PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PROF. CAROLINA SPINOLA 2011.1
QUEM SOU EU? Formada em Administração de Empresas pela Ucsal Mestrado em Administração pela UFBA Doutorado pela Universidade de Barcelona Professora da Unifacs desde 1995, lecionando as disciplinas Desenvolvimento de Negócios,Empreendedorismo e Planejamento Estratégico Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da Unifacs (Mestrado e Doutorado) Contato: cas.spinola@gmail www.carolinaspinola.info
ESTRUTURA DA DISCIPLINA EMENTA: Formação do Pensamento Estratégico. Análise Ambiental. Estratégia e Planejamento. Metodologias de Planejamento Estratégico. Estratégia e Vantagem Competitiva. Posicionamento Estratégico. Inovação como estratégia de Competitividade. JUSTIFICATIVA
ESTRUTURA DA DISCIPLINA OBJETIVOS 3.1 Gerais Propiciar uma visão sistêmica das organizações, como também habilitar o aluno a entender o processo de planejamento estratégico de um negócio e suas interfaces com a comunicação empresarial. 3.2 Específicos * Conhecer as diretrizes estratégicas da organização * Analisar o macro e microambientes da organização * Aprender as principais ferramentas estratégicas * Elaborar planos de ação
ESTRUTURA DA DISCIPLINA CONTEÚDO 1. Do Planejamento ao Planejamento Estratégico: Noções Fundamentais 1.1 Conceituação, princípios e filosofias 1.2 Tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional 2. Metodologias do Planejamento Estratégico (Oliveira, Kunsch, Stoner e Freeman) 3. Fases do Planejamento Estratégico 3.1 Fase I - Diagnóstico estratégico 3.2 Fase II – Estabelecimento do Perfil Estratégico da Organização 3.3 Fase III - Instrumentos prescritivos e quantitativos 3.4 Fase IV - Controle e avaliação 4. Diagnóstico Estratégico 4.1 Avaliação da Estratégia Vigente (visão, missão, objetivos, metas, valores, estratégias....) 4.2 Análise das oportunidades e ameaças do ambiente externo (análise macroambiental e setorial) 4.3 Análise do ambiente interno 4.4 Análise da postura estratégica da empresa e suas vantagens competitivas
ESTRUTURA DA DISCIPLINA CONTEÚDO 5. Estabelecimento do perfil estratégico da Organização 5.1 Alternativas estratégicas - tipologias e aplicações 5.2 Estratégias e o ciclo de vida dos produtos 5.3 Administração do Portfólio empresarial 5.3 Estratégias funcionais 6. Instrumentos prescritivos e quantitativos 6.1 Objetivos e metas (importância, hierarquia, interações verticais e horizontais, processo de estabelecimento) 6.3 Políticas empresariais 6.4 Projetos e planos de ação 7. Controle e Avaliação 7.1 Fases do processo de controle e avaliação 7.2 Verificação da consistência do planejamento estratégico 7.3 Revisões do planejamento estratégico 8. Interações entre o Planejamento Estratégico e a área de Comunicação Organizacional
ESTRUTURA DA DISCIPLINA ESTRATÉGIAS DE ENSINO A disciplina contemplará os enfoques teórico e prático. O enfoque teórico se dará sob a forma de aulas expositivas, leitura e discussão de textos e estudos de caso. O enfoque prático implicará na elaboração de um trabalho em grupo com o conteúdo da disciplina.
ESTRUTURA DA DISCIPLINA AVALIAÇÃO Exercícios em sala – peso 2,0 Prova Individual – peso 3,0 Trabalho Final – peso 2,0 Prova Final – peso 3,0
ESTRUTURA DA DISCIPLINA REFERÊNCIAS BÁSICAS MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari de Estratégias: um roteiro pela selva do Planejamento Estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000 OLIVEIRA, Djalma P. Rebouças. Planejamento Estratégico: Conceitos, metodologias e práticas. 22. ed. São Paulo: Atlas, 2007 WRIGHT, Peter; KROLL, Mark; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000
ESTRUTURA DA DISCIPLINA REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES AAKER, D.A. Administração Estratégica de Mercado. Porto Alegre: Bookman, 2001 CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas: como transformar os gerentes em gestores de pessoas. 4.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003 FERRAZ, João Carlos; KUPFER, David; HAGUENAUER, Lia. Made in Brazil: desafios competitivos para a indústria. Rio de Janeiro: Campus, 1997
ESTRUTURA DA DISCIPLINA OUTRAS REFERÊNCIAS PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: técnicas para a análise da indústria e da concorrência. 7.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986 KOTLER, Philip. Administração de Marketing – análise, planejamento, implementação e controle. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1998 KUNSCH, Margarida Maria K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 2.ed. São Paulo: Summus, 2003.
JUSTIFICATIVA Papel estratégico da área de comunicação – leitura do ambiente externo Necessidade de planejamento estratégico da comunicação empresarial Necessidade de integração da área de comunicação ao planejamento estratégico global
CRONOGRAMA DA DISCIPLINA
SONDAGEM DE CONTEÚDO