Conceito Preliminar de Cursos - CPC 2013 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior Diretoria de Avaliação da Educação Superior Dezembro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES/INEP.
Advertisements

1) Ciências da Saúde/Capes: Tabela das Áreas de Conhecimento
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES
Matriz de Orçamento de Custeio e Capital - OCC (Matriz ANDIFES)
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Arquitetura e Urbanismo Biologia Ciências Sociais Computação Engenharia Filosofia Física Geografia História Letras Matemática Pedagogia CST em Construção.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Espaço do Professor de Ensino Superior na Rede Sinodal: oportunidade, compromisso e esperança. “Foco na oportunidade” Prof. Vilmar Thomé Reitor da UNISC.
Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2011 Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES.
Avaliação de cursos de graduação
PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
O Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior-SINAES do Brasil
Seminários do Enade 2013.
Entendendo os Indicadores Conceito Preliminar de Curso - CPC e o Índice Geral de Cursos – IGC Impactos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
Cálculo dos Indicadores referentes ao ano de 2011
II ENCONTRO REGIONAL SUL/SUDESTE DE DIRIGENTES DE GRADUAÇÃO DAS IES PARTICULARES Passo Fundo - RS, 18 e 19 de outubro de 2012 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO.
Enade 2009 – A Realização da Prova Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Secretaria de Avaliação.
Orientações sobre o Exame
AMPESC MINISTRANTE: KRÜGER, Maria Helena. LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior -SINAES.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Marion Creutzberg Coordenadora de Avaliação / PROGRAD / PUCRS
Diretoria de Avaliação da Educação Superior/DAES/INEP
Indicadores do Ensino Superior
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
Apresentação do Inep ABRUEM – 12/05/2011 Malvina Tuttman.
Antes de decidir, pense no estudante. Instruções Normativas nº 2 e 3/2014 SERES/MEC.
V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARTICULAR
Sessão 4: Mesa-redonda Os desafios do aperfeiçoamento do atual modelo de avaliação do Ensino Superior Maurício Garcia DeVry Brasil
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
As avaliações e bases de dados do INEP
Antes de decidir, pense no estudante. Legislação e Atos Normativos de Regulação do Ensino Superior (temas selecionados)
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Universidade de Passo Fundo Comissão Própria de Avaliação Divisão de Avaliação Institucional Enade.
Brasília-DF | Fevereiro 2015 Coordenação de Indicadores e Controle de Qualidade da Educação Superior - DEED/INEP Controle de Qualidade - CENSUP.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Prof. Dr. David Lopes Neto
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Avaliação Institucional 2013/2 RESULTADOS. NOTAS DESEMPENHO DOCENTE.
AVALIAÇÃO DE CURSOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. INDICADORES UTILIZADOS PELO MEC IGC = ÍNDICE GERAL DE CURSO CPC = CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO IDD = INDICADOR.
UFRGS Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - Marlis Polidori 2009.
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior
Legislação, princípios, diagnóstico e resultados.
ENADE 2010 : Cursos de Saúde ENADE 2010 : Cursos de Saúde Salvador, 23 de Fevereiro de 2010 Profª Rose Lacerda Diretora Acadêmica Profª Rose Lacerda Diretora.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Profa. Dra. Marion Creutzberg
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROPOSTA DE PAUTA • O Papel do Coordenador de Curso
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
Antes de decidir, pense no estudante. Coordenação-Geral de Autorização* e Reconhecimento de Cursos de Educação Superior CGARCES/DIREG.
Coordenação-Geral de Credenciamento das Instituições de Educação Superior CGCIES/DIREG/SERES/MEC Rafael Arruda Furtado.
Assessoria de Avaliação Institucional
Seminário: “10 Anos do SINAES: Avanços e Desafios da Avaliação da Educação Superior” Marcos F. Ziemer Reitor da ULBRA Universidade Luterana do Brasil Brasília,
Avaliação e Perspectivas dos Cursos de Graduação do IFPA.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de nível médio e superiores Brasília/Belém | Maio 2016.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Prof.(a) Aurélia A. de Melo. O Índice Geral dos Cursos é um indicador que mede a qualidade dos cursos de graduação e pós- graduação de Instituições de.
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
A Importância do ENADE para as Avaliações de Cursos
Transcrição da apresentação:

Conceito Preliminar de Cursos - CPC 2013 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior Diretoria de Avaliação da Educação Superior Dezembro de 2014

Conceito Enade Indicador de qualidade que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Enade. É divulgado anualmente para os cursos que tiveram estudantes concluintes participantes do exame. O Conceito Enade é calculado por Unidade de Observação: conjunto de cursos que compõe uma área de avaliação específica do Enade (abrangência/enquadramento), de uma mesma instituição em determinado município (IES+área+município).

