O Ensino Superior e a Profissão M. Luísa Anacoreta Correia

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Transcrição da apresentação:

O Ensino Superior e a Profissão M. Luísa Anacoreta Correia Formação e Qualidade O Ensino Superior e a Profissão M. Luísa Anacoreta Correia 27 de Outubro de 2006 M. Luisa Anacoreta Correia

O Ensino Superior e a Profissão Ordenação da apresentação O acesso à profissão e a exigência de qualificação Situação actual no sistema de ensino superior na União Europeia Princípios orientadores da Declaração de Bolonha Formação superior em três ciclos Conclusões Questões M. Luisa Anacoreta Correia

O Ensino Superior e a Profissão O acesso à profissão e a exigência de qualificação Licenciatura em Auditoria, Contabilidade, Direito, Economia, Gestão ou outras reconhecidas pelo ME após prévia audição da Ordem Aproveitamento no exame de admissão à Ordem Aproveitamento do estágio, após obter aproveitamento no exame Formação superior qualificada Exame Estágio M. Luisa Anacoreta Correia

O Ensino Superior e a Profissão Situação actual no sistema de ensino superior na EU 25 países - Mesma área de formação Múltiplos graus Múltiplas estruturas curriculares Múltiplas durações Múltiplos programas Múltiplas formas de ensino Múltiplos sistemas de avaliação HARMONIZAÇÃO RECONHECIMENTO INTEGRAÇÃO MOBILIZAÇÃO M. Luisa Anacoreta Correia

O Ensino Superior e a Profissão Princípios orientadores da Declaração de Bolonha Harmonização generalizada no Ensino Superior, Organização estrutural de base idêntica, Cursos e especializações semelhantes e comparáveis em termos de conteúdos e duração, Diplomas de valor reconhecidamente equivalente académica e profissionalmente, Europa da ciência e do conhecimento, Ensino Superior Europeu com capacidade de atracção à escala europeia e intercontinental. M. Luisa Anacoreta Correia

O Ensino Superior e a Profissão Objectivos gerais da Declaração de Bolonha Aumento da competitividade do sistema europeu de Ensino Superior Promoção da mobilidade e empregabilidade dos diplomados do Ensino Superior no espaço europeu M. Luisa Anacoreta Correia

O Ensino Superior e a Profissão Formação superior em três ciclos – medição por ECTS Primeiro ciclo 6 e 8 semestres Licenciatura Segundo ciclo 3 e 4 semestres Mestrado Investigação Diferentes perfis e orientações, de acordo com objectivos individuais e académicos e atendendo às necessidades do mercado de trabalho. Convenção de Berlim Terceiro ciclo Doutoramento M. Luisa Anacoreta Correia

O Ensino Superior e a Profissão Quanto à duração do primeiro ciclo Licenciatura em Economia, Gestão (e afins) UCP – Porto e Lisboa 180 ECTS – 6 semestres - 3 anos UN - Lisboa FE Porto 110 UC / ~240 ECTS – 4 anos ISEG Lisboa ISCTE Lisboa ISCAL Lisboa 180 UC (ECTS?) – 6 sem. – 3 anos Universidade do Minho 180 ECTS - 6 semestres - 3 anos M. Luisa Anacoreta Correia

O Ensino Superior e a Profissão Mestrado 90 - 120 ECTS Obtenção de competências específicas Busca de mais conhecimento Licenciatura com 180 ECTS Obtenção de competências gerais adequadas ao mercado de trabalho Mercado de trabalho exigente em competências gerais Organizações profissionais com exigência de formação superior M. Luisa Anacoreta Correia

O Ensino Superior e a Profissão Doutoramento Lic + Mestrado 270 a 300 ECTS Obtenção de competências específicas Mercado de trabalho exigente em competências específicas Organizações profissionais com exigência de formação superior especializada M. Luisa Anacoreta Correia

O Ensino Superior e a Profissão Lic + Mestrado 270 a 300 ECTS Obtenção de qualificação académica de base e específica Curso de preparação para ROC Formação profissional especializada Exame ROC Estágio M. Luisa Anacoreta Correia

O Ensino Superior e a Profissão Conclusões Importância da ligação entre a Universidade e a Profissão Convenção de Bolonha: harmonização, mobilidade, competitividade Convenção de Bolonha: formação superior por ciclos Segundo ciclo: busca de conhecimentos técnicos mais específicos por aqueles que procuram mais competências e qualificações académicas Profissões altamente especializadas e exigentes em qualificações académicas e competências específicas vs formação universitária em conformidade M. Luisa Anacoreta Correia

M. Luisa Anacoreta Correia