11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
Classe Especial / Sala de Recursos Deficiência Intelectual
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Forum Regional Sul de Saúde do Trabalhador
VIII Congresso Brasileiro V Congresso Latino Americano
Deficiência Mental : Jornada AVAPE o desfio do diagnóstico
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Legislação.
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE UNAÍ/MG
PERSONALIDADE.
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
Pederneiras- São Paulo
Transtornos da Aprendizagem
Autor: Pricila Arrojo da Silva
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA CURRÍCULO FUNCIONAL.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
Autores:FÁTIMA BEATRIZ MAIA (UFRJ) PAULA DA CRUZ MORAES (UFF)
Modalidades de Atenção ao Idoso
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
COMUNICAÇÃO DE PESQUISA Diagnóstico da Deficiência Intelectual na Perspectiva Multidisciplinar: Eficiência do Processo Autora: Enf. Esp. Luciene Lourenço.
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
Eixo 1 Tecnologias Assistivas Facilitadoras do Processo de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Projeto Brincar para Vencer
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Escola de Educação Especial
CARTA DE BELO HORIZONTE
THATHIANA DE MORAIS FERRARI- PEDAGOGA
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Escola de Educação Especial Sol Nascente/APAE-Itajubá MG
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
II F ÓRUM M INEIRO DE AUTOGESTÃO AUTODEFESA E FAMÍLIA XII C ONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG.
BOCHA PARALÍMPICA: DA EDUCAÇÃO FISICA ADAPTADA PARA COMPETIÇÃO
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
II F ÓRUM M INEIRO DE AUTOGESTÃO AUTODEFESA E FAMÍLIA XII C ONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG.
Educação Especial Aula 7
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
EIXO 4 TECNOLOGIA ASSISTIVA PROMOVENDO A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL O USO DO TREINAMENTO DE PAIS COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA.
Laboratório de Ensino a Distância
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO FELIZ / SP CENTRO DE CONVIVÊNCIA AMPLIANDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA IDADE.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA PLANEJAMENTO - MÓDULOS MÓDULO II – Deficiência Física : Definição/Conceito; Desenvolvimento Neuromotor.
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG II FÓRUM MINEIRO DE AUTOGESTÃO AUTODEFESA E FAMÍLIA XII CONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES This template can be used as a starter file for presenting training materials in a group setting. Sections Sections can help to organize your slides or facilitate collaboration between multiple authors. On the Home tab under Slides, click Section, and then click Add Section. Notes Use the Notes pane for delivery notes or to provide additional details for the audience. You can see these notes in Presenter View during your presentation. Keep in mind the font size (important for accessibility, visibility, videotaping, and online production) Coordinated colors Pay particular attention to the graphs, charts, and text boxes. Consider that attendees will print in black and white or grayscale. Run a test print to make sure your colors work when printed in pure black and white and grayscale. Graphics, tables, and graphs Keep it simple: If possible, use consistent, non-distracting styles and colors. Label all graphs and tables. 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG

GERÊNCIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE TÍTULO: AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL. EIXO TEMÁTICO: 3 MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO: MESA REDONDA. AUTORES: LÊDA FIORAVANTE DINIZ MARIA HELENICE OLIVEIRA GONTIJO INSTITUIÇÃO: APAE BH E MAIL: clinicabh@apaebrasil.org.br

INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL SISTEMA DE AVALIAÇÃO DESENVOLVIDO PELA ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO – AADID -, QUE PERMITE O CONHECIMENTO AMPLO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, CONSIDERANDO FATORES PESSOAIS E AMBIENTAIS E AS DEFINIÇÕES DOS APOIOS NECESSÁRIOS QUE FACILITEM SUA AUTONOMIA, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E BEM ESTAR.

OBJETIVO GERAL DEFINIR AS NECESSIDADES DE APOIO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS MAIS ADEQUADAS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO E FUNCIONALIDADE.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DIAGNOSTICAR ATRAVÉS DA ESCALA DO COMPORTAMENTO ADAPTATIVO E A IDADE DOCUMENTADA DO INÍCIO. CLASSIFICAR: INTENSIDADE DE APOIO. DEFINIR AS ÁREAS DE APOIO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – MELHORAR SUA INDEPENDÊNCIA . DEFINIR AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS APROPRIADAS AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DO PLANO TERAPÊUTICO INDIVIDUAL - PTI. AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL - PDI.