Áreas e Cursos Avaliados  Cursos avaliados:  Bacharelado em: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia;  Tecnólogo em: Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

Conceito Preliminar de Curso - CPC  Indicador de qualidade que avalia os cursos superiores, calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos.  O CPC é calculado por Unidade de Observação: conjunto de cursos que compõe uma área de avaliação específica do Enade (abrangência/enquadramento), de uma mesma instituição em determinado município (IES+área+município).

Composição do CPC 2013 e pesos de suas dimensões e componentes

Estatísticas do CPC 2013 ItemQuantidade Áreas17 IES1.025 Cursos4.529 Unidades de observação4.319 Quantidade/percentual de unidades de observação Sem Conceito (SC)1.210 (28,02%) Quantidade de ingressante regulares inscritos Quantidade de concluintes regulares inscritos Quantidade de participantes O CPC é calculado para as unidades de observação que tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes e dois estudantes ingressantes registrados no Sistema Enade. As unidades que não atendem a estes critérios não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).

Unidades por Faixa do CPC - Edições 2010 e 2013

Unidades por Faixa do CPC Públicas e Privadas

Índice Geral de Cursos - IGC 2013 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior Diretoria de Avaliação da Educação Superior

Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição - IGC  O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Ele é calculado anualmente, considerando: I - a média dos CPC dos cursos avaliados da IES no ano do cálculo e nos dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas obtidas no Censo da Educação Superior de cada um dos cursos - (triênio ); II - a média dos conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu da avaliação trienal 2013 da CAPES, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas dos programas de pós-graduação correspondentes; III - a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.

Estatísticas do IGC 2013 ItemQuantidade Instituições de Educação Superior (IES)2.020 Quantidade/percentual de IES Sem Conceito (SC)63 (3,12%) Quantidade de Universidades e Ifets131 Quantidade de Faculdades1.665 Quantidade de Centros Universitários224 Quantidade de IES públicas252 Quantidade de IES privadas1.768 Unidades de observação com CPC no triênio As IES que não possuem nenhum curso com CPC avaliado no triênio ficam Sem Conceito (SC).

IES por Faixa do IGC - Edições 2010 e 2013

IES por Faixa do IGC Públicas e Privadas

Medidas de Regulação e Supervisão – CPC e IGC 2013 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior

Cursos com CPC insatisfatório Todos os 280 cursos (Sistema Federal de Ensino) com resultado insatisfatório no CPC 2013:  Protocolo de Compromisso – plano de melhorias para sanear as fragilidades apontadas pelo CPC  Avaliação in loco com dupla função: obtenção de Conceito de Curso (CC) e verificação de cumprimento do PC  Instauração de Processo Administrativo para aplicação de penalidade em caso de descumprimento do PC  Não podem ter aumento de vagas  Excluídos do FIES (vedação da realização de novos contratos)  Não podem utilizar o curso como referencial para adesão ao PRONATEC  Prejuízo nos Editais (utilização do curso para obtenção de bônus no edital do Mais Médicos)

Cursos com reiterado resultado insatisfatório CPC 2010 e 2013  Total = 80 cursos  Sofrem todas as medidas anteriores, além de:  Suspensão de ingresso  Redução de vagas  Saneamento de deficiências  Suspensão de autonomia  Exclusão do Prouni

IES com IGC insatisfatório Reiteração de resultado insatisfatório - IGC 2010 e 2013  Além das citadas, há aplicação de medidas adicionais a 152 IES:  Assinatura de Termo de Saneamento de Deficiências para comprovação de melhorias  Medidas cautelares: redução de vagas, saneamento de deficiências, suspensão de autonomia, sobrestamento de processos regulatórios, suspensão de FIES, PROUNI e PRONATEC Sistema Federal de Ensino: 322 IES As IES deverão necessariamente passar por processos de recredenciamento, quando serão submetidas à avaliação in loco. Medidas:  Vedação de dispensa de visita nos processos regulatórios  Não podem ter aumento de vagas nos cursos  Prejuízo nos Editais

Obrigado!