AMOSTRA POPULACIONAL NIGEL PANETH.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto ANO 2010
Advertisements

Métodos de Amostragem.
AMOSTRAGEM MÉTODOS PROBABILÍSTICOS
MEDIDAS DA FREQÜÊNCIA DE UMA DOENÇA
CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM BIOESTATÍSTICA
NOÇÕES PRELIMINARES.
ESTATÍSTICA Conceitos.
Escolhendo os indivíduos[sujeitos]do estudo:especificação e amostragem
O uso de questionários em trabalhos científicos
Metodologia Científica Aula 6
Métodos Quantitativos
PARA LEITURA E APOIO NA EXECUÇÃO DO TRABALHO FINAL
Metodologia Científica
Estudos de Prevalência
Menu de opções Fácil Esta ferramenta tornará mais fácil a montagem de suas pesquisas de Clima Organizacional, ou de Satisfação, desde a sua construção,
Universidade Federal do Maranhão
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFMA
Aula 04.
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA MÉDIA DA AMOSTRA OU DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE
Disciplina: Prática Profissional II
BENCHMARKING.
Estudos de Caso-Controle
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFMA
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA
CLASSIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DAS DOENÇAS
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
Metodologia de Pesquisa
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
O que é o Sistema MAP Sistema com alto valor agregado MAP – Mapeamento de Aptidão Profissional / Comportamental, inovador e prático na gestão de pessoas.
Aula 5 - Método experimental ou de seleção aleatória
Disciplina de Epidemiologia I Faculdade de Saúde Pública da USP
Pesquisa Mensal de Emprego
POPULAÇÃO-ALVO E AMOSTRA Capítulo 10 – Richardson
Universidade Federal do Maranhão
Viéses e Fatores de Confusão
Prof.° Helenton Carlos da Silva
PESQUISA DE MARKETING 8a Aula
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Esquematicamente, temos:
Principais tipos de estudo descritivos
Universidade Federal Fluminense Faculdade de Medicina Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil 2011 BIOESTATÍSTICA-aula 2 Prof. Cristina Ortiz Valete.
Ensaio clínico controlado
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
CAPÍTULO 5 O PROGRAMA DA CLASSE.
Variação amostral, estimação pontual e intervalo de confiança
As Etapas da Pesquisa - TCC
Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa
Principais delineamentos de estudos epidemiológicos
Ensaio clínico controlado
Conceitos Básicos – Amostragem e Amostras
Aula 2: Fontes primárias
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
Conceitos de amostragem
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA
AMOSTRAGEM: Modelo e Procedimentos
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
USO DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DO MATERIAL EDUCATIVO “SEU ASSOALHO PÉLVICO” ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIRAS Marianna Carvalho e Souza Leão Cavalcanti e Maria.
Erros sistemáticos – viés de seleção e de confundimento
Pesquisa de Mercado Carlos Freire –
A ULA 2 B IOESTATÍSTICA James Dean Oliveira dos Santos Júnior.
Principais tipos de estudo descritivos Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina UNIFESP.
Autor : Lênin Charqueiro. Pelotas,8 de março de
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes Amostragem.
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
VIÉS. VIÉS Distorção dos resultados de uma pesquisa em decorrência de erros sistemáticos (não aleatórios).
Transcrição da apresentação:

AMOSTRA POPULACIONAL NIGEL PANETH

AMOSTRA POPULACIONAL Tradução da 4ª parte do Curso de Epidemiologia I do Dr. NIGEL PANETH, realizada pela Farmacêutica Bioquímica Maria Rita Barros Justino, pós-graduada em IMUNOPATOLOGIA, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

INTERESSE CIENTÍFICO COM BASE NA AMOSTRA. VALIDAÇÃO INTERNA – a extensão até a qual poderemos estar seguros de que os resultados encontrados na nossa amostra estudo são reais e válidos. VALIDAÇÃO EXTERNA - a extensão até a qual poderemos estar seguros de que os resultados encontrados na nossa amostra estudo poderão ser generalizados a outras amostras.

ESQUEMAS DE AMOSTRAGENS A SEREM EVITADOS: AMOSTRA PERIGOSA – entrada de qualquer amostra ou mistura de fontes. AMOSTRA DE VOLUNTÁRIOS – todos que querem participar. AMOSTRA DE CONVENIÊNCIA – amostra mais fácil de obter pelo investigador. AMOSTRAS COM DESVIOS OU ERRADAS – uma amostra constituída de tal forma que as interferências estejam erradas.

AMOSTRA SIMPLES OU ESTRATIFICADA (RANDOMIZADA) Em uma amostra simples aleatória, pode-se selecionar um em cinco homens uma em cinco mulheres. Homens e mulheres têm a mesma oportunidade de serem selecionados. Em uma amostra simples aleatória estratificada, podemos selecionar uma de cinco mulheres e um de dez homens. As mulheres terão duas vezes a oportunidade de serem selecionadas.

ESQUEMAS DE AMOSTRAS A USAR  AMOSTRA SISTEMÁTICA - uma amostra simples aleatória, mas ao invés de aleatoriamente selecionar cada individuo, o primeiro é selecionado e, depois todos os outros estarão a uma distancia sistemática do primeiro (ex: cada um dos 10 casos em diante). Potencialmente divididos, use com precaução. AMOSTRA AGRUPADA – igual a amostra simples aleatória, mas a unidade de interesse a ser mostrada é ecológica, não individual.  AMOSTRA DE DOIS ESTÁGIOS – a amostragem é feita em dois estágios consecutivos. Usualmente, uma amostra agrupada (ex: casas) seguido por uma amostra aleatória simples (indivíduos dentro das casas).

O QUE HÁ DE ERRADO? Um segundo e, pequeno grupo de estudo envolvendo mulheres recrutadas.... com a cooperação da DES ACTION, um grupo de ação dos órgãos de defesa do consumidor organizado. Os participantes deste grupo responderam a uma carta enviada à caixa postal da DES ACTION e a representação de classe no campus Berkeley. Cada participante preencheu um questionário e doou uma amostra de sangue. Baseados em respostas às perguntas quanto ao uso de medicamentos, tais como DES por suas mães durante suas gestações, as participantes foram agrupadas daquelas expostas ao DES no útero, daquelas não-expostas e daquelas inseguras, tendo em vista suas posições (status) relacionadas à exposição ao DES ...... Os dois grupos foram também, limitados à inclusão de mulheres brancas entre 25-35 anos de idade, resultando um grupo de 33 expostas ao DES individualmente e um grupo controle de 21 não expostas.