GESTÃO ESTRATÉGICA PRINCÍPIOS E VALORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sempre que alguém da sua
Advertisements

Estudando com Profª Simony
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Práticas de Apoio à Gestão
Responsabilidade Profissional
ÉTICA PROFISSIONAL.
Estratégia Empresarial
Ética da Empresa, Ética na Empresa,
Um foco na Ética.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
Planejamento Estratégico
ÉTICA.
A Responsabilidade Corporativa Natura
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Valor Consultoria Empresarial
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
COMPORTAMENTO ÉTICO.
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Práticas de Apoio à Gestão
Conceitos e Perfil do Profissional
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Importância e objetivos da formalização dos Valores
Modelo de Excelência em Gestão
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
A GESTÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL: ALGUMAS PRÁTICAS
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Teorias Modernas de Gestão
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Organização Empresarial
Gestão por Competências
Práticas de Apoio à Gestão
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Diferentes enfoques A influência da missão e estratégia na forma de trabalho As pessoas perante as.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Capítulo 1 A administração hoje.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Gestão Estratégica de Pessoas
Ética e Contabilidade.
Um foco na Ética.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Disciplina: Direção Estratégica
Gestão Estratégica de Negócios
Comportamento Organizacional
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Transcrição da apresentação:

GESTÃO ESTRATÉGICA PRINCÍPIOS E VALORES CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Profª Jaqueline Leite- Esp. e-mail: jaquelinecurso@gmail.com

PRINCÍPIOS E VALORES Valores são padrões profundamente arraigados que influenciam quase todos os aspectos da vida das pessoas, definindo suas atitudes quanto à: julgamentos morais, respostas aos outros, compromissos em relação a metas pessoais e organizacionais. As pessoas são motivadas e tomam decisões com base em seus sistemas de crenças e valores, normalmente inconscientes.

Os princípios ou valores (ou crenças) são bússolas 1 - para a convivência no dia a dia dos membros de uma organização na busca do seu sucesso no presente e, 2 – para o processo de tomada de decisão e do comportamento da empresa no cumprimento da Missão e na busca da Visão de Futuro, com vistas a assegurar o seu sucesso no futuro.

A importância da formalização dos valores são: Explicitar a ética e moral da organização; Motivar as pessoas à ação; Orientar comportamento; Clarificar as responsabilidades sociais; Impulsionar para conquistas extraordinárias.

PRINCÍPIOS E VALORES Os valores também podem ser vistos como um conjunto de crenças, ou princípios, que: definem e facilitam a participação das pessoas no desenvolvimento da Missão, Visão e dos próprios Valores; definem e facilitam a articulação da Missão, Visão e Valores; facilitam a colaboração entre os empregados; facilitam o comprometimento dos empregados com o mercado; facilitam o comprometimento dos empregados com a comunidade e a sociedade.

PRINCÍPIOS E VALORES O enunciado de cada valor deve ser curto. Os valores são inegociáveis, e os mais perenes (duradouros) de uma empresa. O conjunto de valores define a regra do jogo, em termos de comportamentos e atitudes, devendo conter um subconjunto das respostas às perguntas abaixo: Como os empregados devem se portar, individualmente? Como os empregados se relacionam entre si? Como os empregados se relacionam com os clientes?

PRINCÍPIOS E VALORES Como a empresa trata seus clientes? Como a empresa faz negócios? Como nos relacionamos com a comunidade? Qual a nossa responsabilidade frente à sociedade? Que valores, crenças ou princípios são importantes para a empresa fazer o que faz, para quem faz, e para o que ela quer se tornar?

PRINCÍPIOS E VALORES Resumidamente, os valores: Definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos empregados. São as regras do jogo para que, executando a Missão, alcancemos a Visão. São o suporte, o estofo moral e ético da empresa.

PRINCÍPIOS E VALORES E finalmente, mas não finalizando: a construção de um conjunto de Missão, Visão e Valores, só é útil se a prática do dia a dia, do presidente ao porteiro, mostra e demonstra ser esse o conjunto de regras que regem a conduta do pessoal da sua empresa. Caso contrário, é pura perda de tempo, pois se o que se diz e o que se prega, é diferente do que se faz; a Missão, a Visão e os Valores tornam-se somente um apanhado de letras, caindo no vazio da rotina. Por fim, o conjunto Missão, Visão e Valores serve também para facilitar e promover a convergência dos esforços humanos, materiais e financeiros.

PRINCÍPIOS Conceito de Princípios: Princípios são preceitos, leis ou pressupostos considerados universais que definem as regras pela qual uma sociedade civilizada deve se orientar. Em qualquer lugar do mundo, princípios são incontestáveis, (quando adotados não oferecem resistência alguma). Entende-se que a adoção desses princípios está em consonância com o pensamento da sociedade. Vale tanto para a elaboração da constituição de um país quanto para acordos políticos entre as nações ou estatutos de condomínio. Vale no âmbito pessoal e profissional.

Conceito de Valores: VALORES Valores são normas ou padrões sociais geralmente aceitos ou mantidos por determinado indivíduo, classe ou sociedade, portanto, em geral, dependem basicamente da cultura relacionada com o ambiente onde estamos inseridos. Valores organizacionais são crenças e atitudes que dão uma personalidade à empresa, definindo uma "ética" para a atuação das pessoas e da Organização como um todo.

