Sessão 2 Fundamentos Técnicos Enquadramento Teórico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa: 1. Enquadramento 2. Bases fundamentais
Advertisements

PRINCÍPIOS DA TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL
AVALIAÇÃO ECONÓMICA DA LEGISLAÇÃO NUNO GAROUPA (Noções Fundamentais & Técnicas)
Análise Económica do Direito
4. Flutuações Económicas
Economia Pública Aula T/P 1
A. Introdução 1. Objecto de estudo: empresas, mercados e sistemas; estruturas e comportamentos 1.1. Objecto da Economia Industrial e da Empresa 1.2. Conceitos.
A REGULAÇÃO DA SAÚDE UMA ABORDAGEM
Prof. Dr. Raimundo Cláudio Gomes Maciel
Desenvolvimento Sustentável
Economia e Finanças Públicas Aula T2
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
Análise Econômica do Direito – AED (Law and Economics)
Regulação econômica Aula 5.
Direito regulatório e economia
Análise Econômica do Direito – AED (Law and Economics)
Contratos Perfeitos e Falhas de Mercado
MACRO I FUNDAMENTOS DE ECONOMIA I
Fundamentos de Economia
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
Breno Pascualote Lemos (PUC-PR)‏ Dariane Cristina Catapan (PUC-PR)
Externalidades.
Conversão e optimização da exploração agro-pecuária
A interface entre o Terceiro Setor e o mercado
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia Aplicada.
CAP2 MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA E CONTABILIDADE NACIONAL
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Ademar Ribeiro Romeiro
Utilização Racional do Medicamento
Maria Tereza Leopardi Mello IE-UFRJ
Teoria da Contabilidade
Análise Econômica – Aula 8 Eficiência Alocativa e Falhas de Mercado
2EE117 Economia e Política da Regulação Os Aspectos Financeiros da Regulação Económica Hélder Valente 1.
Porquê Regular? .Basicamente a Teoria da Captura refere que a agência reguladora que, em princípio era suposto regular a indústria, é “capturada” por esta.
Economia e Gestão da Saúde
ANÁLISE DE MERCADO AULA 13
CONTRATOS EMPRESARIAIS. Por que os contratos são feitos? JACKSON, Howell E et alii. ANALYTICAL METHODS FOR LAWYERS. New York: Foundation Press, )
Ana S. Palma, Bruno S. Okuda, C. Celso B. Camargo, Everthon T. Sica*, Gelson A. A. Brigatto e Rafael T. Carvalho Sistema de Suporte á Decisão aplicado.
Introdução a Microeconomia
Pagamentos por Serviços Ambientais: Alguns Pontos Críticos
Análise fundamentalista de Ações
VALORAÇÃO AMBIENTAL.
CONTABILIDADE NACIONAL
ESAPL IPVC Licenciatura em Engenharia do Ambiente e dos Recursos Rurais Economia Ambiental.
Introdução à Economia A CIÊNCIA ECONÓMICA “Ciência da administração dos recursos raros.” Barre, R. (1969) “Ciência que estuda o comportamento humano em.
AVALIAÇÃO ECONÓMICA DA LEGISLAÇÃO NUNO GAROUPA (Noções Elementares)
Introdução aos Indicadores de Sutentabilidade. A sustentabilidade se baseia numa crença universal de que as coisas serão melhores no futuro do que no.
Avaliar o Ambiente: Métodos
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia Aplicada.
ELEMENTOS COMUNS À DECISÃO
Análise Microeconômica III
Aula Teórica nº 4 Medição dos preços e da inflação.
Universidade Federal de Juiz de Fora – Economia e Gestão da Saúde Mariane Chaves Oliveira Res. Gestão Hospitalar – HU/UFJF
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
FMIE 2º ano de Economia e 1º ano de NI EEG - UM 1 Unidade 8 Análise de dados-2 Os indicadores económicos Carlos Arriaga Costa.
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Negócio Internacional Capítulo 6 Estratégias de Exportação e Importação International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc1.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Determinantes das estruturas
TSJ Economia 2º ano.
Desafios econômicos e institucionais para a implementação dos pagamentos por serviços ambientais: uma abordagem sobre os programas de redução de emissões.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
FARMACOECONOMIA PROF ANDRÉ R PINTO 1 GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA ECONOMIA FARMACEUTICA ANÁLISE DE CUSTO-BENEFÍCIO ANÁLISE DE CUSTO- BENEFÍCIO (ACB)
A JUTIÇA E O ÓTIMO. As instituições e as normas jurídicas, como variáveis do sistema econômico, afetam o desenvolvimento econômico. A incerteza relacionada.
Teoria das Preferências
PREÇO DE TRANSFERÊNCIA Alunos: André Lezan; Elen Iule Back; João Felipe Bender da Rosa; Rafael Biernaski Professora: Cristiane Gebran Disciplina: Controladoria.
ANP - Consulta Pública nº 16/2010 Apuração dos cálculos da Participação Especial de modo que passem a ser considerados os volumes de gás natural consumidos.
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Economia do Meio Ambiente Andrea Melo 19/05/2008.
Transcrição da apresentação:

