogo com a semiótica de Peirce. Através desse enfoque, o conceito estrito de manuscrito deixa de fazer sentido e é substituído pelo de "documentos de processo", que são todo e qualquer registro material do processo criador, independentemente das linguagens em que se inscreve.

Processo de Criação Artística - Cecília Almeida Salles - Gesto Inacabado As tensões do movimento criador também são contempladas no texto de “Gesto Inacabado”, tensões essas que a autora vislumbra como pólos opostos de naturezas diversas e que agem dialeticamente um sobre o outro, mantendo o processo em ação. Dessas idéias desenhadas no texto emana uma interessante afinidade com as chamadas "teorias da complexidade", que falam de sistemas dotados de incrível capacidade auto-organizativa (conceito de autopoeisis), apesar do forte teor caótico em que se articulam.

Processo de Criação Artística - Cecília Almeida Salles - Gesto Inacabado Cecília propõe algumas "abordagens para o movimento criador", das quais se destaca o conceito de "ação transformadora". Ela defende a idéia de que o percurso criativo observado sob o ponto de vista de sua continuidade "coloca os gestos criadores em uma cadeia de relações, formando uma rede de operações estreitamente ligadas". Índice do Livro: 1. Estética do Movimento Criador 2. Abordagens para o Movimento Criador 3. Verdades Artísticas

Processo de Criação Artística - Cecília Almeida Salles - Gesto Inacabado Índice do Livro: 1. Estética do Movimento Criador - Trajeto com Tendência: (Insight - Primeiridade) a) Projeto Poético e b) Comunicação; - Recompensa Material: (Ação na Materialidade – Segundidade) a) Materialização Sensível; b) Encontro de Métodos e c) Caminho Tensivo: - Artista e Matéria - Forma e Conteúdo - Fragmento e Todo - Acabamento e Inacabamento - Marcas Psicológicas.

Processo de Criação Artística - Cecília Almeida Salles - Gesto Inacabado Índice do Livro: (continuação) 2. Abordagens para o Movimento Criador - Ação Transformadora (Avaliação – Terceiridade) a) Percepção Artística; b) Recursos Criativos. - Movimento Tradutório; - Processo de Conhecimento; - Construção de Verdades Artísticas; - Percurso de Experimentação. 3. Considerações Finais

Processo de Criação Artística - Cecília Almeida Salles - Gesto Inacabado Ao caracterizar o movimento criador como complexa rede de inferências lógicas, a autora contrapõe-se à idéia de que a criação é uma inexplicável revelação sem história ou uma descoberta que surge na forma de geração espontânea. “A criação como processo de inferência mostra que elementos aparentemente dispersos estão interligados; já a ação transformadora mostra o modo como um elemento inferido é atado a outro". O pensamento da autora enaltece o percurso orgânico e inter-semiótico do ato criador, em que pese a linguagem específica de cada objeto construído.

Obra em Processo Dedução - Avaliação do Resultado do Insight Etapas do Pensamento Artístico: Insight que desencadeia a idéia; Sistema produtivo que condiciona a formatação do trabalho; Caráter de associações lógicas existentes entra a obra realizada (em processo) e o insight promotor.

Obra em Processo Dedução - Níveis Lógicos da Representação O signo artístico tem como principal característica a sugestão, portanto, os efeitos que ela causam são: Algo inusitado, pela igualdade que aponta para a pesquisa poética do signo em si (igualdade); Algum existente, pela semelhança das qualidades do fundamento do signo com as qualidades do tal existente (semelhança); Uma associação de idéias através da analogia entre as leis compositivas do signo e as do conceito desenvolvido pela idéia sugerida (analogia);

Obra em Processo Dedução - Níveis Lógicos da Representação Sendo a principal característica do signo artístico a sugestão, sugerir significa, em outras palavras, a determinação de uma conclusão fraca pelo signo. Primeiro Signo em Si Possibilidade Existente Lei Segundo Objeto Referenciado Possibilidade Existente Lei Terceiro Interpretante Possibilidade

Obra em Processo Dedução - Níveis Lógicos da Representação Para sugerir uma qualidade basta provocar um sentimento; Para sugerir uma qualidade determinada, é necessário despertar na obra artística os agentes que provocam efeitos similares à qualidade experimentada; Para sugerir uma idéia, é necessário estruturar a obra artística de maneira que ela se organize com regras similares às posicionadas pelo conceito estabelecido.

Processo de Criação Artística - Cecília Almeida Salles - Gesto Inacabado APRESENTAÇÃO OBRA DEVE SER OBSERVADA A PARTIR DA CRIAÇÃO Procurar indícios e descobrir os elos de uma rede; Abdução – Gerar Hipóteses; Observar os diálogos entre as Linguagens; Modo de Fazer Eletro Eletrônico – Memória, Automação e Processamento; DOCUMENTOS DE PROCESSO Esboços, ensaios, partituras, cópias maquetes, ... Observar: Rastros, Morfologia e Olhar

ESTÉTICA DO MOVIMENTO CRIADOR Processo de Criação Artística - Cecília Almeida Salles - Gesto Inacabado ESTÉTICA DO MOVIMENTO CRIADOR AÇÃO TRANFORMADORA a) Percepção Artística; b) Recursos Criativos. MOVIMENTO TRADUTÓRIO PROCESSO DE CONHECIMENTO CONSTRUÇÃO DE VERDADES ARTÍSTICAS PERCURSO DE EXPERIMENTAÇÃO

Processo de Criação Artística - Cecília Almeida Salles - Gesto Inacabado RECOMPENSA MATERIAL MATERIALIZAÇÃO SENSÍVEL ENCONTRO DE MÉTODOS ROTINA PROCEDIMENTOS LÓGICOS CAMINHO TENSIVO LEI E POSSIBILIDADE ARTISTA E MATÉRIA FORMA E CONTEÚDO FRAGMENTO E TODO ACABAMENTO E INACABAMENTO MARCAS PSICOLÓGICAS

ABORDAGEM PARA O MOVIMENTO CRIADOR Processo de Criação Artística - Cecília Almeida Salles - Gesto Inacabado ABORDAGEM PARA O MOVIMENTO CRIADOR MATERIALIZAÇÃO SENSÍVEL ENCONTRO DE MÉTODOS ROTINA PROCEDIMENTOS LÓGICOS CAMINHO TENSIVO LEI E POSSIBILIDADE ARTISTA E MATÉRIA FORMA E CONTEÚDO FRAGMENTO E TODO ACABAMENTO E INACABAMENTO MARCAS PSICOLÓGICAS