Profª Drª: Marli Hatje hatjehammes@yahoo.com.br UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mídias (TICs) na Educação Física Profª Drª MARLI HATJE CEFD/UFSM NEP-COMEFE
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
AS TICS E A ESCOLA.
Educação Online e suas Diversidades
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
A Educação Mediada pela Tecnologia
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Informática na Educação
COMENTÁRIO Laboratório de Produção de Texto CEFD-UFSM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Culturas Virtuais e possibilidades reais para a cidadania
A ERA DA INFORMAÇÃO A JUVENTUDE ESTÁ CONECTADA NO MUNDO VIRTUAL FACEBOOK E EDUCAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A EDUCAÇÃO A ESCOLA.
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
O Uso Pedagógico do Blog
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Sou o que sou pelo que nós somos
Percurso da Comunicação Aplicada
Educação no mundo contemporâneo e os desafios ao currículo
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Ymiracy N. de Souza Polak
EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MEIOS ELETRÔNICOS, VÍNCULO E DISTÂNCIA TRANSACIONAL
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
Comunicação Profª Drª Marli Hatje Por que ela é importante nas organizações educacionais? Na escola, onde está presente? No âmbito administrativo e acadêmico.
RESENHA Profa. Drª Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Introdução à Educação à distância
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO CEFD/UFSM Profa. Drª Marli Hatje
Novas formas de aprender e ensinar com a Internet
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
O Papel Social do Professor
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Profª. Ivna Herbênia Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Cultura digital na educação:
E.M.E.F. Presidente Vargas
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIRETORIA DE ENSINO – RIBEIRÃO PRETO.
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
REDE SOCIAL E CAPACITAÇÃO Como a rede social pode potencializar a capacitação Bernardo Kipnis, Ph.D Universidade de Brasília.
Transcrição da apresentação:

Profª Drª: Marli Hatje hatjehammes@yahoo.com.br UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM COMUNICAÇÃO E MÍDIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA E NO ESPORTE – NEP/COMEFE Profª Drª: Marli Hatje hatjehammes@yahoo.com.br

Considerando o avanço tecnológico e o ser humano, quem evoluiu mais Considerando o avanço tecnológico e o ser humano, quem evoluiu mais? Em que sentido?

O que evoluiu?

O que é mídia-educação? É o processo que envolve a participação ativa dos sujeitos, o compartilhamento das experiências, a colaboração e a produção de novas linguagens e interpretações a partir das TIC´s e de seus discursos (Fantin, 2000). Educomunicação - Conceito utilizado para identificar a área educação para a comunicação, isto é, a educação para a formação do chamado senso crítico frente à mídia, especialmente frente TV. Hoje, as pesquisas apontam para uma nova realidade, representada pelas ONGs, que desde 70 vinham usando a comunicação de forma alternativa, que interferia tanto na comunicação quanto na educação. Herbert de Souza, o Betinho, começou a usar essa comunicação para grandes finalidades de cidadania e essa prática ganhou legitimidade. Em 1999, já existiam MC preocupados com a educação, especialmente na área do meio ambiente. →É o conjunto de atividades voltado para o conhecimento do uso desses meios (preocupados com a educação) numa perspectiva de prática da cidadania.

O que é um Blog? Espaço na rede mundial de computadores (internet) destinado a receber opiniões e comentários chamados de postagens, de todos que queiram debater um tema específico e que se baseia em conceitos como a diversidade e o controle descentralizado. O blog é um espaço multimídia virtual, que possibilita novas formas de experiências comunicativas aos seus usuários, que utilizam como ferramenta para comunicar e refletir assuntos em comum e temática de interesse particular, através das postagens ou comentários. O que é a “inteligência coletiva” de que fala Pierre Lévy (1998)? É a construção colaborativa e interativa de conhecimento que pode ser observado nos Blogs.

Outros exemplos de ações pedagógicas envolvendo estratégias didáticas midiáticas

PROGRAMAS DE RÁDIO e TV Educação Física em Forma – Rádio Esporte em Cena – Rádio Esporte em Cena - TV

Questões para debate Trabalho em Grupo Qual o papel da escola hoje? O que se espera dela frente as TICs? Qual o papel do professor? Em que contexto comunicacional vivem os jovens hoje? O que são os “significados deliberados” e que relação eles têm com a escola, 2º Guiomar de Mello (1998)? Como deve se posicionar o professor de E.F em relação a globalização e ao surgimento de novas mídias como a internet? Será a mídia a única responsável pela desfiguração das características primitivas do esporte através da participação cada vez maior dos patrocinadores e a influência cada vez maior do R$? Como mudar o quadro midiático atual, onde predomina o esporte espetáculo, a partir da educação física escolar? Considerando o avanço tecnológico, como será a educação física do futuro?

A revolução das Tecnologias – O que ela significa na sua vida pessoal e profissional?