PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Projeto - Plano de Negócios
Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Programa e Plano de Ensino
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
O papel estratégico dos Sistemas de Informações na Organização
Comércio Eletrônico Objetivo
COMERCIALIZAÇÃO DE PROJETOS E SERVIÇOS DE TI
O papel estratégico dos Sistemas de Informações na Organização
Gestão do Conhecimento
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Planejamento Estratégico Plano de Aulas Janeiro/2011
Administração Financeira & Orçamentária
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis e Tecnologia Ano Letivo º Semestre Copyright © 2014 Laury A. Bueno • Labconsult™
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing.
Gestão em Logística Ambiental Aplicada à Indústria
Gestão pela Excelência
Planejamento & Gestão de Performance Apresentação & Introdução
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
Apresentação do Curso Eduardo Calabria
MARKETING INTERNACIONAL
MARKETING INTERNACIONAL
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
Administração Estratégica de Tecnologia da Informação
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
MARCUS AURÉLIO ADMINISTRADOR ECONOMISTA ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA
Processo de Controle Estratégico e Desempenho
Gestão Estratégica de Negócios Programa de Pós-Graduação em Gestão Empresarial Copyright © 2010 Laury A. Bueno • Labconsult™
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis e Tecnologia Ano Letivo º Semestre Copyright © 2015 Laury A. Bueno Labconsult™
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - EAD
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
e-Commerce (Comércio Eletrônico)
Programa e Plano de Ensino
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
Planejamento Estratégico de Marketing Questões para estudo (1º Bimestre) Profa. Ms. Daniela Cartoni
FUNDAMENTOS DE GESTÃO António Albano Baptista Moreira.
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
-Prof. Clarice da Fontoura Paim-
Aula 1 Planejamento Estratégico de Marketing
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
Administração Estratégica
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Curso de Administração
Carlos Freire Aula Inicial. Carlos Freirewww.assessoriacommkt.wordpress.com Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM Marketing/ FGV – Inteligência.
Prof. Luiz Carlos Rosa Junior
Empreendedorismo Prof. Msc. João Neto. Apresentações e Expectativas.
Plano estratégico de comunicação organizacional: princípios, processos e formulação Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Universidade de São Paulo.
Plano de Ensino Planejamento e Gestão em Serviços Sociais II 6º período Noturno – 2015/2 Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
Planejamento Estratégico Profª Camila Taquetti Planejamento e Gestão de Serviços Sociais II.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Faculdade Piaget - Brasil
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 12 Processo de Controle Estratégico e Desempenho WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John.
Comunicação e Marketing Projeto Experimental I DENISE MACHADO LANA COSTA LUCIENE NUNES MARILENE PIMENTEL Paula Corrêa e Marcelo Kelsch Salvador, Setembro.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PROF. CAROLINA SPINOLA 2011.1

QUEM SOU EU? Formada em Administração de Empresas pela Ucsal Mestrado em Administração pela UFBA Doutorado pela Universidade de Barcelona Professora da Unifacs desde 1995, lecionando as disciplinas Desenvolvimento de Negócios,Empreendedorismo e Planejamento Estratégico Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da Unifacs (Mestrado e Doutorado) Contato: cas.spinola@gmail www.carolinaspinola.info

ESTRUTURA DA DISCIPLINA EMENTA: Formação do Pensamento Estratégico. Análise Ambiental. Estratégia e Planejamento. Metodologias de Planejamento Estratégico. Estratégia e Vantagem Competitiva. Posicionamento Estratégico. Inovação como estratégia de Competitividade. JUSTIFICATIVA

ESTRUTURA DA DISCIPLINA OBJETIVOS 3.1 Gerais   Propiciar uma visão sistêmica das organizações, como também habilitar o aluno a entender o processo de planejamento estratégico de um negócio e suas interfaces com a comunicação empresarial. 3.2 Específicos * Conhecer as diretrizes estratégicas da organização * Analisar o macro e microambientes da organização * Aprender as principais ferramentas estratégicas * Elaborar planos de ação

