Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
FACULDADE METROPOLITANA
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO
Bacharelado em Sistemas de Informação
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
2009.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Atividades Complementares Coordenação de Administração
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
Pró-Reitoria de Planejamento
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Universidade Federal de Uberlândia
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Trabalho de conclusão de curso
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
Reconhecimento do curso de Psicologia
O Programa PIBID na UFRN
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Plano de Gestão da Escola
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS – DPP. Diretoria de Programas e Projetos Conselho Universitário – 11 e 12/12/2014 Responsável pela supervisão e acompanhamento.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Transcrição da apresentação:

Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação 9o. Encontro de Professores UEMS – Dourados Fevereiro/2006

Introdução As dimensões da função de coordenar e administrar cursos superiores de graduação: O coordenador é o principal responsável pela qualidade do seu curso. Qualidade se conquista orgulhando-se do que se faz. A qualidade do curso – produto da atuação do coordenador – constrói a identidade do curso, ou seja, o diferencia dos demais cursos da mesma área.

É o responsável pela gestão e pela qualidade intrínseca do curso. O Coordenador É o responsável pela gestão e pela qualidade intrínseca do curso.

Requisitos do coordenador Titulação Regime de trabalho Vinculação ao curso (aulas) Competência gerencial Ética Estudante permanente Clareza de idéias Simples Com capacidade de resolver/solucionar problemas Planejador

Princípios de gestão Credibilidade: apoiada na competência Legitimidade: compromisso com questões técnico-científicas Transparência: de procedimentos, critérios e resultados Participação: atitude ativa na tomada de decisões, validadas, sempre, pelos colegiados.

Funções do coordenador Funções políticas Funções gerenciais Funções acadêmicas Funções institucionais

Funções políticas O coordenador como líder reconhecido na área de conhecimento do curso O coordenador de curso como um “animador” de professores e alunos O coordenador como o representante de seu curso O coordenador de curso como o “fazedor” do marketing do curso

Funções políticas O coordenador como um “cativador” de talentos e um descobridor de oportunidades O coordenador como responsável pela vinculação do curso com os anseios e desejos do mercado

Funções gerenciais O coordenador como o responsável pela supervisão das instalações físicas, laboratórios e equipamentos do curso O coordenador como o responsável pela indicação de livros, materiais especiais e periódicos a serem adquiridos, necessários ao desenvolvimento do curso O coordenador como responsável pelo estímulo e controle da freqüência docente

Funções gerenciais O coordenador como responsável pelo estímulo e controle da freqüência discente O coordenador como responsável pelo processo de contratação do docente e pela indicação de sua demissão O coordenador como responsável pelo processo decisório de seu curso

Funções acadêmicas O coordenador como o responsável pela elaboração e execução do projeto pedagógico do curso O coordenador de curso como responsável pelo desenvolvimento atrativo das atividades escolares O coordenador como responsável pela qualidade e pela regularidade das avaliações desenvolvidas em seu curso

Funções acadêmicas O coordenador e o desenvolvimento das atividades complementares em seu curso O coordenador deve estimular a iniciação científica e de pesquisa entre professores e alunos O coordenador de curso como responsável pela orientação e acompanhamento dos monitores

Funções acadêmicas O coordenador de curso como responsável pelo reconhecimento de seu curso e pela renovação periódica desse processo por parte do MEC O coordenador de curso como responsável pelo sucesso de seus alunos nos exames de ordem, testes profissionais e assemelhados O coordenador de curso como responsável pelo vínculo do seu curso com a região

Fonte ABMES Cadernos 8 Funções do Coordenador de Curso: Como “Construir” o Coordenador Ideal www.abmes.org.br/publicacoes/Cadernos/08/sumario.htm Inclui questionários de avaliação e pareceres do CNE

Organograma Agronomia Ciência da Computação Adm. Comércio Exterior Ciências Biológicas Física Administração Rural Enfermagem Matemática Ciências Contábeis Zootecnia Química Ciências Econômicas Sistemas de Informação Direito Geografia História Letras (Inglês/Espanhol) Normal Superior Pedagogia Turismo

Atribuições – Núcleos de Ensino VIII – Subsidiar os colegiados e coordenadores de cursos na avaliação e reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos; IX – Acompanhar os colegiados e coordenadores de cursos na realização de estudos para reestruturação de ementários e conteúdos programáticos das disciplinas do curso;

Atribuições – Núcleos de Ensino X – Subsidiar os colegiados e coordenadores de cursos no processo de avaliação do ensino oferecido pela UEMS; XII – Promover reuniões, discussões e grupos de trabalho junto aos colegiados e coordenadores de cursos referentes ao desenvolvimento do ensino de graduação e pós-graduação da UEMS.

“Obrigações” do Coordenador Profundo conhecimento do(s) projeto(s) pedagógico(s) do seu curso; O calendário acadêmico é o seu guia e deve ter seus prazos cumpridos; Conhecimento das normas referentes ao ensino: Matrícula; Atividades Acadêmcias Complementares Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão

“Obrigações” do Coordenador Estágio curricular e extra-curricular Trabalhos de conclusão de curso Iniciação Científica Atividades de Monitoria Bolsas acadêmicas em geral Lotação e encargos de professores

Atribuições – Coordenação de Curso VIII – Supervisionar o cumprimento de: Horário de aulas do professor; Carga horária e conteúdo programático da disciplina (planos de ensino); Atividades acadêmicas complementares; Cronograma proposto pelo professor para alunos em dependência e exercícios domiciliares nos casos previstos nas normas vigentes.

Atribuições – Coordenação de Curso XIX – Articular junto ao colegiado de curso o processo de elaboração, reformulação e adequação do projeto pedagógico do curso, de acordo com as políticas internas e nacionais.

Proposta A criação de um “Manual do Coordenador” Espaço anual no Encontro de Professores Reuniões semestrais com os Núcleos de Ensino e a PROE Reuniões periódicas (bimestrais) dos coordenadores com os Núcleos Realização de uma avaliação dos coordenadores de cursos