1 Como apresentar/lançar um negócio próprio Conferência – Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial INDEG – 16 de Fevereiro de 2005 Rui Ferreira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é ser um Empreendedor?
Advertisements

EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Processo de Profissionalização
A busca de oportunidades de negócios
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial INDEG 16 de Fevereiro de
1 Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial FIVE Soluções de Financiamento para a revitalização (das empresas) Empresarial 16 Fevereiro 2005 MP.
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
E_ Estratégia Empresarial 2003/2004 ACETATOS 3. Empreendedorismo A Estruturação do Negócio Tema 3.2.
Consultoria Empresarial
Estratégia Empresarial
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Gestão Integrada de Negócios
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
PLANO DE NEGÓCIOS (Ter ou não ter? E quando?)
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Internacionalização de PMEs
TÉCNICA DE CONSULTORIA
Empreendedorismo.
A Construção do Plano de Negócio
Inovação Estratégica O Futuro da Inovação: Escolhas Estratégicas
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Empreendedorismo Prof: Carlos Alberto dos Santos
na Diretoria de Desenvolvimento de Projetos Minerais
Criação de Valor.
Planos de Negócios para a procura de financiador
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Planejamento Estratégico
Empreendedorismo – Unidade 1
E-Business a Nova Economia
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
Iniciando um negócio... Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Mudança e Inovação Tecnológica
Rodrigo Pacca / Daniel Novaes Desenvolvendo o Empreendedorismo na Universidade.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Comercialização de Produtos e Serviços de TI
O PROCESSO DE CRÉDITO INFORMAÇÕES C´S DO CRÉDITO AVALIAÇÃO DE RISCO
Identificação de Necessidades
Empresas Juniores: prescrições para um contexto de pesquisa
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Por que estudar sistemas de informação?
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
A Gestão da Tomada de Decisão
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
INOVAÇÃ0 Conhecimento Aprendizado Estratégia POR QUE INOVAR?
Como Elaborar um Plano de Negócios Vanize Andrade Oxford Group.
UFP – Marketing Internacional Porque é que se deve Exportar? Um factor importante é o risco reduzido e baixo custo associado.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
Técnicas de Empreendedorismo
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL.
EMPREENDEDORISMO PROGRAMA DO CURSO n Apresentação da disciplina e organização dos trabalhos; n Transfomações Sociais e Econômicas e as Novas Necessidades.
Empreendedorismo ENCONTRO EMPREENDEDORISMO  “O Empreendedor é alguém capaz de gerar novos conhecimentos a partir de uma determinada plataforma,
Publicidade e Propaganda – conceitos e categorias
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
Os 10 Mandamentos Para o Empreendedor.
Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 1 Conceitos essenciais.
Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.
Transcrição da apresentação:

1 Como apresentar/lançar um negócio próprio Conferência – Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial INDEG – 16 de Fevereiro de 2005 Rui Ferreira

2 Enquadramento Lançar um negócio próprio é uma aventura! Capacidade empresarial do promotor Existência de oportunidade de mercado Pela motivação e experiência torna-se num risco que vale a pena correr ! EMPREENDEDOR IDEIAMERCADO

3 Processo de decisão Mudança de situação familiar ou profissional; Descoberta do potencial de empresário; Perguntar Porque não?; Avaliar a oportunidade e a possibilidade de reunir os meios necessários. Enquadramento Motivações de circunstância Motivações intrínsecas

4 Dificuldades nesta fase: Falta de conhecimentos em gestão; Isolamento; Falta de capacidade e medo de assumir riscos; Falta de meios (técnicos, humanos, financeiros). Enquadramento Fundamental : Estudo de Pré-viabilidade

5 O processo empreendedor

6 Saber o que não fazer; Observar a realidade circundante e identificar um nicho de mercado; Ponderar o franchising ou empresas já existentes; Aproveitar conhecimentos profissionais anteriores. A ideia A ideia já existe? Há potencial de sucesso?

7 A ideia PRODUTOMERCADO Um produto ou serviço já existente, mas oferecido a melhor preço ou distribuído de um modo diferente ou com melhor qualidade; Um produto ou serviço existente mas adaptado ou modificado; Um produto ou serviço existente no estrangeiro, mas transposto para o mercado nacional; Um produto ou serviço completamente novo.

8 Análise da envolvente sócio-económica Análise documental; Estudo de casos práticos; Recurso a especialistas; Visitas a feiras e exposições; Leitura de imprensa especializada; Fomentar a criatividade (brainstorming). O estudo de pré-viabilidade

9 Sustentar a decisão de avançar: Sobre o promotor/empreendedor (envolvente, competências e personalidade) Sobre o projecto (mercado, meios e envolvente) Pontos Fortes e Pontos Fracos

10 O estudo de pré-viabilidade Prosseguir com o projecto (plano de negócios); Reformatação da ideia original antes de prosseguir; Abandonar o projecto e retomar a fase da ideia (2ª hipótese ponderada).

11 O plano de negócios Análise da envolvente externa – estudo de mercado; Estudo de organização e funcionamento do projecto; Análise de viabilidade económica e global do projecto. Guião do Plano de Negócios

12 Apresentação do plano de negócios Documento que vende o projecto a terceiros; Deve ser bem redigido e objectivo; Estrutura típica: Formalização do projecto

13 Obtenção de meios financeiros e materiais; Selecção do veículo empresarial: criação de raíz, expansão, aquisição, franchising; Processo legal: componente jurídica e fiscal; Lançamento e divulgação. Formalização do projecto

14 Como apresentar/lançar um negócio próprio Questões...