Professor: Ernesto Junior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto da Informação
Advertisements

Gestão e Governança de TI Parte 06
PETI Planejamento Estratégico de TI
Siglas e Sistemas.
ABGP – IPMA Certificação Nível D Grupo de Estudos Área V do RBC Elementos 29, 35 e 37 Normando Nereu de Souza Coelho APRESENTAÇÃO PROJEXPERT – FOLDER.
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
Estudos em TI, ITIL e Gerência de Serviços
Tendência de Mercado.
Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1
COBIT Prof. Luís Fernando Garcia
Sistemas de Informação
Control Objectives for Information and related Technology
Infraestrutura de tecnologia da informação
A MODELAGEM DE PDTI PARA O SETOR PÚBLICO ORIENTADO PARA RESULTADOS
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Marcelo Ribeiro Moreno
GTI Claudia Salles Haddad
O Gerenciamento de Projetos
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
ADMINISRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA Situação Problema 04
Infraestrutura de tecnologia da informação
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Fundamentos de Sistemas de Informação
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
ITIL - IT Infrastructure Library
Cobit Governança em TI.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ITIL(Information Technologies Infrastructure Library)
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 02 – ITIL.
Implementação do ITIL nos Correios
4 – Políticas de Segurança
SISTEMA DE INFORMAÇÃO ALIADO A GESTÃO EMPRESARIAL
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
PDTI - Plano Diretor de Tecnologia da Informação
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
GOVERNANÇA EM TIC – TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Capítulo 1 A administração hoje.
Governança em TI Marco Túlio Assis Gondim Rogério Alves Ferreira
FERRAMENTAS DE MARKETING
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Business Intelligence
Visão Corporativa Banco de Dados versus Cenário de Negócios em TI Visão Corporativa Banco de Dados versus Cenário de Negócios em TI.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Planejamento Estratégico de TI Prefeitura Municipal de Biguaçu
ITIL E COBIT Componentes: Claudinei Teotonino Fabiano Teixeira
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Sistemas de Informações Gerenciais
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Gerenciamento das Informações
Planejamento para Implantação de Processos ITIL para Gestão de Serviços de TI Aluno: Jeime Nunes de Andrade Orientador: Hermano.
Evolução da Tecnologia da Informação
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
ITIL com COBIT.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Framework: ITIL ITIL: IT Infrastructure Library Criado em 1980 pelo CCTA e transferido ao OGC (Office of Government Commerce) dogoverno britânico Revisado.
GESTÃO DE PROJETOS Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
Ricardo de Andrade Kratz
Segurança da Informação Nossas ofertas. Quem somos: –Formada por consultores sênior com larga experiência e expertises focadas nas áreas de Tecnologia.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
Transcrição da apresentação:

Professor: Ernesto Junior E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de TI Professor: Ernesto Junior E-mail: egpjunior@gmail.com

Governança | Governar Governança Governar “Ato de governar(-se), governo, governação” Governar “ter mando, direção, dirigir, administrar” “tratar devidamente de seus próprios negócios e interesses” “deixar-se influenciar por; orientar-se, regular-se”

Governança de TI Definição: “A Governança de TI é de responsabilidade da alta administração (incluindo diretores e executivos), na liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização.” IT Governance Institute, 20005. “ Especificação dos direitos decisórios e do framework de responsabilidades para estimular comportamentos desejáveis na utilização da TI” Weil e Ross, Governança de TI, 2004.

Pode-se afirmar que Governança de TI Integra TI com as áreas de negócio Apóia a definição e execução da estratégia Atua na definição dos papéis e responsabilidades Atua na gestão de processos de TI NA PRÁTICA... Cada empresa aplica e entende de uma forma Conceito ainda não consolidado.

Por que é Importante Permite que a empresa enxergue o valor da TI A informação e a TI são dentre os ativos principais aqueles menos compreendidos na empresa. O valor da TI depende mais do que apenas uma boa tecnologia. O alinhamento estratégico entre TI e negócio pode ser um elemento fundamental para o sucesso da organização. TI é cara Decisões de TI envolve várias áreas Investidores procuram empresas com melhor governança.

O que devemos considerar na implementação da Governança de TI? Qual é a importância de TI para o negócio? Qual a estratégia da empresa? Missão Visão Planejamento Estratégico Mapa Estratégico.

Implementando e Praticando a Governança de TI Modelos, certificações e “melhores práticas” Cobit: Framework de apoio para implementar governança de TI. Cria um ponto entre o operacional e o estratégico. PMBOK: Foco na gerência de projeto. Cinco grupos de processo: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, Encerramento. ITIL: Boas práticas de TI. ISO/IEC 27000: Focado na segurança da informação. Entre outras.

Objetivo Sistemas para redução de custos e aprimoramento de produção. Diferenciais de processos em seus negócios. Melhores práticas de gestão de tecnologia da informação.

Governança de TI Os desenvolvimentos de novas tecnologias computacionais e o emprego destes recursos nos sistemas de comunicações criaram uma nova visão sobre produtos e processos nas indústrias.

Modelos de prestações de serviços em tecnologia da informação. Cobit (Control Objectives for Information and related Technology): Framework de apoio para implementar governança de TI. Cria um ponto entre o operacional e o estratégico. ITIL (Information Technology Infrastructure Library): Boas práticas de TI. * Cobit: Objetivo de Controle para Tecnologia da Informação e Áreas Relacionadas. * ITIL: Biblioteca de Infraestrutura Para Tecnologia da Informação.

Modelo de mapeamento de processos para telecomunicações eTOM (enhanced Telecom Operations Map): é um padrão para processos de negócio para a industria de telecomunicações. Ele descreve o escopo completo dos processos de negócios requeridos por um provedor de serviço, definindo os elementos chave e a interação entre eles. eTOM pode ser comparado com o ITIL um padrão que descreve boas práticas para TI. *eTOM: Mapa avançado de operações de telecomunicações.

HISTÓRICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E A SUA RELEVÂNCIA Os usos de recursos computacionais desenvolveram os processos em diversos aspectos e criaram novas situações que outrora não eram evidenciadas nas empresas, tais como a velocidade no armazenamento e envio de informações.

Melhorias obtidas com ferramentas de TI ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema de Gestão Empresarial: conjunto de softwares que integram os modelos empresariais CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é um sistema de gerência de informações sobre dados dos clientes, para manutenção do relacionamento com os clientes e a visão estratégica para novos produtos ou serviços.

Interatividade Qual ferramenta de TI disponibiliza dados históricos da empresa para consultar? a) ERP. b) Email. c) CRM. d) Website. e) Banco de dados.