Profª Angélica Maria Frazão de Souza

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Currículo - Prof. Viviane C. Cândido
Advertisements

A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Escola Municipal Epitácio Campos 1º Conselho de Classe
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Pedagogia da pesquisa-ação
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Político-Pedagógico
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Planejamento - Professor
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Dominando as práticas pedagógicas
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Construindo o futuro do seu filho!
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Por que o jornal na escola?
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Considerações iniciais
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Revisita ao PPP.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Profª Angélica Maria Frazão de Souza SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VARGEM GRANDE Currículo e Prática Pedagógica na EJA: o que falta para torná-los atrativos para o aluno Profª Angélica Maria Frazão de Souza

Currículo Termo polissêmico Currículo - caminho, direção que orienta o percurso para atingir certas finalidades; Currículo é projeto. É um documento de identidade. (Silva, 2000); um projeto em formação (envolvendo conteúdos, valores/atitudes e experiências), cuja construção se faz a partir de uma multiplicidade de práticas interrelacionadas através de deliberações tomadas nos contextos social, cultural, político, ideológico e econômico.

Currículo Escolar Currículo Escolar é um elo entre a declaração de princípios gerais e sua tradução operacional, entre a teoria educacional e a prática pedagógica, entre o planejamento e a ação, entre o que é prescrito e o que realmente sucede nas salas de aula ”. César Coll é aquilo que se espera que os alunos fiquem a saber e a ser capazes de fazer e agir, depois de terem frequentado a escola (Roldão,2002).

CURRÍCULO ESCOLAR COMPONENTES O que são componentes curriculares? Elementos pelos quais o Currículo cumpre suas funções. (CÉSAR COLL) O que esses componentes proporcionam? Informações sobre: - o que ensinar (explicita a intenção) - como ensinar; - quando ensinar; - o que, como e quando avaliar. (explicita o plano de ação)

CURRÍCULO ESCOLAR Bases de sustentação Fontes do currículo : são todas as informações que se deve considerar na elaboração do currículo. Finalidades do currículo: possibilitar o crescimento dos aprendizes Função do currículo: é explicitar o projeto, as intenções e o plano de ação que preside as atividade educativas escolares Currículo como projeto: é um guia para os educadores - um instrumento para orientar a prática pedagógica, uma ajuda ao professor

Relação entre currículo, trabalho e sociedade O currículo deve ser construído a partir do conjunto das relações sociais estabelecidas pelos trabalhadores, setor produtivo e a sociedade. Nessa construção, precisa-se levar em consideração os conhecimentos, as experiências dos sujeitos bem como suas diversidades. Dessa forma, o currículo precisa expressar claramente essas relações nos seus princípios, programas e metodologias e não constituir-se apenas como uma série ordenada de conteúdos.

Prática Pedagógica Na concepção de aprendizagem como centro da atividade escolar, o professor caracteriza-se como um profissional da aprendizagem, portanto sua prática pedagógica deve estar voltada para a promoção de conhecimentos que possam ser mobilizados em competências e habilidades que instrumentalizam os alunos a enfrentar os problemas do mundo.

Prática Pedagógica A prática pedagógica é influenciada pelos aspectos conjunturais e estruturais da sociedade brasileira. A conjuntura pode ser visualizada nos aspectos da gestão educacional, do desenvolvimento das propostas curriculares, dos programas sociais – a exemplo do Bolsa Escola -, políticas de cotas etc. A estrutura é marcada pelas relações sociais de classe, de desigualdades e de concentração de renda, além das dimensões da dominação do campo da política internacional e dos processos decisórios que geram impactos na esfera escolar.

Prática Pedagógica A prática pedagógica envolve estratégias, ou seja, ações pelas quais o professor guia seu trabalho. São elas: seleção (daquilo que interessa o conteúdo); predição (levantamento de hipóteses sobre o que virá); inferência (conclusões e mensagens abstraídas); autocontrole (atitude de reavaliar suas estratégias); autocorreção (correção de hipóteses levantadas por inferências ou predição) Kenneth S Goodman

Prática Pedagógica A prática pedagógica é fundamentada a partir de objetivos cada vez mais atualizados (por exemplo, aprender a aprender, a raciocinar, a comunicar). É um desafio para os professores lidarem com as práticas pedagógicas modernas, que incluem: plano de trabalho, avaliação, interdisciplinaridade, temas transversais, inclusão, entre outros.

Prática Pedagógica A prática pedagógica do professor em sala de aula tem papel fundamental no desenvolvimento intelectual de seu aluno. Ele pode ser o foco de crescimento ou de introspecção do aluno quando da sua aplicação metodológica na condução da aprendizagem. GADOTTI (2000:9) afirma que o educador é um mediador do conhecimento, diante do aluno que é o sujeito da sua própria formação

Prática Pedagógica é também uma Prática Social A prática pedagógica se caracteriza como uma prática social, na medida em que nós, professores, trabalhamos para um mundo melhor, mais justo, mais solidário. Ao elegermos como nossos objetivos a formação de cidadãos autônomos, conscientes, capazes de melhorarem a sua própria existência e o mundo ao seu redor, estamos imprimindo à nossa prática pedagógica o caráter de prática social: estamos contribuindo para transformar a sociedade.

Prática Pedagógica é também uma Prática Social Prática social [...] toda prática social é determinada por um jogo de forças (interesses, motivações, intencionalidades); pelo grau de consciência de seus atores; pela visão de mundo que os orienta; pelo contexto onde esta prática se dá; pelas necessidades e possibilidades próprias a seus atores e próprias à realidade em que se situam. (Carvalho & Netto, 1994) Os nossos interesses e motivações determinam as nossas intenções, ou seja, a prática social tem sempre por trás dela uma intencionalidade, um desejo de mudança, de reforma, de transformação (ou de conservação?).

Prática Pedagógica / CIDADANIA A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social. (DALLARI, 1998)

Prática Pedagógica/Escola/EJA A prática pedagógica da escola, tem como função maior oferecer, aos jovens e adultos de sua unidade, um ensino que propicie a integração de seus estudantes na sociedade, como sujeito atuante, crítico e construtivo, ou seja, no exercício pleno da cidadania com a efetiva participação no mercado de trabalho.

Prática Pedagógica/Escola/EJA É preciso que as escolas estejam com as condições necessárias para prepararem seus alunos para o mundo que os espera, além das fronteiras escolares. Para tanto a escola deve: prepará-los para exercer seu papel de profissional, de cidadão; ofertar condições necessárias para o exercício de uma prática pedagógica que atenda a especificidade de EJA; elaborar uma Proposta Pedagógica da EJA

Mudanças necessárias conhecimento das especificidades da EJA; registro das ações desenvolvidas na proposta pedagógica; metodologia de acordo com as especificidades da EJA; responsabilidade diferentes instâncias do nosso sistema educacional; formação docente; acompanhamento sistemático.

Causas da evasão e da repetência em EJA O problema da evasão e da repetência escolar no nosso país tem sido um dos maiores desafios enfrentados pelas redes do ensino público, pois as causas e conseqüências estão ligadas a muitos fatores como social, cultural, político e econômico, como também a escola onde professores têm contribuído a cada dia para o problema se agravar, diante de uma prática didática ultrapassada.

Angélica Maria Frazão de Souza OBRIGADA Angélica Maria Frazão de Souza angelfr@elo.com.br (98) 9601-1129