I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE

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Transcrição da apresentação:

I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE

Saúde da Família – Problemas Atuais Falta quantitativa e qualitativa de Profissionais suficientemente preparados para as necessidades do Modelo - Saúde da Família

Ministério da Saúde – - 2006 24.OOO EQUIPES - PSF 80% AVALIAÇÃO 24.OOO EQUIPES - PSF 80% SEM ESPECIALIZAÇÃO OU RESIDÊNCIA

Programa de Saúde da Família foi MAIS RÁPIDO QUE A REFORMA CURRICULAR DO ENSINO UNIVERSITÁRIO

COMPETÊNCIA E INDEPENDÊNCIA O ENSINO MÉDICO ATUAL NÃO ESTÁ FORMANDO UM MÉDICO GENERALISTA COM COMPETÊNCIA E INDEPENDÊNCIA PARA IMEDIATA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE

O QUE ACONTECE COM O ENSINO MÉDICO NO BRASIL? ENSINO FRAGMENTADO DIFICULTA O VÍNCULO DAS PARTES COM O TODO

FRAGMENTAÇÃO EM DISCIPLINAS ABRAHAM FLEXNER – 1910 MODIFICAÇÃO CURRICULAR- USA FRAGMENTAÇÃO EM DISCIPLINAS FORMAÇÃO DOCENTE – ESPECIALISTAS LOCAIS DE ENSINO - HOSPITAIS

Ensino Médico no Brasil Modelo biológico  Centrado em doenças ½ Século XX  Desenvolvimento Tecnológico Necessidade de Especialistas e Hospitais Autonomia - Disciplinas e Departamentos 1970 – Soc. de Especialidades Médicas (>55) 1977- Regulamentada a Residência Médica

MUDANÇA NAS ESCOLAS MÉDICAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE MEDICINA 2002

DIMENSÕES DO SER HUMANO FÍSICO OU BIOLÓGICO CULTURAL / MORAL OU ÉTICO MENTAL/ EMOCIONAL /PSICOLÓGICO SOCIAL E ECONÔMICO TODAS INTERAGEM NO BINÔMIO SAÚDE/DOENÇA

Novo Modelo - Educação Médica Prática precoce – desde 1°ano do curso Integração disciplinar (conteúdos) Ensinar o prevalente (epidemiologia) Compreender o indivíduo / comunidade e suas conexões Visão de saúde e não apenas de doença Múltiplos cenários de ensino da comunidade ao hospital

DIFICULDADES NA MUDANÇA CURRICULAR MICROPODERES NAS UNIVERSIDADES (DISCIPLINAS E DEPARTAMENTOS) PERDA DOS ESPAÇOS (AUTONOMIA) DOCENTES NÃO PREPARADOS PARA UMA ATUAÇÃO E ENSINO GENERALISTA

CONCLUSÃO ENSINO ATUAL AINDA NÃO FORMA DE MANEIRA ADEQUADA O MÉDICO GENERALISTA ( MÉDICO DE FAMÍLIA)

O QUE FAZER ? O PSF PRECISA DE PROFISSIONAIS A FORMAÇÃO ATUAL DO PROFISSIONAL È INSUFICIENTE

PÓS GRADUAÇÃO 1) RESIDÊNCIA MÉDICA 2)ESPECIALIZAÇÃO ( LATO SENSU )

Qual o melhor modelo? RESIDÊNCIA MÉDICA TEMPO INTEGRAL –RECÉM FORMADOS PÓS GRADUAÇÃO ( LATO SENSU) ESPECIALIZAÇÃO > ANOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM FAMÍLIA TEMPO PARCIAL

Esse ano terminarei meus estudos FRASE DO PASSADO NO PRESENTE EDUCAÇÃO CONTINUADA NECESSIDADE DE ATUALIZAÇÃO PERMANENTE

Educação Continuada- Pós Graduação 50% dos conhecimentos obtidos na graduação estarão obsoletos em 4 anos. Principalmente condutas terapêuticas Volume de informações em papel duplica a cada 4 anos e pela internet a cada 6 meses

Educação Continuada- Pós Graduação ATUALIZAÇÃO EM CLÍNICA NECESSÁRIO LEITURA DE 17 ARTIGOS POR DIA DURANTE 365 DIAS AO ANO

COMPROMISSO E OBRIGAÇÃO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO CONTINUADA COMPROMISSO E OBRIGAÇÃO EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE COM A SUA COMUNIDADE

Curso de Especialização em PSF Objetivo: Capacitar o profissional a adquirir e atualizar o conhecimento Desenvolver habilidades e atitudes, relacionados aos cuidados primários de saúde em comunidades

ENSINAR COMO PRODUZIR SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO Aprender a aprender Medicina Baseada em evidências separar o relevante do inútil literatura médica em contínuo crescimento Problemas clínicos - respondidos por perguntas bem formuladas Uso pedagógico da informática

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSF VINCULAR O APRENDIZADO À PRÁTICA IMEDIATA DISCUSSÃO DE CONSENSOS E PROTOCOLOS ENSINO – FORMATADO – NECESSIDADES REGIONAIS CONTEÚDO BASEADO NO PREVALENTE – MAIS COMUM NA SAÚDE DO ADULTO, CRIANÇA, MULHER, IDOSO, COMUNIDADE CAPACITAÇÃO – PROMOÇÃO,PREVENÇÃO,TRATAMENTO, REABILITAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO -PSF FORMAÇÃO GENERALISTA – ATENÇÃO PRIMÁRIA CUSTO E BENEFÍCIO –EX. COMPLEMENTARES NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO, DIREITO, ÈTICA ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA E PSICOLOGIA ENSINO DO MÉTODO CIENTÍFICO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSF INFORMÁTICA MÉDICA – TELEMEDICINA APRENDER A PROCURAR –AUTO-EDUCAÇÃO PRÁTICA DE PROCEDIMENTOS APRENDER A SER INSTRUMENTOS DE ABORDAGEM DO COLETIVO EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA

A NOSSA VIDA NÃO TEM SOSSEGO

QUE SÓ RELAXANDO

SE FOR POSSÍVEL

OBRIGADO