Sessão 2 Fundamentos Técnicos Enquadramento Teórico Aspectos Técnicos da Análise Custo-Benefício Enquadramento Teórico Análise Económica Aspectos Empíricos
ASPECTOS TÉCNICOS Quando existe um mercado para o bem ou serviço em análise, podemos quantificar valores para consumidor e para produtor. PREÇO EXPLÍCITO Quando não existe um mercado (diz-se bens e serviços não mercantis) temos um problema: PREÇO IMPLÍCITO
ASPECTOS TÉCNICOS Métodos de valorização não mercantil: Na Produção No Consumo Exemplo: No contexto da política ambiental.
ASPECTOS TÉCNICOS Produção VAL = PV (B) – PV (C) – CA Onde CA são os custos ambientais do projecto. Como estimar? Método do uso económico Método do custo de oportunidade Método dos custos de prevenção
ASPECTOS TÉCNICOS Método do uso económico Estima a contribuição para o crescimento económico dos recursos ambientais sacrificados pelo projecto. Vantagens – uso em turismo ou pescas Desvantagens – não pode ser usado com recursos de uso limitado ou diminuto
ASPECTOS TÉCNICOS Método do custo de oportunidade Estima o custo de oportunidade de alterar o projecto de forma a não sacrificar os recursos ambientais. Vantagens – uso quando não é possível ter uma referência directa aos custos ambientais. Desvantagens – método muito indirecto
ASPECTOS TÉCNICOS Método dos custos de prevenção Estima os custos de (i) evitar perdas ambientais; (ii) restaurar ou repor a qualidade ambiental; (iii) realojar ou reafectar o contexto ambiental. Vantagens – uso quando deterioração do ambienta é possível de prevenção. Desvantagens – pode exigir cálculo de preços implícitos.
ASPECTOS TÉCNICOS Consumo Procuramos medir a willingness to pay dos consumidores; Podemos ter de medir a willingness to avoid em situações de externalidades negativas. Métodos: Métodos de Preferência Revelada Métodos de Preferência Declarada
ASPECTOS TÉCNICOS Métodos de Preferência Revelada Usa informação sobre comportamento dos consumidores em mercados próximos. Método TCM (Travel Cost Method) Estimar o tempo que os agentes económicos investem na actividade não mercantil ou em transporte de e para essa actividade Método Hedónico de Cálculo de Preços Através de variações observadas estima-se a função procura.
ASPECTOS TÉCNICOS Métodos de Preferência Declarada Usa informação declarada em estudos de mercado. Método CVM (Contingent Valuation Model) Questiona-se os consumidores sobre a decisão de consumo em diferentes contingências. Problema: escolhas hipotéticas sobre despesas de consumo geram um enviezamento. Método DCM (Discrete Choice Model) Questiona-se os consumidores sobre cenários hipotéticos. Pode ser utilizado um sistema de ranking e não de cálculo de valor.
ANÁLISE ECONÓMICA O que é a Análise Económica? Eficiência Económica Racionalidade Individual Individualismo Metodológico Análise Dedutiva Análise Empírica
ANÁLISE ECONÓMICA EFICIÊNCIA: EQUIDADE: Quem ganha ganha mais do que quem perde... Quem perde perde menos do que quem ganha... No seu conjunto, o bem estar social aumentou. EQUIDADE: Quem ganha compensa quem perde... Quem perde é compensado por quem ganha...
ANÁLISE ECONÓMICA Racionalidade: comparar benefício e custo ao nível individual Eficiência Critério de Pareto Critério de Kaldor-Hicks Critério de Posner Eficácia
ANÁLISE ECONÓMICA Conceitos Importantes: Falhas de Mercado Externalidades Bens Públicos Informação Assimétrica Risco Moral Selecção Adversa Sinalização Falhas de Governo Custos de transação Oportunismo
ASPECTOS EMPÍRICOS Diferença entre Estatística e Econometria Correlação espúria Técnicas de estimação Objectivos Explicar Previsão Simular Utilização dos Dados Quantidade Qualidade