ESTRUTURA DA DISCIPLINA CONTEÚDO 1. Do Planejamento ao Planejamento Estratégico: Noções Fundamentais   1.1 Conceituação, princípios e filosofias 1.2 Tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional 2. Metodologias do Planejamento Estratégico (Oliveira, Kunsch, Stoner e Freeman) 3. Fases do Planejamento Estratégico 3.1 Fase I - Diagnóstico estratégico 3.2 Fase II – Estabelecimento do Perfil Estratégico da Organização 3.3 Fase III - Instrumentos prescritivos e quantitativos 3.4 Fase IV - Controle e avaliação 4. Diagnóstico Estratégico 4.1 Avaliação da Estratégia Vigente (visão, missão, objetivos, metas, valores, estratégias....) 4.2 Análise das oportunidades e ameaças do ambiente externo (análise macroambiental e setorial) 4.3 Análise do ambiente interno 4.4 Análise da postura estratégica da empresa e suas vantagens competitivas

ESTRUTURA DA DISCIPLINA CONTEÚDO 5. Estabelecimento do perfil estratégico da Organização   5.1 Alternativas estratégicas - tipologias e aplicações 5.2 Estratégias e o ciclo de vida dos produtos 5.3 Administração do Portfólio empresarial 5.3 Estratégias funcionais 6. Instrumentos prescritivos e quantitativos 6.1 Objetivos e metas (importância, hierarquia, interações verticais e horizontais, processo de estabelecimento) 6.3 Políticas empresariais 6.4 Projetos e planos de ação 7. Controle e Avaliação 7.1 Fases do processo de controle e avaliação 7.2 Verificação da consistência do planejamento estratégico 7.3 Revisões do planejamento estratégico 8. Interações entre o Planejamento Estratégico e a área de Comunicação Organizacional

ESTRUTURA DA DISCIPLINA ESTRATÉGIAS DE ENSINO A disciplina contemplará os enfoques teórico e prático. O enfoque teórico se dará sob a forma de aulas expositivas, leitura e discussão de textos e estudos de caso. O enfoque prático implicará na elaboração de um trabalho em grupo com o conteúdo da disciplina.

ESTRUTURA DA DISCIPLINA AVALIAÇÃO Exercícios em sala – peso 2,0 Prova Individual – peso 3,0 Trabalho Final – peso 2,0 Prova Final – peso 3,0

ESTRUTURA DA DISCIPLINA REFERÊNCIAS BÁSICAS MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari de Estratégias: um roteiro pela selva do Planejamento Estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000   OLIVEIRA, Djalma P. Rebouças. Planejamento Estratégico: Conceitos, metodologias e práticas. 22. ed. São Paulo: Atlas, 2007 WRIGHT, Peter; KROLL, Mark; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000

ESTRUTURA DA DISCIPLINA REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES AAKER, D.A. Administração Estratégica de Mercado. Porto Alegre: Bookman, 2001   CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas: como transformar os gerentes em gestores de pessoas. 4.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003 FERRAZ, João Carlos; KUPFER, David; HAGUENAUER, Lia. Made in Brazil: desafios competitivos para a indústria. Rio de Janeiro: Campus, 1997

ESTRUTURA DA DISCIPLINA OUTRAS REFERÊNCIAS PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: técnicas para a análise da indústria e da concorrência. 7.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986   KOTLER, Philip. Administração de Marketing – análise, planejamento, implementação e controle. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1998 KUNSCH, Margarida Maria K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 2.ed. São Paulo: Summus, 2003.

JUSTIFICATIVA Papel estratégico da área de comunicação – leitura do ambiente externo Necessidade de planejamento estratégico da comunicação empresarial Necessidade de integração da área de comunicação ao planejamento estratégico global

CRONOGRAMA DA DISCIPLINA

SONDAGEM DE CONTEÚDO