Professor: Ernesto Junior E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de TI Professor: Ernesto Junior E-mail: egpjunior@gmail.com
Governança | Governar Governança Governar “Ato de governar(-se), governo, governação” Governar “ter mando, direção, dirigir, administrar” “tratar devidamente de seus próprios negócios e interesses” “deixar-se influenciar por; orientar-se, regular-se”
Governança de TI Definição: “A Governança de TI é de responsabilidade da alta administração (incluindo diretores e executivos), na liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização.” IT Governance Institute, 20005. “ Especificação dos direitos decisórios e do framework de responsabilidades para estimular comportamentos desejáveis na utilização da TI” Weil e Ross, Governança de TI, 2004.
Pode-se afirmar que Governança de TI Integra TI com as áreas de negócio Apóia a definição e execução da estratégia Atua na definição dos papéis e responsabilidades Atua na gestão de processos de TI NA PRÁTICA... Cada empresa aplica e entende de uma forma Conceito ainda não consolidado.
Por que é Importante Permite que a empresa enxergue o valor da TI A informação e a TI são dentre os ativos principais aqueles menos compreendidos na empresa. O valor da TI depende mais do que apenas uma boa tecnologia. O alinhamento estratégico entre TI e negócio pode ser um elemento fundamental para o sucesso da organização. TI é cara Decisões de TI envolve várias áreas Investidores procuram empresas com melhor governança.
O que devemos considerar na implementação da Governança de TI? Qual é a importância de TI para o negócio? Qual a estratégia da empresa? Missão Visão Planejamento Estratégico Mapa Estratégico.
Implementando e Praticando a Governança de TI Modelos, certificações e “melhores práticas” Cobit: Framework de apoio para implementar governança de TI. Cria um ponto entre o operacional e o estratégico. PMBOK: Foco na gerência de projeto. Cinco grupos de processo: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, Encerramento. ITIL: Boas práticas de TI. ISO/IEC 27000: Focado na segurança da informação. Entre outras.
Objetivo Sistemas para redução de custos e aprimoramento de produção. Diferenciais de processos em seus negócios. Melhores práticas de gestão de tecnologia da informação.
Governança de TI Os desenvolvimentos de novas tecnologias computacionais e o emprego destes recursos nos sistemas de comunicações criaram uma nova visão sobre produtos e processos nas indústrias.
Modelos de prestações de serviços em tecnologia da informação. Cobit (Control Objectives for Information and related Technology): Framework de apoio para implementar governança de TI. Cria um ponto entre o operacional e o estratégico. ITIL (Information Technology Infrastructure Library): Boas práticas de TI. * Cobit: Objetivo de Controle para Tecnologia da Informação e Áreas Relacionadas. * ITIL: Biblioteca de Infraestrutura Para Tecnologia da Informação.
Modelo de mapeamento de processos para telecomunicações eTOM (enhanced Telecom Operations Map): é um padrão para processos de negócio para a industria de telecomunicações. Ele descreve o escopo completo dos processos de negócios requeridos por um provedor de serviço, definindo os elementos chave e a interação entre eles. eTOM pode ser comparado com o ITIL um padrão que descreve boas práticas para TI. *eTOM: Mapa avançado de operações de telecomunicações.
HISTÓRICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E A SUA RELEVÂNCIA Os usos de recursos computacionais desenvolveram os processos em diversos aspectos e criaram novas situações que outrora não eram evidenciadas nas empresas, tais como a velocidade no armazenamento e envio de informações.
Melhorias obtidas com ferramentas de TI ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema de Gestão Empresarial: conjunto de softwares que integram os modelos empresariais CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é um sistema de gerência de informações sobre dados dos clientes, para manutenção do relacionamento com os clientes e a visão estratégica para novos produtos ou serviços.
Interatividade Qual ferramenta de TI disponibiliza dados históricos da empresa para consultar? a) ERP. b) Email. c) CRM. d) Website. e) Banco de dados.