DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO PARTICIPATIVO

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Transcrição da apresentação:

DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO PARTICIPATIVO INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO ÂMBITO DA INSTITUIÇÃO Júlia Eugênia Gonçalves

INFORMAÇÃO ESTA APRESENTAÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL EM www.fundacaoaprender.org.br CONTATOS: 35- 3222-1214 Júlia Eugênia Gonçalves julia@fundacaoaprender.org.br

PREMISSAS Instituição vista como“aprendente” porque é composta por pessoas que vivenciam situações de aprendizagem. Referências: Hugo Assmann; Pierre Furter; Peter Senge.

PREMISSAS Instituição vista como um sistema aberto, que mantém relações com outros sistemas e sobrevive porque aprende. A aprendizagem organizacional está intimamente relacionada com sua capacidade de mudar e inovar.

DRUCKER Na pintura não vemos linhas e pontos, mas a configuração. Não ouvimos sons isolados numa canção, mas a melodia. Na organização podemos olhar o mundo e a nós mesmos.

PREMISSAS CIRCULAÇÃO DAS INFORMAÇÕES E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS. INFORMAÇÃO; CONHECIMENTO; SABER. CURIOSIDADE; CRIATIVIDADE; INOVAÇÃO. ENVOLVIMENTO/ CRENÇAS E VALORES. A instituição também desenvolve uma modalidade de aprendizagem: maneira pela qual as diversas pessoas que a compõem se relacionam com o conhecimento e se posicionam como aprendentes e ensinantes.

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVO: MODELO DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVO: Busca conciliar a competência de um consultor externo e a implicação da própria instituição neste processo de auto-conhecimento; Engajamento de membros da instituição no processo diagnóstico; Composição de equipe que seja representativa do conjunto da comunidade e que assuma a responsabilidade de participar do processo de avaliação institucional.

PASSOS: Formação da equipe responsável; Identificação dos incômodos e formulação das perguntas iniciais; Levantamento de informações e das hipóteses de trabalho; Aplicação dos intrumentos; Análise das informações; Elaboração das conclusões.

FORMATO Dois encontros de dois dias de duração cada um: No primeiro encontro são aplicados os instrumentos que servirão para complementar o levantamento de informações; No segundo é feita a análise das informações e são elaboradas as conclusões.

INVESTIGAÇÃO ESTRATÉGIAS GRUPAIS; ESTILO DA LIDERANÇA; CIRCULAÇÃO DAS INFORMAÇÕES; DESEMPENHO DOS DIVERSOS ATORES; QUEIXAS; NÍVEL DE COMPETIÇÃO/COOPERAÇÃO; SISTEMA DE VALORES.

INSTRUMENTOS Jogos; Dinâmicas de grupo; Teste Projetivo Psicopedagógico Par Educativo. Todos seguidos da aplicação do C.A.V. = Ciclo de Aprendizagem Vivencial: sentimentos; processos; transcendência.

JOGOS : MANCALA; TATETI TRIDIMENSIONAL; QUEM É QUEM ? QUATRO CORES; TANGRAM; JOGO DO EXÁGONO; TORRE DE HANÓI; VERITECK; JOGO DOS GOLFINHOS.

JOGO DE EXÁGONO DAR... RECEBER... PASSAR... TROCAR... A FALTA... O DEPERDÍCIO ORGANIZAÇÃO/ REORGANIZAÇÃO

JOGO DOS GOLFINHOS Características da liderança; estruturas grupais; cooperação;resolução de problemas em grupo; flexibilidade mental; diversificação de pontos de vista.

DINÂMICAS DE GRUPO JANELA DE JOHARI : dar e receber feedback; percepção do eu e do grupo MATRIZ FOFA: análise do ambiente interno e externo JOGOS COOPERATIVOS

TESTE PROJETIVO PSICOPEDAGÓGICO O PAR EDUCATIVO : Investiga os vínculos com a aprendizagem a partir da relação aprendente/ ensinante/conhecimento.

CONCLUSÃO Realizar um diagnóstico institucional é empreender um caminho de pesquisa em busca do conhecimento sobre a situação real em que se encontra a instituição, que poderá identificar tanto seus pontos fortes como os fracos, reforçando os primeiros ou corrigindo os segundos e encontrando um caminho de mudança. Júlia Eugênia Gonçalves