1. Para viver em sociedade, todo indivíduo precisa internalizar determinados conjuntos de normas sociais e transformá-los em sua vida prática em comportamentos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Camille Monet e a Criança
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Para abrir as ciências sociais:
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
O que é uma instituição social?
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
ORGANIZAÇÃO Ana Cristina Macedo Magalhães.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Desenvolvimento organizacional
Indivíduos e sociedade:
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Ciência Geográfica.
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Cícero paulino dos santos costa
Dimensões da Globalização
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
Introdução à Sociologia
Sistema Piaget de Ensino
O comportamento é uma manifestação do maneirismo e é inteiramente capturado pelos critérios incidentais da arena pública.
O Estado Qual é a sua função.
Aula 8 - Multiculturalismo e Direitos
Emile Durkheim e o fato social
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
História nas atuais propostas curriculares
Introdução a Questão Social
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Max Weber e as ações sociais
O PODER NAS ORGANIZAÇÕES
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Capital cultural Criado por P. Bordieu e J. C. Passeron na década de 1960 para explicar as oportunidades muito desiguais de sucesso escolar segundo a classe.
Sociologia Por quê?.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Fundamentos da Administração Pública
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
Sociologia Clássica e Educação
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Composição dos Conselhos de Assistência Social
Teorias do Jornalismo. Itens do trabalho jornalístico  Pontos fixos de observação  Divisão do trabalho no interior do jornal  Hierarquia profissional.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
A educação como processo social
Émile Durkheim.
4 Fases na formação de novos educadores.
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Émile Durkheim
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Matriz de avaliação processual
Introdução ao pensamento sociológico
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

1. Para viver em sociedade, todo indivíduo precisa internalizar determinados conjuntos de normas sociais e transformá-los em sua vida prática em comportamentos que são aceitos socialmente. Esse processo na Sociologia compreende o que se chama de socialização. Como se desenvolve esse processo de socialização nas sociedades modernas e quais as principais instituições responsáveis por ele?

O candidato deve explicar o conceito de socialização considerando a família e a escola e seus papeis neste processo; a família e a socialização primária; a escola e a socialização secundária. A introdução da criança no convívio social e sua preparação para o trabalho.

2. Um dos conceitos de sociedade desenvolvidos pela Sociologia se refere a um conjunto de indivíduos que convivem num mesmo espaço e num mesmo tempo. A solidariedade entre os integrantes é fundamental para manter a coesão entre eles. Duas são as formas de solidariedade e a cada uma delas corresponde uma forma específica de sociedade. Estabeleça a correspondência entre a forma de sociedade e sua respectiva forma de solidariedade, e explique em que consiste cada uma dessas formas.

O candidato deve mencionar as formas de solidariedade: a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica: a) solidariedade mecânica que predomina nas sociedades simples e tem como base a similitude ou semelhança; b) a solidariedade orgânica que predomina nas sociedades complexas ou desenvolvidas e que se baseia na interdependência entre os indivíduos, gerada pelo processo de divisão social do trabalho.

3. A posição suprema dos países industrializados, sobretudo dos Estados Unidos, na produção e na difusão da mídia tem levado muitos observadores a falar no imperialismo da mídia. De acordo com essa visão, vivemos em um império cultural. Países menos desenvolvidos são considerados especialmente vulneráveis, por não possuírem os recursos necessários à manutenção de sua própria independência cultural. Esse texto fala da dominação ou imperialismo da mídia. Relacione esse fenômeno social com a possibilidade de homogeneização das diferenças culturais.

O candidato deve apontar o fato dos conglomerados de mídia obedecerem a mesma lógica de qualquer empresa multinacional, com interesses econômicos que ultrapassam os limites das nações. Citar ainda a mídia e a indústria cultural como integrantes do imperialismo contemporâneo e causa da homogeneização cultural

4. Os conceitos de poder e de autoridade têm sido importantes para a Sociologia e as Ciências Políticas e são sempre pontos de referência para aqueles que querem estudar esses fenômenos. Como a Sociologia conceitua poder?

O candidato deve considerar que o poder está associado ao uso legítimo da força e a autoridade. Capacidade de uma instituição ou mesmo um indivíduo em exigir de outras instituições ou mesmo indivíduos que cumpram uma ordem.

5. A sociedade estratificada é composta por diferentes estratos sociais, determinados a partir de critérios objetivos que podem ser mensurados estatisticamente. Cite três critérios que podem ser empregados para estratificar uma sociedade e justifique sua utilização.

Renda, profissão e escolaridade, que segmentam e/ou hierarquizam a sociedade em estratos.

6. O Brasil é um país moderno, que está em consonância com os países modernizados da atualidade. Mesmo assim, conserva ainda bolsões de atraso e alguns indicadores sociais que não permitem que seja incluído no chamado grupo dos países do primeiro mundo, embora esteja incluído no grupo emergente BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). Cite dois indicadores que justificam o pertencimento do Brasil ao Bric e comente-os.

São países que vem demonstrando grandes avanços nos índices econômicos que atestam o seu rápido crescimento ( aumento do PIB e do superávit na balança comercial, por exemplo), mas que em contrapartida ainda têm como desafios índices sociais como distribuição de renda

7. Qual o papel da mídia em um regime democrático?

Informar os cidadãos sobre os fatos que acontecem nas esferas de decisão do poder de modo a lhes subsidiar conhecimento para avaliação do cenário político de maneira mais geral. E ainda levar até às esferas de poder, as demandas e opiniões da população. Ela serve como um elo entre representantes e representados, pressionando os primeiros a prestarem conta aos segundos.

8. Explicite as relações entre os conceitos de Estado, de dominação e de legitimidade do poder.

Para a existência do Estado é necessário que um conjunto de pessoas obedeça à autoridade dos detentores do poder. Para que os dominados obedeçam é necessário que os detentores do poder possuam uma autoridade reconhecida como legítima. As fontes de legitimidade: Carismática, racional-legal, tradicional.

9. Desde o início da modernidade, a imprensa tem desempenhado um papel importante na promoção do debate no espaço público. Nas últimas décadas, as referências à imprensa a apresentam como o quarto poder. Qual o papel da imprensa na formação da opinião dos cidadãos sobre as instituições democráticas do Brasil?

Citar o papel da imprensa enquanto uma instância que articula a opinião pública e as esferas de tomada de decisão.

10. O movimento feminista tem como um grande desafio combater o argumento da existência de uma natureza da mulher, marcada pela passividade, disposição ao sacrifício e capacidade inata para a paz. (Schwarzer, in Saliz, 1988, p.136). Em que situações do dia-a-dia é possível verificar o desfavorecimento da mulher e como o argumento da natureza da mulher dá sustentação a tais atitudes?

Na divisão das tarefas da educação dos filhos e dos trabalhos domésticos, no mercado de trabalho, na competição eleitoral, entre outros.