PROCEDIMENTO FORMAS PROCESSUAIS – FINALIDADE TELEOLÓGICA DAS FORMAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Processual Penal I
Advertisements

LIQUIDAÇÃO.
Procedimentos 1 Procedimento:
NORMA MATERIAL E INSTRUMENTAL:
Profa. Grasiele A.F. Nascimento
ATOS, TERMOS E PRAZOS PROCESSUAIS
Ponto 2: PROCEDIMENTO Tgp2 UnB Prof. Vallisney
Atos, Termos, Nulidades e Prazos no Processo do Trabalho
Execução das obrigações de pagar quantia certa
DO PROCEDIMENTO NOS JEE CRIMINAIS Prof.: SIRLENE PIRES MOREIRA
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
15. a) Princípio da justiça gratuita.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
FORMAS E ATOS PROCESSUAIS
Nulidades processuais
Processo Civil I Professor José Carlos de Araújo Almeida Filho
TEORIA GERAL DOS RECURSOS Profa. Dra. Denise Schmitt SiqueiraGarcia
POLÍCIA MILITAR DO PARÁ APM
I – PROCEDIMENTO Aspecto extrínseco do processo; rito; conjunto de atos que, em sequência e em contraditório, visa ao fim desejado pelo processo. Para.
NOTA PROMISSORIA.
CURSO DE DIREITO Disciplina: Direito Processual Civil II
I – PROCEDIMENTO Aspecto extrínseco do processo; rito; conjunto de atos que, em sequência e em contraditório, visa ao fim desejado pelo processo. “Do.
Prática Jurídica I Contestação.
Comunicação dos atos processuais
DOS ATOS PROCESSUAIS PROCESSO
P R O C E S S O 1 PROCESSO X PROCEDIMENTO 2 CONCEITO DE PROCESSO: “processo é o instrumento pelo qual o Estado exerce a jurisdição”. MARINONI, Luiz Guilherme.
Execução por quantia certa contra devedor solvente e insolvente
Professora Lucélia de Sena Alves
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER CUMULADA COM COMINATÓRIA
Prof. Gilmar Vieira Processo Civil I
Estudo dos arts. 796 a 821 do Código de Processo Civil MEDIDAS CAUTELARES ARRESTO. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor:
Processo: é um complexo ordenado de atos
DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS
LIQUIDAÇÃO Arts. 475-A a 475-H, CPC
ARRESTO 813 a 821 do CPC Conceito: é a medida cautelar de apreensão de bens que tem por fim garantir futura execução por quantia certa. O arresto consiste.
Direito EmpresariaL III UFT
Teoria Geral do Processo
ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL Conceitos básicos Prof. Marlon Corrêa
Pressupostos Processuais. Existência 1. Demanda “Petição inicial, ainda que inepta, ajuizada por iniciativa da parte, pois todo processo só começa pelo.
Profº Carmênio Barroso
MODALIDADES DE EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE ENTREGAR COISA
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
PONTOS RELEVANTES DA EXECUÇÃO NO NCPC
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA CURSO DE DIREITO DIREITO PROCESSUAL CIVIL II 4º SEMESTRE AULA 03. PRAZOS PROCESSUAIS 1.
CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
Direito Processual do Trabalho – Prof. Claudio Moreira
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
Procedimento dos crimes eleitoraIs
TIPOS DE PROCEDIMENTOS
Curso de direito do processo do trabalho–processo e procedimento  Ação trabalhista:  Compete a Justiça do Trabalho processar e julgar as ações oriundas.
PROCESSO CIVIL: Aula 03 Processo e Procedimento
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Meios de Defesa do Devedor
1) EMBARGOS À EXECUÇÃO 2) Competência gênero de Embargos do Devedor
Disciplina: Direito Processual Civil Professor: Eluiz Ribeiro Aula: 07 Curso Intensivo Semanal XII Exame de Ordem Unificado.
Flávio Tartuce Doutor em Direito Civil e Graduado pela Faculdade de Direito da USP. Especialista em Direito Contratual e Mestre em Direito Civil Comparado.
PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PROCESSUAL
REVELIA.
Procedimento dos crimes de drogas
ATO PROCESSUAL NO TEMPO
Processo de Execução e Cumprimento de Sentença
Direito processual civil Fraude à execução. É a alienação ou oneração de bens quando sobre eles pendam ação fundada em direito real ou quando, ao tempo.
PROCESSO PENAL II CURSO DE DIREITO Data.
EFICÁCIA DA LEI PROCESSUAL NO TEMPO
Profº Carmênio Barroso
COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS Para que o processo seja público e para que se consiga a plena efetivação do contraditório, é indispensável que haja a.
PRAZOS PROCESSUAIS Prazo processual pode ser compreendido como o lapso temporal em que o ato processual pode/deve ser validamente praticado.
Transcrição da apresentação:

PROCEDIMENTO FORMAS PROCESSUAIS – FINALIDADE TELEOLÓGICA DAS FORMAS. CONCEITO – O PROCESSO É FORMADO, TAMBÉM, POR UM CONJUNTO DE ATOS, ESSES DECLINAM O QUE PODEMOS CHAMAR DE PROCEDIMENTO. ELES TEM O SEU MOMENTO OPORTUNO OS POSTERIORES DEPEDEM, PARA SUA VALIDADE, COMO REGRA, DOS ANTERIORES. OS ATOS PROCESSUAIS NÃO PODEM SER ANALISADOS DE FORMA ISOLADA, CONSTITUEM UMA UNIDADE DE PROCEDIMENTO. ATOS PROCESSUAIS – SOLENES – DESVANTAGENS – MOROSIDADE PROCESSUAL VATAGENS – SEGURANÇA JURÍDICA – INSTRUMETALIDADE DAS FORMAS.