DESENVOLVIMENTO DEFINIÇÃO DE EQUIPE ÚNICA DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. ESTUDO DO SISTEMA 2002. ADAPTAÇÃO DOS PROTOCOLOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO. DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO FIXO DA EQUIPE PARA AVALIAÇÃO E DISCUSSÃO. DEFINIÇÃO DO FLUXO, FACILITANDO O ATENDIMENTO, TORNANDO O PROCESSO MENOS CANSATIVO PARA A FAMÍLIA. RETORNO À FAMÍLIA, PERMITINDO O SEU CONHECIMENTO SOBRE A CONCLUSÃO DIAGNÓSTICA E SUA PARTICIPAÇÃO NA PROPOSTA DE ASSISTÊNCIA AO SEU FILHO.

FLUXO DISCUSSÃO DE CASO M A T R Í TRIAGEM AVALIAÇÃO C SERVIÇO SOCIAL MULTIDIMENSIONAL PÚBLICO DA INSTITUIÇÃO RETORNO A FAMÍLIA

RESULTADOS DEFINIÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA PELA INSTITUIÇÃO. DEFINIÇÃO DO FLUXO DE ENTRADA DOS USUÁRIOS PARA OS DIVERSOS PROGRAMAS. DEFINIÇÃO DA EQUIPE COM CAPACIDADE DE 02 AVALIAÇÕES SEMANAIS. SATISFAÇÃO DA FAMÍLIA NO RETORNO. FORNECER INFORMAÇÕES SOBRE AS LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, AUXILIANDO NA CONSTRUÇÃO DO PDI.

MODELO TEÓRICO DIMENSÕES APOIOS FUNCIONALIDADE

AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL – DIMENSÃO I RACIOCÍNIO HABILIDADES INTELECTUAIS PLANEJAMENTO APRENDIZAGEM COM A EXPERIÊNCIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PSICOLOGIA FONOAUDIOLOGIA

COMPORTAMENTO ADAPTATIVO DIMENSÃO II COMPORTAMENTO ADAPTATIVO VIDA PRÁTICA CONCEITUAL SOCIAL ACADÊMICAS COMUNICAÇÃO AUTODIRECIONAMENTO RESPONSABILIDADE AUTO ESTIMA VITIMIZAÇÃO RESPEITO AVD AVP PEDAGOGIA FONOAUDIOLOGIA PSICOLOGIA ASS. SOCIAL TERAP. OCUPAC. FISIOTERAPIA

DIMENSÃO III PARTICIPAÇÃO INTERAÇÃO PAPÉIS SOCIAIS FUNCIONAMENTO SOCIAL DISPONIBILIDADE ACESSIBILIDADE PSICOLOGIA ASSISTENTE SOCIAL

PSICOLOGIA - FISIOTERAPIA – FONOAUDIOLOGIA TERAPIA OCUPACIONAL DIMENSÃO IV SAÚDE FÍSICA MENTAL ETIOLOGIA PSICOLOGIA - FISIOTERAPIA – FONOAUDIOLOGIA TERAPIA OCUPACIONAL

DIMENSÃO V CONTEXTO AMBIENTE E CULTURA PESSOA FAMÍLIA VIZINHO COMUNIDADE SERVIÇOS SÓCIOPOLÍTICAS ASSISTENTE SOCIAL PSICOLOGIA

CONSIDERAÇÕES FINAIS A AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL CONSIDERA A DIVERSIDADE CULTURAL, FATORES SENSORIAIS, MOTORES E COMPORTAMENTAIS, CONSIDERANDO O CONTEXTO DOS AMBIENTES DA COMUNIDADE, FAIXA ETÁRIA E CULTURA, EVIDENCIA AS POTENCIALIDADES E BUSCA ATRAVÉS DOS APOIOS DIMINUIR AS DIFERENÇAS E PROMOVER O BEM ESTAR DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA.