Administração pública – um desafio cultural Sofia Galvão Primeira Convenção Compromisso Portugal Convento do Beato Lisboa, 10 de Fevereiro de 2004.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ CAPITALISMO PAULO ROGÉRIO C. DE ARRUDA CURSO: HISTÓRIA PROFª: DEJALMA CREMONESSE.
Por: Ana Paula Zeverino
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Um novo Modelo Económico e de Desenvolvimento para Portugal António Carrapatoso Primeira Convenção Compromisso Portugal Convento do Beato Lisboa, 10 de.
O Estado e a sua relação com o cidadão e as instituições A garantia da liberdade (de escolha) Fernando Adão da Fonseca Primeira Convenção Compromisso Portugal.
Regulação, Mercados e Incentivos Fernando Branco Primeira Convenção Compromisso Portugal Convento do Beato Lisboa, 10 de Fevereiro de 2004.
Estratégia e Dimensão das Empresas Jorge Armindo Primeira Convenção Compromisso Portugal Convento do Beato Lisboa, 10 de Fevereiro de 2004.
O Estado e a sua relação com o cidadão e as instituições: Falta cooperação inter temporal Jorge Braga de Macedo Primeira Convenção Compromisso Portugal.
COMPROMISSO PORTUGAL: O CAPITAL HUMANO Luís Valadares Tavares
Um Novo Modelo Económico António C-B Borges Primeira Convenção Compromisso Portugal Convento do Beato Lisboa, 10 de Fevereiro de 2004.
Três ideias para um novo modelo económico Luís Cabral Primeira Convenção Compromisso Portugal Convento do Beato Lisboa, 10 de Fevereiro de 2003.
Direito da Economia Direito e Economia. Evolução das suas relações 29 de Setembro de 2010.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Enquanto isto na roça....
David Justino e Sílvia de Almeida
FUNÇÃO DO ESTADO E ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PEDAGOGIA DA CONVIVÊNCIA
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
personalizada e inesquecível".
Alterações da norma OHSAS 18001:2007
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
REPENSANDO A LOGÍSTICA
Lisboa, Julho 2006 As funções do Estado: Há gente a mais na Função Pública?
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
A GESTÃO E SUAS MULTIPLICIDADES
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
P STER srl Processos constituintes para mobilizar novos Territórios Produtivos Paolo Gurisatti Brasilia, 05 de agosto de 2004.
CIDADANIA.
Intervenção do Governador Civil do Distrito do Porto, Dr. Manuel Moreira, na Sessão Paralela I, subordinada ao tema Missão: Servir o Cidadão, no âmbito.
Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C
Síntese das preposições do documento-referência Contribuição para a discussão nas escolas Luís Antônio Arlene Moraes.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
1ª Questão: A Qualidade e os Processos de Decisão
Uma definição de conflito nas organizações
Lei de bases da actividade física e desportiva
Aula 8 - Multiculturalismo e Direitos
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Bens e serviços de provisão
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL
Universidade Federal de Uberlândia
Num contexto particular...
“Debates sobre definições estratégicas de políticas para os portos” – Ministério dos Transportes Wilen Manteli Presidente da Associação Brasileira dos.
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
Aquilo que guia e arrasta o mundo não são as máquinas.
A TEORIA DA BUROCRACIA MAX WEBER ( ).
Globalização e autonomia: desafios, compromissos e incongruências
SOCIOLOGIA MÍDIA E POLÍTICA
PORTUGAL: COMO COMPETIR Tópicos para um debate António Viana-Baptista Primeira Convenção Compromisso Portugal Convento do Beato Lisboa, 10 de Fevereiro.
1 João Proença Secretário Geral da UGT Universidade de Verão do PSD Castelo de Vide - 30/8/06 As Funções do Estado. Há gente a mais na Função Pública?
Como Administrar na Sociedade Moderna
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
Políticas Públicas de Desenvolvimento e a Tutela dos Direitos Sociais
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS 1º CONGRESSO REGIONAL DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE CENTRO-OESTE, SUDESTEE SUL LUCÉLIA.
Camila Maia Valente Fábio Silva de Azevedo João Victor Fonseca Ribeiro Karlla Sebasthyanna Miranda Matias.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Modelo do planejamento estratégico
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Administração Pública  Em sentido amplo: a) Função política (fixação de políticas públicas) b) Função somente administrativa (execução)  Em sentido.
NOVAS TENDÊNCIAS NA CAPTAÇÃO E SELEÇÃO DE TALENTOS: do paradigma tradicional ao moderno Em que o tradicional paradigma de recrutamento e seleção de pessoas.
Transcrição da apresentação:

Administração pública – um desafio cultural Sofia Galvão Primeira Convenção Compromisso Portugal Convento do Beato Lisboa, 10 de Fevereiro de 2004

Administração pública condição do (in)êxito das políticas Hoje, é fundamental que: AP funcione melhor e gaste menos

um novo contrato social (estrutura AP / gestão AP) superação de um modelo assente na hierarquia e no procedimento assunção de um novo paradigma fundado na obtenção de resultados

Combate à burocracia Conversão do utente em cliente Desconcentração e descentralização: devolução aos funcionários da responsabilidade pela obtenção de resultados Aposta no essencial: eliminação do obsoleto e do supérfluo, fomento da produtividade, investimento em formação e tecnologia

aprofundamento de formas de regulação jurídica negociada ex ante – na preparação de novas regras ex post – recurso à mediação

desafio é político - apelo à intervenção cívica e à exigência construtiva dos cidadãos - atitude de sindicância permanente

desafio é cultural - sistema tomado como ente abstracto ao qual se imputam responsabilidades que ninguém assume - pré-compreensão cultural das próprias noções de Estado / Direito / Cidadania - da tradicional condescendência acrítica à indiferença da moderna sociedade light e hedonista

Motivação definição de desígnios colectivos discussão do futuro discussão do sistema em si

Em Portugal: questão adiada - saber que país queremos ser - saber que lugar queremos ocupar na Europa e no Mundo - saber que papel queremos cumprir na história e na cultura... remete para a Política... demasiadamente importante para ser exclusivo dos Políticos!