EXIGÊNCIA QUANTO À FORMA: TRÊS CIRCUSNSTÂNCIAS: DE LUGAR DE TEMPO; DE MODO. REALIZAÇÃO NO PRÓPRIO JUÍZO- EXCEÇÕES PREVISTAS EM LEI – EX: OITIVA POR PRECATÓRIA. FORMAS DE REALIZAÇÃO – CITAÇÃO – NOTIFICAÇÃO – PENHORA – SEQUESTRO.

DO TEMPO DOS ATOS PROCESSUAIS: O TEMPO ESTABELECE A ÉPOCA QUE OS ATOS DEVEM SER PRATICADOS EXEMPLO: ART. 172 DO CPC 6 AS 20 HORAS, ART. 174 (FÉRIAS). OS PRAZOS PARA SUA EXECUÇÃO – ART. 177 DO CPC – RESPOSTA 15 DIAS – RECURSO 15 DIAS. OS PRAZOS PODEM SER: LEGAIS JUDICIAIS CONVENCIONAIS. PODEM SER AINDA: DILATÓRIOS PEREMPTÓRIOS. CAUSA DA INOBSERVÂNCIA DOS PRAZOS: PRECLUSÃO: OCORRÊNCIA: PRAZOS PRÓPRIOS PRAZOS IMPRÓPRIOS.

QUANTO A CONTAGEM DOS PRAZOS: INÍCIO DA CONTAGEM – FIM DA CONTAGEM DO PRAZO – IMPOSSIBILIDADE DE SE INICIAR EM SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS E OUTRAS SITUAÇÕES QUE TORNE INVIAVEL A ATIVIDADE FORENSE NO DIA. OS PRAZOS SÃO CONTÍNUOS – NÃO SE DESCONTA - OS DIAS QUE NÃO SÃO ÚTEIS, TAMBÉM, SÃO COMPUTADOS. EXCEÇÃO – FÉRIAS FORENSES. COMO SE INICIA? EXCLUI O DIA DO COMEÇO – INCLUI O DO FINAL. EXPLICAR OS CASOS – PUBLICAÇÃO SEXTA – INÍCIO SEGUNDA. PUBLICAÇÃO – TERÇA, POR EXEMPLO, E É FERIADO NA QUARTA – CONTAGEM SE INICIA NA QUINTA. CASOS DE SUSPENSÃO. CASOS DE INTERRUPÇÃO.

MODO DE PROCEDIMENTO E DOS SEUS ATOS: QUANTO A LINGUAGEM UTILIZADA: QUANTO AO RITO: QUANTO A LINGUAGEM: REPRESENTADOS POR PALAVRAS VERNÁCULO – EXCEÇÃO INTÉPRETE. PALAVRA – ESCRITA OU FALADA. EXEMPLOS DE ATOS ESCRITOS E FALADOS.

QUANTO À ATIVIDADE: PROCESSO CIVIL E PENAL IMPULSO OFICIAL OU DAS PARTES: ASSEGURAR A CONTINUIDADE DOS ATOS PROCESSUAIS, AVANÇO DO RESULTADO ESPERADO, PREDOMÍNIO DO INTERESSE PÚBLICO, RESULTADO FINAL O MAIS BREVE POSSIVEL. CONSEQUÊNCIAS DO IMPULSO OFICIAL: ORDEM OBJETIVA – ATOS E PRAZOS. ORDEM SUBJETIVA: ÔNUS E OBRIGAÇÕES.

POSSIBILIDADE DE PRECLUSÃO: O QUE É A PRECLUSÃO: MODALIDADES DE PRECLUSÃO TEMPORAL LÓGICA CONSUMATIVA.

MODO DO PROCEDIMENTO - O RITO: POR QUE VERIFICAR O RITO? EM DECORRÊNCIA DA ÍNDOLE DOS VÁRIOS PROCESSOS, NECESSÁRIO QUE SE DIFERENCIE O PROCEDIMENTO. LEVA-SE EM CONSIDERAÇÃO A NATUREZA DA RELAÇÃO JURÍDICA MATERIAL – FIM – QUANTO. DOS VÁRIOS TÍPOS DE PROCEDIMENTO. PENAL: COMUM: ORDINÁRIO COMINADO PARA PENA DE RECLUSÃO. SUMÁRIO – CONTRAVENÇÕES E DETENÇÃO. ESPECIAL: JURI – LEIS EXTRAVAGANTES – CRIMES DE RESPONSABILIDADE. CRIMES DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO. Jesp. CRIMINAL.

PROCESSO CIVIL: COMUM: ORDINÁRIO SUMÁRIO. ESPECIAL VOLUNTÁRIO CONTENCIOSO PROCESSO DE EXECUÇÃO FAZER. ENTREGAR COISA CERTA QUANTIA CERTA. DEVEDOR SOLVENTE E INSOLVENTE. PROCESSO CAUTELAR

TRABALHISTA ORDINÁRIO SUMÁRIO SUMARÍSSIMO