Sessão 2 Fundamentos Técnicos Enquadramento Teórico Aspectos Técnicos da Análise Custo-Benefício Enquadramento Teórico Análise Económica Aspectos Empíricos

ASPECTOS TÉCNICOS Quando existe um mercado para o bem ou serviço em análise, podemos quantificar valores para consumidor e para produtor. PREÇO EXPLÍCITO Quando não existe um mercado (diz-se bens e serviços não mercantis) temos um problema: PREÇO IMPLÍCITO

ASPECTOS TÉCNICOS Métodos de valorização não mercantil: Na Produção No Consumo Exemplo: No contexto da política ambiental.

ASPECTOS TÉCNICOS Produção VAL = PV (B) – PV (C) – CA Onde CA são os custos ambientais do projecto. Como estimar? Método do uso económico Método do custo de oportunidade Método dos custos de prevenção

ASPECTOS TÉCNICOS Método do uso económico Estima a contribuição para o crescimento económico dos recursos ambientais sacrificados pelo projecto. Vantagens – uso em turismo ou pescas Desvantagens – não pode ser usado com recursos de uso limitado ou diminuto

ASPECTOS TÉCNICOS Método do custo de oportunidade Estima o custo de oportunidade de alterar o projecto de forma a não sacrificar os recursos ambientais. Vantagens – uso quando não é possível ter uma referência directa aos custos ambientais. Desvantagens – método muito indirecto

ASPECTOS TÉCNICOS Método dos custos de prevenção Estima os custos de (i) evitar perdas ambientais; (ii) restaurar ou repor a qualidade ambiental; (iii) realojar ou reafectar o contexto ambiental. Vantagens – uso quando deterioração do ambienta é possível de prevenção. Desvantagens – pode exigir cálculo de preços implícitos.

ASPECTOS TÉCNICOS Consumo Procuramos medir a willingness to pay dos consumidores; Podemos ter de medir a willingness to avoid em situações de externalidades negativas. Métodos: Métodos de Preferência Revelada Métodos de Preferência Declarada

ASPECTOS TÉCNICOS Métodos de Preferência Revelada Usa informação sobre comportamento dos consumidores em mercados próximos. Método TCM (Travel Cost Method) Estimar o tempo que os agentes económicos investem na actividade não mercantil ou em transporte de e para essa actividade Método Hedónico de Cálculo de Preços Através de variações observadas estima-se a função procura.

ASPECTOS TÉCNICOS Métodos de Preferência Declarada Usa informação declarada em estudos de mercado. Método CVM (Contingent Valuation Model) Questiona-se os consumidores sobre a decisão de consumo em diferentes contingências. Problema: escolhas hipotéticas sobre despesas de consumo geram um enviezamento. Método DCM (Discrete Choice Model) Questiona-se os consumidores sobre cenários hipotéticos. Pode ser utilizado um sistema de ranking e não de cálculo de valor.

ANÁLISE ECONÓMICA O que é a Análise Económica? Eficiência Económica Racionalidade Individual Individualismo Metodológico Análise Dedutiva Análise Empírica

ANÁLISE ECONÓMICA EFICIÊNCIA: EQUIDADE: Quem ganha ganha mais do que quem perde... Quem perde perde menos do que quem ganha... No seu conjunto, o bem estar social aumentou. EQUIDADE: Quem ganha compensa quem perde... Quem perde é compensado por quem ganha...

ANÁLISE ECONÓMICA Racionalidade: comparar benefício e custo ao nível individual Eficiência Critério de Pareto Critério de Kaldor-Hicks Critério de Posner Eficácia

ANÁLISE ECONÓMICA Conceitos Importantes: Falhas de Mercado Externalidades Bens Públicos Informação Assimétrica Risco Moral Selecção Adversa Sinalização Falhas de Governo Custos de transação Oportunismo

ASPECTOS EMPÍRICOS Diferença entre Estatística e Econometria Correlação espúria Técnicas de estimação Objectivos Explicar Previsão Simular Utilização dos Dados Quantidade Qualidade