A Joint-venture da Coca-Cola e de seus engarrafadores Mariana Mendes Ricardo Martins de Castro Tati Pavan
Coca-Cola Com aproximadamente 400 marcas, a empresa atua em mais de 200 países A Divisão Brasil é a terceira maior operação da Coca-Cola Company Possui 17 engarrafadores no Brasil
Nova empresa Surgimento Coca-Cola + 17 franqueados Pressão da concorrente Pepsico (Tropicana) Aumento do portfólio (necessidade de parcerias) Coca-Cola + 17 franqueados Joint-venture de não-carbonatados (JV) Cada parte => 50% Marcas Mais, Kapo, Nestea, Burn, Del Valle, Matte Leão
Características da JV Coca-Cola Fabricantes Marketing, desenvolvimento de marcas e controle de qualidade Fabricantes Produção de refrigerantes e distribuição
Relacionamento Desde 1942 (chegada da Coca-Cola no Brasil), é a primeira vez que uma parceria da companhia se torna uma sociedade Aproximação da empresa com as engarrafadoras Inclusão dos franqueados nas decisões e planejamentos estratégicos
Não-carbonatados Hoje Objetivo Aproximadamente 5% do faturamento 15% em 10 anos
Bibliografia Jornal Valor Econômico, 22/05/2007 www.cocacola.com.br www.cocacolabrasil.com.br