Protecção da Informação/Conhecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGISTO PREDIAL E AS QUESTÕES FISCAIS
Advertisements

Facilitar o e-Commerce Programas de Marketing
A importância e o poder da informação.
Organização industrial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Visão Geral Portal das Finanças. Declarações Electrónicas Portal das Finanças Agregação e evolução Portal das Finanças Agregação.
Workshop “Transferências de bens intangíveis”
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
1. 2 Tecnologias de Informação e Risco O que esperamos das tecnologias de informação? Como atingir os objectivos das tecnologias de informação? Segurança.
Instituto de Tecnologia para o SEMINÁRIO: “Pesquisa Tecnológica”
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
PROTEÇÃO AO CONHECIMENTO SENSÍVEL
SEGURANÇA Imagens:
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
IX Encontro dos Assessores de Comunicação das Instituições de Ensino Superior Comunitárias Realização ABRUC/Apoio Universidade Presbiteriana Mackenzie.
«Políticas e Procedimentos de Gestão da Segurança da Informação – Relato de Experiências no Sector Privado» Não faz sentido preocuparmo-nos apenas com.
Gestão de Informação.
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Auditoria e Segurança de Sistemas – Cód
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Políticas de Backup FATEC – Americana
CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIA
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
As Ameaças do Cybercrime
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
Aula 8 – Segurança em Redes de Computadores
Sistemas de Informação
DICAS E SUGESTÕES PARA NAVEGAR EM SEGURANÇA NA INTERNET
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador.
Autoavaliação Institucional e a CPA
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Trabalho de Tecnologias de Informação e Comunicação
Controlo de Qualidade Alimentar
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Missão: executar e fazer executar as políticas ambientais relativas à fauna, flora, recursos hídricos e demais recursos naturais do Distrito Federal; e.
Metodologia de Segurança Integrada da ABIN aplicada na PRODEB
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana. Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Planejamento Organizacional Integrado
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
20/6/20151 Livre circulação de dados de carácter pessoal x protecção da vida privada Directiva 95/46/CE.
POLITICAS DE SEGURANÇA
Auditoria e Segurança de Sistemas – Cód Prof. MSc. Ronnison Reges Vidal.
Gestão de Marcas com Base no Triple Botton Line Responsável: Profª Dra. Rosana Sacchet Suzana Bierhals, Heloisa Rossler, Marianne Senna.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Segurança da Informação
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
A Sensor Automação Industrial atua na área elétrica e mecânica e de telecomunicação com ênfase na prestação de serviços, sendo especializada em automação.
FATEC – Americana Diagnóstico e solução de problemas em TI
SISTEMAS DA INFORMAÇÃO Conceitos Iniciais A1. O Homem e a Informação O homem sempre, de alguma forma, procurou deixar registrada alguma informação, sob.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
AULA 04 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Um desafio empresarial crítico com o qual nossos clientes se defrontam é a necessidade de melhorar significativamente.
Sistema de Informações Qualidade e Armazenamento das Informações O impacto das mudanças e as Tendências em SIs Papéis Fundamentais de SI na Empresa.
Projeto «Formação em Literacia Digital» I DENTIDADE E P RIVACIDADE EM L INHA Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos.
BAHIA 1º RELATÓRIO. Este relatório contempla: 1ª Parte – Objetivo do Programa Cadastro das Empresas Anexo modelo de diagnóstico 2ª Parte – Análise SWOT.
1 19 Maio 2006 Como elaborar procedimentos e FAQ’s no CICA? Equipa: Paula Valente Sandra Hering Tito Carlos S. Vieira.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Programa 5’S Stahl Brasil. 2 Dia “D” O que não é Dia do Faxinão Dia do descarte Dia do bota fora Festa do 5S’s O que é É um conjunto de ações que se criam.
Instrumentos de Gestão de Documentos
Transcrição da apresentação:

Protecção da Informação/Conhecimento SIS

A Sociedade do conhecimento O conhecimento tornou-se expressão de poder e de vantagem competitiva. O domínio de tecnologias representa o nível de desenvolvimento de cada país. Decidir o que proteger constitui um dos desafios do século XXI.

Por quê proteger? Preservar a imagem e honra das pessoas. Preservar a missão e a imagem da instituição. Manter o diferencial estratégico do País.

Por quê proteger? Pesquisas geradas no País despertam interesses estrangeiros. Informações estratégicas são procuradas por concorrentes. Património genético e conhecimentos tradicionais associados são cobiçados Ausência de cultura de protecção ao conhecimento.

Motivos para preocupação Ausência de cultura de protecção Facilidade de acesso não autorizado Redução da percepção das ameaças

Ameaças Hackers Vírus Roubo Sabotagem Incêndio Rascunhos/Lixo Mudança de instalações Engenharia Social Outsourcing Suborno/corrupção Espionagem Concorrência desleal

Protecção do conhecimento Carácter Preventivo Finalidade: desenvolver uma cultura de protecção ao conhecimento.

Protecção do conhecimento Programa de sensibilização do tecido empresarial de investigação e académico para a protecção do conhecimento Programas de sensibilização do tecido empresarial de investigação e académico para a protecção do conhecimento e para a questão da proliferação de armas de destruição em massa

Objectivos da protecção do conhecimento Consciencializar sobre ameaças potenciais a conhecimentos sensíveis nacionais Desenvolver cultura de protecção Recomendar cuidados de protecção Assessorar na implementação de medidas e procedimentos de protecção.

Propósito do sistema de protecção Definição do objecto da Protecção O que proteger? Demarcação de alvos Onde é armazenado? Onde circula? Quem acede? Avaliação das Ameaças Qual o Risco?

Parcerias institucionais Parcerias com instituições nacionais, públicas e privadas, geradoras e detentoras de conhecimentos sensíveis Pesquisa e desenvolvimento Sectores estratégicos Meio académico

Metodologia Sensibilização Identificação de Objectos, Alvos e Ameaças Classificação Diagnóstico Recomendações Normalização

Áreas/Segmentos Áreas e Instalações Documentos e Materiais Sistemas de Informação (Informática e Comunicações) Pessoal

Procedimentos a adoptar Iniciativas de cooperação científica e recepção de estagiários Manutenção de registos: Identificação de cooperantes e estagiários; Datas de entrada e saída;

Procedimentos a adoptar Iniciativas de cooperação científica e recepção de estagiários Acessos a materiais e equipamento; Transferências não autorizadas Detecção de comportamentos suspeitos

Procedimentos a adoptar Visitas de delegações de países de risco Confirmação de identidades Definir circuito de segurança Alertar os funcionários para esta presença Manter o grupo unido Controlo de acessos

Questões?                      http://www.sis.pt E-mail: pro21@sis.pt Telefone: 217523217