Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa
O discurso na sala de aula de Matemática
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Matemática para todos Educação Básica
Trabalho realizado por: Ana Carolina Catarina Rato Jorge Santos Tânia Mota 12ºA Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Actividades realizadas.
Metodologia de Investigação
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
V de GOWIN Diagrama em forma de V, que esquematiza toda a actividade experimental numa só página, permitindo articular a teoria e a prática de forma integrada.
Construção de Projectos de Intervenção
Como os professores lidam com os erros
O Aluno a Distância.
CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Como elaborar um texto Argumentativo
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
ETAPAS DA NEGOCIAÇÃO Profª. Elizabete Nunes.
Unidade 1-Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Pentaminós e Planificação do Cubo
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
Pesquisa de mercado e comportamento
APRENDER A PESQUISAR O que significa «PESQUISAR» ?
Bases de Dados da exploração à construção Sessão de trabalho no Agrupamento de Ribamar 28 Junho 2006.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
1. Sugestões para o trabalho individual
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
ARTIGO CIENTIFICO.
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
Escola Secundária da Portela
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Estatística de Resposta T.1
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TIC 10 Folha de Cálculo.
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
1 - Introdução à Modelagem Matemática
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
Planear um Website Principais etapas.
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Terapia comportamental
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
FASES NA ELABORAÇÃO DE UM PROJECTO
CAÇADORES DE CONHECIMENTO
NOÇÕES DE METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Como elaborar um plano de aula
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
Testes de Hipóteses.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
PARA UMA ESCOLA SOCIOCOGNITIVA Mª Fátima Pires – DESTREZAS DE PENSAMENTO.
Modelização do sistema – Envolvimento da Direcção Concepção e desenvolvimento; Direcção da empresa Técnicos de RH / DRH Questões; Decisões.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
7) Você é filiado a algum partido político? Sim ( ), Não ( ). 8) Vota nas eleições? Sim ( ), Não ( ). 9) Recorda-se do candidato para quem votou nas últimas.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME ETAPAS PAPEL DO PROFESSOR INICIAR, CONTEXTUALIZAR, MOTIVAR 1. O que sabemos sobre este tema O que queremos saber O professor deve centrar-se na exploração do que as crianças já sabem, promover o levantamento de questões e problemas a responder, contextualizar e motivar as crianças para o estudo do tema. Interligação com a fase seguinte: As crianças podem destacar diversos aspectos que gostariam de saber. No entanto, sempre que possível, o professor deve também conduzir as crianças para questões ou problemas que permitam a realização de actividades experimentais e, de entre estas, as que são passíveis de envolver controlo de variáveis. PLANIFICAR 2. O que vamos investigar O professor deve orientar as crianças a pensar sobre o que fazer para procurar dar resposta às questões ou problemas: clarificar o que pretendem investigar, os passos a implementar de forma a testar as suas ideias. Nas actividades que envolvem controlo de variáveis, é essencial orientar as crianças, de forma a que: - Identifiquem a variável a manipular (“O que vamos mudar” – Variável independente); - Definam o que é relevante observar e registar (“O que vamos observar” – Variável dependente); Identifiquem e compreendam porque é importante manter diversos factores semelhantes/constantes (“O que vamos manter constante” – Variáveis a controlar) enquanto a actividade experimental não estiver concluída. Em suma, o professor deve: - Envolver as crianças na apresentação de sugestões sobre como testar as ideias. - Pedir às crianças que sugiram como fazer a investigação, como ter a certeza que se consegue obter resultados válidos. - Ajudar as crianças a planear a investigação e a iniciá-la. As crianças devem fazer as suas previsões (“O que pensamos que vai acontecer”), justificando-as com base em conhecimentos e experiências anteriores. 3. Como vamos fazer 4. O que vamos mudar O que vamos manter constante O que vamos observar 5. O que pensamos que vai acontecer Se mudarmos _______ pensamos que __________ porque__________________ Interligação com a fase seguinte: Levar as crianças a reflectir sobre como vão registar e organizar os dados. Nas situações que se espera obter grande número de dados, é importante que as crianças pensem também em como organizá-los, para que a sua posterior interpretação e discussão sejam facilitadas. IMPLEMENTAR, REGISTAR, ORGANIZAR O registo das observações e a sua organização, em tabelas ou gráficos, são essenciais. Porém, não são tarefas fáceis para as crianças, pelo que o professor terá que as ajudar, orientar. Na prática, os registos e a sua organização, estão de tal forma relacionadas que o professor terá que gerir a sua discussão de forma interligada. Por exemplo, no caso de se prever grande número de observações, pode revelar-se muito importante levar as crianças a pensar previamente na construção das tabelas e/ou gráficos. Se os resultados não envolverem muitos dados, os registos podem ser feitos através de desenhos destacando, por exemplo, o “início” e o “fim”. Se a organização dos resultados envolver a construção de gráficos, ter em atenção a relação entre os eixos e as variáveis. Os desenhos devem ser rigorosos e detalhados. Na elaboração das tabelas deve ficar clara a relação entre os valores da variável manipulada e os resultados observados. 6 O que observámos Como vamos organizar as nossas observações V. INDEPENDENTE V. DEPENDENTE Interligação com a fase seguinte: Após os registos das observações e a sua organização, há necessidade de os interpretar, explicar, confrontar previsões com resultados obtidos, identificar observações inesperadas. O papel do professor deve agora centrar-se em alertar e orientar as crianças para estas tarefas. INTERPRETAR, COMUNICAR, GENERALIZAR, AVALIAR - Relembrar a questão inicial, as variáveis em jogo e os resultados obtidos. - Interpretar os resultados tendo em consideração os objectivos. Certificar que todos compreendem as ideias envolvidas na investigação. Explicar possíveis discrepâncias entre os resultados esperados e os obtidos. - Identificar, com as crianças, a alteração de ideias iniciais. - Aplicar/transferir/generalizar os conhecimentos obtidos a novas situações. Pedir às crianças que reflictam sobre a investigação que fizeram e como a poderiam melhorar Identificar limitações dos resultados. Envolver as crianças na avaliação das aprendizagens efectuadas. 7. Como explicamos os resultados 8. Como vamos apresentar os resultados do nosso grupo 9. O que aprendemos A continuidade entre as fases, a explicitação do fio condutor que une todo o processo, o voltar atrás quando necessário, a coerência entre o início/o meio/o fim, entre as partes e o todo, são aspectos que o professor tem que ter sempre presentes. Novas questões poderão surgir e dar início a uma nova etapa.