VALORES Os valores são pessoais, subjetivos e, acima de tudo, contestáveis. O que vale para um profissional não vale necessariamente para os demais colegas de trabalho. Sua aplicação pode ou não ser ética. Depende muito do caráter ou da personalidade da pessoa que os adota.

PRINCÍPIOS É comum existir certa confusão entre valores e princípios, todavia, os conceitos e as aplicações são diferentes. PRINCIPIOS: São universais e atemporais (eternos). Exemplos: Ética; Respeito a leis;Diversidade; Proteger e sustentar o meio ambiente; Tratar as pessoas e as comunidades com respeito; Servir o bem comum...

VALORES Valores são atributos e virtudes específicos da Organização. Portanto: Valores são atributos e virtudes específicos da Organização. Negócios mais sustentáveis normalmente estão ancorados em valores como: honestidade, transparência, qualidade, valorização das pessoas e da sua qualidade de vida, espírito de equipe, política do ganha-ganha, respeito ao cliente e responsabilidade social e ambiental.

ATIVIDADES 1. Dê o conceito de Princípios . 2. Dê o conceito de Valores Organizacionais. 3. Qual a diferença entre Princípios e Valores? 4. Qual a importância da formalização dos valores para as empresas? 5. Por que é importante que a empresa tenha princípios?

RESPOSTAS 1. Dê o conceito de Princípios . Princípios são preceitos, leis ou pressupostos considerados universais que definem as regras pela qual uma sociedade civilizada deve se orientar. 2. Dê o conceito de Valores Organizacionais. Valores organizacionais são crenças e atitudes que dão uma personalidade à empresa, definindo uma "ética" para a atuação das pessoas e da Organização como um todo.

RESPOSTAS 3. Qual a diferença entre Princípios e Valores? Princípios: São universais e atemporais (eternos). Atitude compromissada da organização com o seu modo “ser”; imutável e inflexível; reflete o “caráter” da organização. Valores: São atributos e virtudes específicos da organização que orientam seu comportamento em relação às suas clientelas. 4. Qual a importância da formalização dos valores para as empresas? Explicitar a ética e moral da organização; Motivar as pessoas à ação; Orientar comportamento; Clarificar as responsabilidades sociais; Impulsionar para conquistas extraordinárias. .

RESPOSTAS 5. Por que é importante que a empresa tenha princípios? Os princípios criam diferencial competitivo; orientam o comportamento; orientam o recrutamento, a seleção e o treinamento; fundamentam as estratégias.

PRINCÍPIOS Atitude compromissada da organização com o seu modo “ser”; imutável e inflexível; reflete o “caráter” da organização; um conjunto de posturas inegociáveis, inalienável que independem do meio de atuação; inexiste o implemento ou descarte de novos princípios independente do cenário; pertencem à dimensão permanente da empresa; um posicionamento entre o “certo” e o “errado”, sem meio termo; uma indicação do que é devido. Não são princípios: objetivos, missão, costumes, caprichos, hábitos, políticas, interesses, obrigações, conveniências... A firmeza moral, o sinal visível de sua natureza interior. É o que somos por baixo de nossa personalidade (máscara), a nossa marca.

Exemplos de Princípios organizacionais Austeridade, Probidade, Trabalho, Equidade, Impessoalidade, Legalidade, Imparcialidade, Moralidade, Transparência, Flexibilidade, Disciplina, Eficácia, Efetividade, Eficiência, Perseverança, Justiça, Humildade, Disciplina, Perseverança, Persistência, Temperança, Coragem, Integridade, Sustentabilidade, Visão Holística, Respeitabilidade, Indiscriminação, Respeito ao Indivíduo (Diversidade), Comprometimento, Autonomia, Confiabilidade, Presteza...

VALORES Atitude compromissada da organização com seu modo de “estar”; uma dimensão situacional porém não volúvel, função da interação com o meio ambiente; uma escala de referência para as políticas de ações que podem ser aferidas numa escala de limites entre bom e mau sendo um guia “externo” de sua atuação; permite à sociedade identificar as atitudes da organização ante suas clientelas (em sentido figurado – a personalidade*); novos valores podem ser adquiridos e outros descartados, na adequação às variâncias sociais do ambiente. Por exemplo, a Responsabilidade Social é um valor novo para algumas empresas e outras, ainda virão a adotá-lo. O portfólio de valores: ditames morais, regras, leis, preceitos da organização orientam seu comportamento em relação às suas clientelas não podendo ser confundidos com objetivos ou interesses.  * Personalidade: “aspecto visível que compõe o caráter individual e moral de um ser, segundo a percepção alheia”. (Houaiss)

Exemplos de Valores praticados nas empresas: Exemplos de Valores praticados nas empresas:  Inovação, Pioneirismo, Competitividade, Comprometimento, Integridade, Transparência, Ética, Política conservadora de preços (ou de crédito), Interdependência, Motivação, Responsabilidade Social e/ou Ambiental, Lucratividade, Rentabilidade, Consciência Ecológica, Educação Continuada, Empowerment, Compromisso com (Prazo, Qualidade, Contratos, Negociação, Imagem), Encantamento do Cliente’, Busca da Excelência, Felicidade Pessoal, Inteligência Competitiva’, Liderança Participativa, Administração de Conflitos, Níveis mínimos de Burocracia, Sociabilização, Inserção Social, Respeito à Clientela, Melhoria Contínua’, Cooperação, Delegação, Empreendedorismo, Construção do Bem-estar.